Leia as afirmações acerca das características geográficas brasileiras abaixo:
I - Mais de 90% do território brasileiro está em uma área intertropical;
II - As médias térmicas anuais são superiores a 20ºC e predomínio de climas quentes;
III - A grande maior parte do território nacional está localizada na região setentrional;
IV - A maior parte das fronteiras nacionais é feita através dos rios por meio da divisão continental.
Dos itens acima:
O Brasil entre o início da década de 1990 e até meados dos anos 2000 cresceu, em média, 30% em relação ao último senso da década de 90. Nesse caso, o crescimento demográfico brasileiro:
Julgue o item a seguir, com relação aos traços gerais da organização e da formação do espaço geográfico brasileiro na época da incorporação do Brasil ao império português.
Nesse período, a produção dos espaços geográficos teve por base a formação de sucessivas áreas de atração e repulsão.
Tendo como referência o texto precedente, julgue o item seguinte, a respeito de questões regionais e dos contrastes delas derivados.
No espaço geográfico do complexo regional da Amazônia, a concentração da população ocorre em cidades de médio e grande porte.
Nas últimas décadas, as cidades têm representado uma grande conquista do homem moderno. Hoje em dia são elas que dirigem e organizam o mundo, pois concentram os grandes centros de decisões político-econômicas e científico-tecnológicas. Acerca do processo de urbanização brasileiro, julgue o item que se segue.
Da década de 80 do século XX aos dias atuais, o maior crescimento é observado nas metrópoles nacionais, com predomínio da migração inter-regional.
Para geógrafos e cartógrafos, a escala como medição/cálculo ou como recortes do território é um conceito muito importante: não há leitura em um mapa sem determinação da escala, assim como não há análise de fenômenos sem que seja esclarecida a escala geográfica adotada. A esse respeito, julgue o item subsecutivo.
A escala geográfica constitui um limite e um conteúdo que se transformam conforme as variáveis dinâmicas determinantes do acontecer regional ou local.
As formas de vivência da população depende de uma série de fatores: as condições socioeconômicas, as localidades onde as pessoas habitam, se divertem, trabalham, formando, em alguma instância, a afetividade, isto é, onde as relações são mantidas cotidianamente. Essa realidade está mais relacionada à categoria de:
A pesquisadora Suelem Simão Alves revelou em sua dissertação de mestrado, em 2014, que o "processo de intensa produção imobiliária está impactando a colônia de pescadores da região [ltapoã,Vila Velha-ES], pois esta comunidade se localiza em um dos poucos espaços ainda não edificados da orla, mas que aos poucos está sendo consumida por este mercado tão valorizado e obrigando os moradores originais, que são de renda baixa, a se retirarem".
O estudo da pesquisadora revelou, principalmente, o fenômeno retratado no texto da:
Observe o país destacado no mapa.
Pode-se afirmar que se trata da(o):
A grande polêmica em relação aos agrotóxicos se deve aos efeitos para:
Qual das unidades da federação abaixo é maior em área por metro quadrado?
Assinale a alternativa que apresenta os países em ordem crescente de IDH:
As capitais de Uruguai e Venezuela são respectivamente:
O movimento do wahabismo sustenta as posições adotas pelo grupo terrorista do Estado Islâmico, pois:
As formações vegetais de planície composta por herbáceas, pequenos bosques e poucas árvores, leva o nome de estepe. No Brasil, a estepe ocupa parte principal do bioma: