O guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizados pelo instituto PMI (Project Management Institute), sendo considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área. Sobre o guia PMBOK, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Dentre as áreas de gerenciamento do PMBOK, a área de custo objetiva assegurar que o projeto seja cumprido com o orçamento previsto; a área de qualidade objetiva entregar o produto conforme esperado; e, a gerência de tempo visa entregar o projeto dentro do prazo esperado.
( ) Um projeto de software que conta com um gerente de projetos, três desenvolvedores e um analista de suporte, implica em cinco canais de comunicação.
( ) A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é um documento que descreve as características dos produtos que serão desenvolvidos, o esforço despendido, o escopo, o custo envolvido e os requisitos e as regras de negócio.
A sequência está correta em
Sabendo que um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço ou resultado único, julgue o item.
O PMBOK é um guia, desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute), que contém as melhores práticas relativas à gestão de projetos.
No que se refere à gerência de projetos, julgue o próximo item, com base no PMBOK 5.
Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos previstos no PMBOK são iniciação, planejamento, execução,monitoramento e controle, e encerramento.
Julgue o próximo item, relativo a gerenciamento de projetos.
De acordo com o PMBOK 6, o gerente do projeto não é responsável por garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto, porque, em projetos ágeis, em vez de planejamento do escopo, há a definição do backlog, que acontece mais ao longo da vida do projeto e menos em seu início.
Acerca da gestão de projetos, julgue:
De acordo com o PMBOK, 6.ª edição, a etapa de iniciação cuida do desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto.
Com relação a controle e avaliação de projetos, julgue o próximo item.
Conforme o guia PMBOK, a área de conhecimento gerenciamento da qualidade abrange o processo controlar custos, que objetiva medir o progresso do projeto e compará-lo ao previamente planejado.
Com relação ao ciclo de vida de projetos e produtos, julgue o item seguinte.
Segundo o guia PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos (grupos de processos) são executados nas diversas fases do ciclo de vida de um projeto.
A respeito da gestão de projetos, julgue o item
Segundo o PMBOK, 5.ª edição, o processo de identificar as partes interessadas faz parte da etapa de iniciação do projeto.
Com relação a controle e avaliação de projetos, julgue o próximo item.
Conforme o guia PMBOK, determinar orçamento é um processo por meio do qual é realizada a agregação dos custos estimados das atividades individuais ou dos pacotes de trabalho.
A respeito da gestão de projetos, julgue o item
De acordo com o PMBOK, 5.ª edição, o processo de orientar e gerenciar o trabalho do projeto faz parte da área de conhecimento de recursos humanos.
No que concerne à gestão de projetos e gestão de processos, julgue o item a seguir.
De acordo com o guia PMBOK, o plano de gerenciamento de projetos determina como um projeto será implantado, monitorado, controlado, e finalizado, de forma a promover a coordenação e integração dos diversos planos auxiliares, em um único plano abrangente.
Sobre gerenciamento de projetos de software, é incorreto afirmar:
No que concerne à gestão de projetos e gestão de processos, julgue o item a seguir.
Segundo o guia PMBOK, ciclos de vida preditivos de projeto são também conhecidos como ciclos de vida adaptativos.
No que concerne à gestão de projetos e gestão de processos, julgue o item a seguir.
Conforme o guia PMBOK, o grupo de processos de monitoramento e controle se baseia em atividades de coordenação de pessoas e recursos, gestão das expectativas das partes interessadas, e integração e execução das atividades.
Considere as seguintes assertivas sobre Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), segundo o Guia PMBOK 6ª Edição:
I. Um EGP gerencia as execuções, restrições e recursos alocados para projetos individuais, tais como escopo, cronograma, custo e qualidade.
II. É uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos.
III. É a ligação natural entre os portfólios, programas e projetos da organização e os sistemas de medição corporativos, como, por exemplo, o Cartão de Pontuação Equilibrada.
Quais estão corretas?