Como se sabe, o carvão mineral encontrado no território brasileiro encontra-se numa fase menos avançada de transformação geológica.
Assinale a alternativa que apresenta o principal motivo para a sua não utilização na siderurgia:
No que se refere à região Centro-Oeste, assinale a alternativa correta:
No que se refere à geopolítica mundial, mais especificamente à antiga Iugoslávia, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Atualmente, todas as antigas repúblicas que formavam a ex-Iugoslávia são países independentes, inclusive o Kosovo (reconhecimento não unânime).
II – Com o desmoronamento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e do bloco socialista em 1989/1991, a Liga dos Comunistas da Iugoslávia (Partido Comunista) foi substituída pelo Partido Comunista Sérvio, liderado por Slobodan Milosevic.
III – No ano de 2003, o nome da Iugoslávia deixou de ser adotado. O país passou a se chamar Sérvia e Montenegro. Alguns anos mais tarde, por meio de um referendo popular, os montenegrinos decidiram pela independência de sua região.
IV – Finda a Segunda Guerra Mundial, o território foi reorganizado, dando origem a seis repúblicas: Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Montenegro e Sérvia.
Assinale a alternativa que apresenta o principal problema relacionado com a inversão térmica:
Um crescente fluxo de lava saindo de uma fissura no sopé do vulcão Kilauea, no Havaí, destruiu mais dezenas de casas e ocupou uma pequena baía no leste da maior ilha do Estado norte-americano, estimaram autoridades da defesa civil nesta terça-feira (5).
Os números mais recentes indicam que quase 200 casas e outros prédios foram perdidos durante os últimos 30 dias.
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2018/06/03/interna_mundo,685830/vulcao-de-fogo-registra-forte-explosao-na-guatemala.shtml. Acesso em 02/07/2018.
O Vulcão de Fogo da Guatemala, de 3.763 metros de altura, reportou neste domingo uma forte explosão, lan-çando colunas de cinzas que levaram as autoridades a aumentar o monitoramento de sua atividade, devido ao risco às comunidades próximas, anunciou na última quinta-feira a Defesa Civil.
A forte explosão do vulcão, localizado 35km a sudoeste da capital, corresponde à segunda fase eruptiva do ano, disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2018/06/03/interna_mundo,685830/vulcao-de-fogo-registra-forte-explosao-na-guatemala.shtml. Acesso em 02/07/2018.
No tocante à discussão dos agentes endógenos do relevo, as notícias em questão dizem respeito:
Analise as afirmativas a seguir sobre alguns tipos de migrações internas no Brasil. I- Migração intrarregional ocorre entre municípios de um mesmo estado ou ainda entre estados de uma mesma região, sobretudo em direção a cidades de médio porte. II- Migração pendular é um arranjo populacional entre dois ou mais municípios onde há grande integração demográfica. Ocorre quando as pessoas estudam ou trabalham em um município diferente de onde moram, sendo obrigado a se deslocar diariamente para cumprir essas obrigações. III- Migração de retorno é o deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado. IV- O exílios ocorriam apenas durante a escravidão. Estão corretas as opções:
Os mapas representam as superfícies terrestres. A fim de que se possa visualizá-las numa folha de papel, usamos escalas. Considere que, em uma planta topográfica na escala de 1: 200.000, a distância entre duas localidades é representada por 6,2 cm. Com base nessas informações, qual é a distância real entre as duas localidades?
Em linhas gerais, a globalização é entendida como o processo de integração entre povos, empresas, governos e mercadorias ao redor do planeta. Um mundo globalizado é aquele em que eventos políticos, econômicos, culturais e sociais estão interconectados e onde um acontecimento em um lugar do planeta tem a capacidade de ecoar por outros cantos do globo.
Disponível em:
A evolução mundial desse processo no século atual provocou, dentre outros impactos, o (a):
Em 2011, após muita resistência e mudanças estruturais no projeto inicial, a hidrelétrica de Belo Monte começou a ser instalada na região (Amazônia). Para compensar os grandes e inevitáveis impactos socioambientais da usina, em uma das regiões de maior diversidade social e ecológica do mundo, foi elaborado um Plano Básico Ambiental, que continha obrigações que a empresa concessionária deveria cumprir para mitigar os efeitos da instalação.
Disponível em:
Considerando-se o contexto histórico e geográfico acima, pode-se afirmar que o empreendimento provocou diversos impactos sociais e ambientais na região, a exemplo do (a):
Os serviços são insumos fundamentais para qualquer economia moderna e têm papel importante na difusão de inovações e de ganhos de produtividade para outros setores. Conforme indicado por De Negri, Salerno e Castro (2005), um ciclo de desenvolvimento sustentado terá qualidade muito superior, caso se consiga articular a política industrial, tecnológica e de comércio exterior com a política educacional, a política nacional de desenvolvimento regional, com políticas de renda e com investimentos focados em infraestrutura. Dentre as características e desafios que acometem o setor de serviços no Brasil, afirma-se que I. há necessidade de circular informações e mercadorias com segurança e rapidez o que torna premente a existência de setores de informática, comunicações e transportes capazes de atender às demandas das firmas de todos os setores. II. no setor de transporte de cargas, confirma-se a distorção da matriz de transportes no Brasil, com uma participação desproporcional do modal ferroviário, o que provoca impactos para todos setores que precisam escoar suas mercadorias nos mercados interno e externo. III. a visão tradicional de que o setor de serviços apresenta baixos índices de produtividade e inovação é uma generalização grosseira. O setor de serviços é extremamente heterogêneo, e assim como na manufatura, há segmentos mais ou menos dinâmicos. É correto o que se afirma em
“A divisão do Brasil em regiões é uma preocupação que esteve presente desde a criação do IBGE. A necessidade de um conhecimento aprofundado do Território Nacional, visando, na década de 1940, mais diretamente à sua integração e, nas divisões posteriores, à própria noção de planejamento como suporte à ideia de desenvolvimento, passou a demandar a elaboração de divisões regionais mais detalhadas do País, isto é, baseadas no agrupamento de municípios, diferentemente das divisões até então realizadas pelo agrupamento dos estados federados. No século XX, foram elaboradas pelo IBGE divisões regionais contemplando os conceitos de Zonas Fisiográficas (década de 1940), Microrregiões e Mesorregiões Homogêneas (1968 e 1976) e Mesorregiões e Microrregiões Geográficas (1989).
O IBGE apresenta em 2017 um novo quadro regional vinculado aos processos sociais, políticos e econômicos sucedidos em território nacional desde a última versão da Divisão Regional do Brasil publicada na década de 1990: a Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias."
https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/organizacao-do-territorio/divisao-regional/15778-divisoes-regionais-do-brasil.html?=&t=o-que-e
Com relação aos aspectos gerais desse novo quadro regional, analise as afirmativas e assinale a opção correta.
I. As regiões geográficas imediatas têm na rede urbana o seu principal elemento de referência. Essas regiões são estruturadas a partir de centros urbanos próximos para a satisfação das necessidades imediatas das populações, tais como: compras de bens de consumo duráveis e não duráveis; busca de trabalho; procura por serviços de saúde e educação; e prestação de serviços públicos, como postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, do Ministério do Trabalho e de serviços judiciários, entre outros.
II. As regiões geográficas intermediárias correspondem a uma escala intermediária entre as unidades da Federação e as regiões geográficas imediatas. Preferencialmente, buscou-se a delimitação das regiões geográficas intermediárias com a inclusão de metrópoles ou capitais regionais do estudo de redes e hierarquia urbana e regiões de influência das cidades. Em alguns casos, principalmente onde não existiam metrópoles ou capitais regionais, foram utilizados centros urbanos de menor dimensão que fossem representativos para o conjunto das regiões geográficas imediatas as quais compuseram as suas respectivas regiões geográficas intermediárias.
"O Tratado de Petrópolis, assinado em 17 de novembro de 1903 pelo BARÃO DO RIO BRANCO e ASSIS BRASIL, foi aprovado por lei federal de 25 de fevereiro de 1904, regulamentada por decreto presidencial de 7 de abril de 1904, incorporando o Acre como território brasileiro. Composto de 10 artigos, o Tratado contou com a permuta de alguns territórios entre os países, ou seja, para o Brasil ficou declarado que o Acre inferior (142.000 km²) e o Acre superior (48.000 km²) seria anexado ao território, enquanto que a Bolívia ficaria com parte da região do estado do Mato Grosso, numa área correspondente a 3.164 km."
http://www.newmarc.com.br/drws/tratado.pdf
Sobre o tratado assinado ficou decidido que
“Um SIG é constituído por um conjunto de 'ferramentas' especializadas em adquirir informações espaciais. Esses dados geográficos descrevem objetos do mundo real em termos de posicionamento com relação a um sistema de coordenadas, seus atributos não aparentes (como a cor, pH, custo, incidência de pragas, etc.) e das relações topológicas existentes. Portanto, um SIG pode ser utilizado em estudos relativos ao meio ambiente e recursos naturais, na pesquisa da previsão de determinados fenômenos ou no apoio a decisões de planejamento, considerando a concepção de que os dados armazenados representam um modelo do mundo real." (Burrough, 1986).
http://www.dpi.inpe.br/
Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta acerca do conceito e das características do SIG.
Leia as afirmativas a seguir: I. Monções são ventos periódicos que acontecem no sudeste asiático em decorrência da maritimidade e continentalidade comum na região. II. Um dos mais graves problemas ambientais gerados pela intervenção do homem sobre o meio natural é a poluição, pois prejudica o meio ambiente, inviabiliza o cultivo e o consumo de recursos naturais, provoca desequilíbrios ecológicos e pode ameaçar a saúde humana. III. O conceito de poluição atmosférica envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos. IV. Existem diversos tipos de poluição, tais como a poluição atmosférica, a poluição das águas, a poluição dos solos, a poluição sonora e a poluição visual. Marque a alternativa CORRETA:
Em relação aos Aspectos Geográficos do Brasil, analise:
I - A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, possuindo, assim, um enorme potencial para geração de energia elétrica;
II - A área territorial do Brasil faz com que esse país seja o quinto maior do mundo, atrás somente de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos;
III - O Brasil faz fronteira com Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Colômbia, Chile, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Isso quer dizer que faz fronteira com quase todos os países desse subcontinente americano, exceto com Peru e Equador;
IV - No Brasil, o Trópico de Capricórnio atravessa os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
Dos itens acima: