Desde o início da colonização, o território do Brasil já passou por diferentes divisões político-administrativas. No que se refere à atual divisão político-administrativa e regional do Brasil, assinale a alternativa correta:
A figura abaixo representa uma rosa dos ventos, a qual, segundo Girardi (2007), “[...] foi primeiro desenhada na própria bússola e depois inserida nos mapas como apoio à leitura da bússola”.

Fonte: Vinil Studio, 2023.
A rosa dos ventos, na figura acima, mostra os pontos cardeais Norte (N), Sul (S), Oeste (O) e Leste (L).
Analise a figura e, no que se refere aos pontos colaterais da rosa dos ventos, assinale a alternativa incorreta.
Abrange áreas do Uruguai, da Argentina, do Paraguai e do Brasil (no estado do Rio Grande do Sul). O seu reconhecimento como bioma na classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é recente, pois, somente em 2004, foi desmembrado da Mata Atlântica. É caracterizado por uma vegetação composta por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos. As formações florestais também existem, mas não são dominantes. O cultivo da soja é uma das maiores causas de impactos ambientais atuais.
(adaptado de KUPLISH; CAPOANE; COSTA, 2018).
Assinale a alternativa correspondente ao bioma citado no texto.
No Tocantins, o principal caminho utilizado no processo de povoamento do território foi o
Em relação aos aspectos físicos do território tocantinense, assinale a opção correta.
São características das megacidades nos países em desenvolvimento, EXCETO:
Sabe-se que nos EUA a agricultura é bastante modernizada, estando interligada à indústria, ao setor de serviços e ao capital financeiro, com grande parte do que é produzido sendo comercializado em bolsas de valores. Nesse contexto, um dos modelos de produção se baseia em grandes propriedades no meio-oeste do país destinados à produção de grãos e fibras – as commodities, que são produtos primários comercializados no mercado mundial. Para otimizar os ganhos intensifica-se o uso do solo e o aprofundamento dos ganhos de escala (produção em largas quantidades).
Considerando essa descrição de produção, é CORRETO afirmar que trata-se do modelo de produção:

Considerando a tabela precedente, que mostra os dados da produção da agricultura familiar no Censo Agropecuário 2017-2018, julgue os itens a seguir.
Em todos os produtos listados na tabela, a produção da agricultura familiar supera a produção do agronegócio.
Por trás da “mágica” do Google Assistant de sua capacidade de interpretar 26 idiomas está uma enorme equipe de linguistas distribuídos globalmente, trabalhando como subcontratados, que devem rotular tediosamente os dados de treinamento para que funcione. Eles ganham baixos salários e são rotineiramente forçados a trabalhar horas extras não remuneradas. A inteligência artificial não funciona com um pozinho mágico. Ela funciona por meio de trabalhadores que treinam algoritmos incansavelmente até que eles automatizem seus próprios trabalhos.
A Inteligência Artificial (IA) da economia freelancer está vindo atrás de você.
Disponível em: https://mittechreview.com.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
O texto critica a mudança tecnológica em razão da seguinte consequência:
De acordo com as coordenadas geográficas, os ______ são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os ______ são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Observe a figura a seguir:

(Disponível em: https://geoaplicacao.wordpress.com/.
Acesso em 07/08/23)
Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira partiram do conceito de “meio técnico científico informacional” para propor outra regionalização do espaço, considerando o princípio de que as técnicas, informações e finanças se distribuem desigualmente pelo território brasileiro, determinando quatro regiões. A região indicada pela letra A denomina-se:
Esta formação vegetal é caracterizada pela presença predominante do pinheiro brasileiro, uma árvore de tronco reto e cilíndrico, cujas copas dão um destaque especial à paisagem. Originalmente, ocupava 200.000 Km2, estando presente em 40% do território do Paraná, 30% de Santa Catarina e 25% do Rio Grande do Sul. Também ocorria em maciços descontínuos nas partes mais elevadas das Serras do Mar, Paranapiacaba, Bocaina e Mantiqueira, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e também na Argentina.
A formação vegetal retratada no texto é a:
Leia o trecho a seguir:
“municípios cortados pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar a unificação da malha urbana com cidade do país vizinho.”
TERRA, Lygia et al. Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo:
Moderna, 2015.
O texto acima refere-se ao conceito de:
Leia esta manchete publicada em um veículo de grande circulação nacional:
Censo do IBGE: 9 em cada 10 cidades do Brasil têm indígenas.
(Disponível em: https://g1.globo.com/economia/censo/noticia/2023/08/07/censo-do-ibge9-em-cada-10-cidades-do-brasil-tem-indigenas-veja-mapa-e-consulte-sua-cidade.ghtml.
Acesso em 07/08/23)
A Região do Brasil que concentra o maior percentual de povos indígenas do país é a:
É uma fonte de energia que consiste na conversão
natural do calor do interior da terra para o aquecimento
de edificações e geração de eletricidade a partir do vapor
e da água aquecida. Trata-se de uma fonte de energia
ambientalmente mais limpa e com menor emissão de
gases poluentes quando comparada às energias fósseis.
Essa forma de energia é definida como: