Observe a tabela a seguir:

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado pela ONU,
objetivando oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado,
o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas
a dimensão econômica do desenvolvimento. Em sua composição,
além do PIB per capita, o IDH também considera:
“A teoria da tectônica de placas é recente, mas sua formulação baseia-se em mais de 100 anos de especulações, pesquisas geológicas e debates. Com a formulação da teoria da tectônica de placas surge uma nova explicação para um dos mais antigos e controvertidos temas da geologia – o da deriva continental. A ideia de que os continentes não foram fixos durante toda a história da Terra e, sim, de que sofreram movimentos relativos sobre a sua superfície só agora se torna mais compreensível e aceita com a explicação do ponto de vista da tectônica de placas.”
(Popp, José Henrique. Geologia Geral. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010 p. 11.)
Sobre a teoria da tectônica de placas, analise.
I. Procura demonstrar que a superfície semirrígida da crosta sofre movimentos sobre uma porção inferior, quente e fluida, denominada astenosfera.
II. A superfície semirrígida da crosta sofre movimentos; com isso, as rochas superficiais sofrem deformações, produzindo estruturas características, conhecidas como produtos do tectonismo.
III. O fenômeno da tectônica de placas processa-se em escala global, mas se encontra evidenciado segundo direções preferenciais ou regionais.
Estão corretas as alternativas
Uma bacia hidrográfica de 100 km2 apresenta precipitação média anual de 1500 mm e evapotranspiração média anual de 900 mm. Com base nos conhecimentos de ciclo hidrológico e balanço hídrico e utilizando os dados apresentados, assinale a alternativa que corresponde à vazão média anual na seção principal (seção de saída – exutória) da referida bacia. Para a solução, adotar: 10 mm/ano = 0,3 L/s/km2.
Uma bacia hidrográfica hipotética tem forma quadrada, com lados medindo 4 km, e
possui cinco estações pluviométricas instaladas, sendo uma estação em cada
vértice da bacia e uma estação localizada exatamente no centro da bacia, como
esquematizado na figura ao lado.
Ocorreu uma precipitação sobre a referida bacia, onde foram observados 10 mm de
chuva nas estações pluviométricas instaladas nos vértices da bacia e 20 mm na
estação pluviométrica instalada no centro da bacia. Considerando-se os dados
apresentados e utilizando-se o método de Thiessen, assinale a alternativa que
corresponde à precipitação média sobre essa bacia hidrográfica.

Considere os seguintes requisitos: 1.Localizado próximo e a jusante de uma seção de controle hidráulico estável. 2.Fácil acesso durante as estiagens. 3.Próximo de local com previsão de alterações futuras. 4.Ambas as margens bem definidas, altas e estáveis. É/São requisito(s ) básico(s ) na escolha do local para a instalação de estações fluviométricas:
Em uma campanha de medição de vazão líquida, utilizando-se o método convencional com molinete hidrométrico, o número de pontos amostrados em uma vertical é basicamente função de que variável?
As Resoluções No. 357/2005 e No. 430/2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) dispõem sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como, estabelecem as condições e padrões de lançamento de efluentes. Considerando o definido pelas referidas resoluções, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras ( V) ou falsas (F ): ( ) As águas doces são classificadas em Classe Especial, Classe 1, Classe 2, Classe 3 e Classe 4. ( ) As águas doces de Classe Especial podem ser destinadas ao consumo humano após tratamento convencional. ( ) As águas doces de Classe 1 não devem apresentar concentrações de Oxigênio Dissolvido (OD) inferiores a 6 mg/L em qualquer amostra. ( ) A disposição de efluentes no solo, mesmo tratados, não está sujeita aos parâmetros e padrões de lançamento, não podendo, todavia, causar poluição ou contaminação das águas superficiais e subterrâneas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O Brasil tinha, em 2010, 190.755.799 habitantes segundo o IBG. É a quinta maior população do mundo e a segunda da América. Classifique Certo ou Errado para as alternativas sobre o crescimento da população brasileira:
Hoje 80% da população brasileira é migrante e vive nas cidades.
Em recente estudo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base em metodologia específica e analisando a distribuição, no espaço nacional, de variáveis relacionadas à gestão pública e à gestão privada, definiu os centros de gestão do território brasileiro. A tabela a seguir representa uma síntese dos resultados obtidos, com a classificação dos municípios por níveis de centralidade.Considerando os conhecimentos de geografia urbana e sabendo que no nível 1 de centralidade de gestão encontram-se São Paulo e Brasília; no 2, Rio de Janeiro; e no 3, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza,assinale a alternativa correta.
No total, 442.440 homens, mulheres e crianças chegaram ao continente [Europeu] através do Mediterrâneo e 2.921 morreram durante a travessia. Outros 4 mil chegam diariamente às ilhas gregas, agravando essa situação. Com o fechamento de vários pontos fronteiriços entre a Croácia e a Sérvia, além das violações ocorridas na Hungria durante essa semana, as Nações Unidas cobraram uma resposta única e coerente da União Europeia para a crise. [...] Enquanto isso, o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) divulgou um comunicado pedindo que as crianças refugiadas e migrantes na Hungria sejam “tratadas com dignidade".
(Fonte: http://nacoesunidas.org/onu-mais-de-442-mil-pessoas-chegaram-a-europa-pelo-mediterraneo-2015/>. Publicado em 18 set. 2015; acessado em 21 set. 2015.)
O fenômeno expresso na notícia acima tem chamado a atenção da sociedade, haja vista a escala em que tem se manifestado, desafiando estados nacionais e organismos internacionais. Sobre os conceitos que envolvem essa problemática, assinale a alternativa INCORRETA.
ordem política, econômica, cultural e até mesmo ambiental.
O Estado de Mato Grosso possui divisas com seis estados brasileiros, bem como faz fronteira com um país sul-americano. Assinale a alternativa que possui o país fronteiriço e dois estados brasileiros limítrofes ao Mato Grosso.
A respeito da geografia humana e econômica brasileira entre o século XX e a primeira década do século XXI, julgue os itens a seguir.
A nacionalização da economia, no segundo e terceiro quartéis do século XX, não teve apoio direto do Estado.
No que se refere ao tema do desenvolvimento regional brasileiro, julgue os itens que se seguem.
Os fundos constitucionais de desenvolvimento das regiões Norte (FNO), Centro-Oeste (FCO) e Nordeste (FNE) objetivam ampliar os recursos disponíveis, a juros subsidiados, às respectivas regiões.
No que se refere ao tema do desenvolvimento regional brasileiro, julgue os itens que se seguem.
Na década de 1990, os órgãos de desenvolvimento regional do semiárido brasileiro (CODEVASF e DNOCS) dedicaram-se, principalmente, ao investimento de projetos de aproveitamento hidroagrícola.
Acerca do processo de macrocefalia urbana correlacionado à ocupação e ao uso do solo nas cidades, julgue os próximos itens
As áreas urbanas brasileiras que passam pelo processo de macrocefalia são aquelas que apresentam os melhores índices de qualidade de vida citadina, dado a racionalidade no ordenamento e na ocupação e uso do solo urbano.