Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 72 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Considerando o disposto no guia PMBOK acerca do ciclo de vida dos projetos, julgue os próximos itens.

A influência das partes interessadas aumenta à medida que o

projeto avança.

De acordo com o guia PMBOK, julgue os itens subsequentes, a respeito de gerenciamento de projetos.

Os escritórios de projetos, os quais podem ser do tipo suporte,

controle e diretivo, são estruturas organizacionais que

padronizam os processos de governança relacionados

ao projeto.

No que se refere a modelos de gerenciamento de projetos e suas características, julgue os itens subsequentes.

Embora o guia PMBOK não seja considerado uma

metodologia ou um modelo de gestão de projetos, ele descreve

os processos de gerenciamento de projetos e suas melhores

práticas.

A respeito de diretrizes e conceitos estabelecidos no PMBOK 5 acerca do gerenciamento de projetos e seu ciclo de vida, julgue os itens subsequentes.

Nos projetos com mais de uma fase, é possível haver relações

diferentes entre fases individuais, alterando-se, assim, o ciclo

de vida do projeto, com exceção dos ciclos de vida

predeterminados, que são projetados para reagir a altos níveis

de mudança e envolvimento contínuo das partes interessadas.

Considere que todos os projetos subordinados à área responsável

pelo gerenciamento de projetos devem

I apresentar um documento formal que autorize uma fase do

projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;

II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,

elaboração da EAP e determinação do orçamento;

III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o

planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a

resposta a riscos;

IV apresentar processo específico para entrega de benefícios

esperados pelo projeto;

V incorporar processo para monitorar e controlar o

desempenho do projeto;

VI gerenciar as partes interessadas do projeto;

VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados

ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à

equipe do projeto.

Tendo as informações apresentadas como referência inicial,

julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento

de projetos, à luz do PMBOK5

Não cabe ao gerenciamento de projetos planejar a resposta aos riscos dos processos listados no item III, pois esse processo é inerente à governança corporativa.

Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre documentos de entrada e saída e seu relacionamento com as áreas de conhecimento, segundo o PMBOK 5ª edição.

O PMBOK 5a edição define 3 tipos de escritórios de gerenciamento de projetos. Dentre eles há um tipo que visa assumir o controle dos projetos, realizando seu gerenciamento direto. Tal tipo de escritório recebe a denominação de

O PMBOK 5ª Edição estabelece uma classificação de recursos e pessoas participantes de projetos, baseada na estrutura organizacional desses projetos. Segundo essa classificação,

Considere que todos os projetos subordinados à área responsável

pelo gerenciamento de projetos devem

I apresentar um documento formal que autorize uma fase do

projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;

II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,

elaboração da EAP e determinação do orçamento;

III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o

planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a

resposta a riscos;

IV apresentar processo específico para entrega de benefícios

esperados pelo projeto;

V incorporar processo para monitorar e controlar o

desempenho do projeto;

VI gerenciar as partes interessadas do projeto;

VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados

ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à

equipe do projeto.

Tendo as informações apresentadas como referência inicial,

julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento

de projetos, à luz do PMBOK5

Os três processos descritos em II são do grupo planejamento: os dois primeiros são da gerência de escopo; e o último, da gerência de custos.

Considere que todos os projetos subordinados à área responsável

pelo gerenciamento de projetos devem

I apresentar um documento formal que autorize uma fase do

projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;

II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,

elaboração da EAP e determinação do orçamento;

III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o

planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a

resposta a riscos;

IV apresentar processo específico para entrega de benefícios

esperados pelo projeto;

V incorporar processo para monitorar e controlar o

desempenho do projeto;

VI gerenciar as partes interessadas do projeto;

VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados

ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à

equipe do projeto.

Tendo as informações apresentadas como referência inicial,

julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento

de projetos, à luz do PMBOK5

O processo chamado planejar o gerenciamento das aquisições contribui para o atendimento do item VII, pois gerencia a documentação das decisões de compras do projeto, especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial, tendo como entrada o registro de riscos e o cronograma do projeto, entre outros.

Considere que todos os projetos subordinados à área responsável

pelo gerenciamento de projetos devem

I apresentar um documento formal que autorize uma fase do

projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;

II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,

elaboração da EAP e determinação do orçamento;

III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o

planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a

resposta a riscos;

IV apresentar processo específico para entrega de benefícios

esperados pelo projeto;

V incorporar processo para monitorar e controlar o

desempenho do projeto;

VI gerenciar as partes interessadas do projeto;

VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados

ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à

equipe do projeto.

Tendo as informações apresentadas como referência inicial,

julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento

de projetos, à luz do PMBOK5

O termo de abertura atende e abrange o requisito do item I, sendo isso um artefato do processo da área de integração e do grupo iniciação.

A área de conhecimento do PMBOK 5edição, Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto, tem seus processos inseridos nos grupos de processos

O PMBOK 5ª edição abrange diversos processos que são agrupados nos chamados grupos de gerenciamento de processos. Sobre esses processos e seus grupos de gerenciamento, é correto afirmar que o processo

Considere que todos os projetos subordinados à área responsável

pelo gerenciamento de projetos devem

I apresentar um documento formal que autorize uma fase do

projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;

II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,

elaboração da EAP e determinação do orçamento;

III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o

planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a

resposta a riscos;

IV apresentar processo específico para entrega de benefícios

esperados pelo projeto;

V incorporar processo para monitorar e controlar o

desempenho do projeto;

VI gerenciar as partes interessadas do projeto;

VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados

ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à

equipe do projeto.

Tendo as informações apresentadas como referência inicial,

julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento

de projetos, à luz do PMBOK5

O item V, que é atendido pelo processo conhecido como

monitorar e controlar o trabalho do projeto, monitora,

acompanha e avalia o progresso dos trabalhos realizados, com

vistas a atender aos objetivos de desempenho definidos no

plano de gerenciamento de projeto.

Acerca do PMBOK 5, julgue os itens a seguir.

O resultado do processo de identificação das partes interessadas é o registro das partes interessadas, documento que contém informações de identificação, de avaliação e de classificação das partes interessadas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282