Em relação às habilidades requeridas de um gerente de projeto, julgue os itens seguintes.
I Em sua habilidade de liderança, o gerente deve inspirar os integrantes do projeto a trabalhar como uma equipe para
implantar o plano estabelecido e alcançar os resultados almejados.
II Na habilidade relacionada ao desenvolvimento de pessoas, o gerente deve ter o compromisso com a capacitação das
pessoas que trabalham no projeto.
III A habilidade de comunicação requer que o gerente se comunique regularmente com a equipe, clientes e dirigentes
da organização, buscando manter a movimentação do projeto e alcançar bom desempenho e a satisfação do cliente.
Assinale a opção correta.
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os tipos básicos de grupos com sua definição:
Primeira coluna: tipos de grupos
(1) Equipes de criação.
(2) Equipes de solução de problemas.
(3) Equipes táticas.
Segunda coluna: definição
(__) Requerem que cada um dos seus membros acredite que as interações entre eles serão confiáveis e incorporem um alto grau de integridade.
(__) Responsáveis por explorar possibilidades e alternativas, com o objetivo amplo de desenvolver um novo produto ou serviço.
(__) Responsáveis pela execução de um plano bem definido. Precisa haver muita clareza da tarefa e definição de papéis inequívoca.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Considerando os critérios para a seleção de projeto, assinale a opção em que são apresentados um critério quantitativo e um qualitativo, respectivamente.
Considere um projeto que tem como objetivo implantar um novo módulo no sistema de automação industrial de uma empresa de veículos. A duração de tempo planejada para o projeto é de quinze meses e o cumprimento desse prazo sem atrasos é uma premissa estabelecida pelo nível executivo alinhada à estratégia de negócio da empresa. Uma das atividades programadas para o último final de semana não foi concluída, visto que havia tarefas a serem realizadas em um pátio externo da planta industrial da empresa e uma forte tempestade ocorreu por todo o período programado, gerando alagamento na área em que o trabalho estava ocorrendo. Além da não execução da atividade, alguns equipamentos sofreram danos sem
possibilidade de recuperação. Não houve, no gerenciamento desse projeto, o desenvolvimento de um plano de resposta aos riscos.
Suponha que esse projeto tivesse sido gerenciado segundo as melhores práticas do PMBOK, as quais recomendam o desenvolvimento de um plano de resposta aos riscos, e que o evento ocorrido tivesse sido mapeado, sendo o seu impacto no cronograma do projeto avaliado devidamente.
Nesse caso, qual ação de resposta poderia ter sido especificada para esse projeto, caso fosse escolhida uma estratégia de mitigação de risco?
A definição do que deve ser feito, das atividades, dos recursos necessários, das responsabilidades, da duração, dos custos e dos riscos de um projeto é realizada na fase de
Para a orientação do trabalho definido para o projeto bem como para a implementação das mudanças aprovadas a fim de se atingirem os objetivos do projeto, é previsto o processo de orientar e gerenciar o trabalho do projeto, no qual deve estar incluso o documento de entrada denominado
O gráfico a seguir apresenta o impacto de variáveis ao longo do tempo no ciclo de vida de um projeto.

PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Guia PMBOKR. 6aed. EUA: Project Management Institute, 2017.
Com relação à estrutura genérica apresentada, constata-se que
Assinale a opção em que é indicada uma entrada prevista no processo de desenvolver o termo de abertura de um projeto.
Em relação a processos de gerenciamento de projetos e a risco de auditoria, julgue os itens que se seguem.
Desenvolver a estrutura analítica do projeto (EAP), documento que formaliza o início do projeto, é um processo da área de integração de projetos, segundo o PMBok.
Sobre gestão de projetos, analise as afirmativas a seguir.
I. A forma de gerir os serviços públicos é diferente da adotada no setor privado em virtude de peculiaridades estruturais. Destaca-se que o setor privado é constituído por pessoas (físicas ou jurídicas) que envidam esforços na produção de bens e serviços, os quais trocam por valores monetários que permitem sua sobrevivência. Esse fato justifica os esforços na busca pela eficiência, tendo a lucratividade como objetivo a ser perseguido. No setor público, o objetivo não é o lucro, mas, sim, primordialmente, atender às necessidades da sociedade que, via de regra, é patrocinadora dos meios, via tributos a ela aplicados.
II. Para um gerenciamento de projetos ser minimamente viável, no planejamento devem ser definidos, de maneira clara e detalhada, o objetivo que se pretende atingir, que entregas serão feitas e em qual prazo, quais atividades a cumprir, quais recursos serão empregados e de onde eles virão.
III. Um projeto deve ter um líder, denominado “gerente do projeto”. Ele deve ser, obrigatoriamente, um gerente funcional da estrutura burocrática, o que fatalmente se constituirá em considerável desafio e limitações decorrentes das características próprias da gestão de projetos, essencialmente flexíveis e dinâmicas, em contraste com processos altamente normatizados e hierarquizados da administração pública.
Está correto o que se afirma em
O guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizados pelo instituto PMI (Project Management Institute), sendo considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área. Sobre o guia PMBOK, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Dentre as áreas de gerenciamento do PMBOK, a área de custo objetiva assegurar que o projeto seja cumprido com o orçamento previsto; a área de qualidade objetiva entregar o produto conforme esperado; e, a gerência de tempo visa entregar o projeto dentro do prazo esperado.
( ) Um projeto de software que conta com um gerente de projetos, três desenvolvedores e um analista de suporte, implica em cinco canais de comunicação.
( ) A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é um documento que descreve as características dos produtos que serão desenvolvidos, o esforço despendido, o escopo, o custo envolvido e os requisitos e as regras de negócio.
A sequência está correta em
Sabendo que um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço ou resultado único, julgue o item.
O PMBOK é um guia, desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute), que contém as melhores práticas relativas à gestão de projetos.
No que se refere à gerência de projetos, julgue o próximo item, com base no PMBOK 5.
Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos previstos no PMBOK são iniciação, planejamento, execução,monitoramento e controle, e encerramento.
Julgue o próximo item, relativo a gerenciamento de projetos.
De acordo com o PMBOK 6, o gerente do projeto não é responsável por garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto, porque, em projetos ágeis, em vez de planejamento do escopo, há a definição do backlog, que acontece mais ao longo da vida do projeto e menos em seu início.
Acerca da gestão de projetos, julgue:
De acordo com o PMBOK, 6.ª edição, a etapa de iniciação cuida do desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto.