Leia as duas declarações abaixo, associadas a dois presidentes estadunidenses:
“A América para os Americanos" – Doutrina Monroe, 1865.
“Todos somos americanos" – presidente Barack Obama, 17 de dezembro de 2014 (discurso sobre a reaproximação entre Estados Unidos e Cuba).
A respeito da postura dos Estados Unidos em sua política externa no continente americano, nos dois períodos históricos destacados acima, identifique como verdadeiras (V ) ou falsas (F ) as seguintes afirmativas:
( ) A Doutrina Monroe defendia a autonomia dos países americanos frente ao domínio da Europa, após a emancipação das colônias hispânicas. Ao longo do século XIX, tal ideário serviu para justificar a política de preponderância norte-americana sobre os demais países do continente americano.
( ) O presidente Obama defende a reconciliação entre os Estados Unidos e Cuba após o rompimento diplomático ocasionado pela Guerra Hispano-Americana. Por meio do pan-americanismo, os norte-americanos defendem a implantação da democracia e da modernização em Cuba.
( ) A Doutrina Monroe defendia a união aduaneira dos países do continente americano, inspirada no ideário pan-americano, após a emancipação das colônias hispânicas. Ao longo do século XIX, essa política favoreceu o domínio norte-americano sobre os países latinos produtores de matéria-prima.
( ) O presidente Obama defende a reconciliação entre os Estados Unidos e Cuba após o rompimento das relações diplomáticas durante a Guerra Fria. Ao mesmo tempo em que reivindicam de Cuba o respeito aos direitos humanos, os Estados Unidos mantêm domínio sobre a baía de Guantánamo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A questão está relacionada ao mapa do Extremo Oriente asiático apresentado a seguir.
Assinale a alternativa que caracteriza atualmente a área em destaque no mapa.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o tráfico de drogas e o terrorismo, e as organizações criminosas.
BRASIL REIVINDICA EXTENSÃO MAIOR DA AMAZÔNIA AZUL
Um território pouco explorado, rico em biodiversidade e recursos naturais. Um mundo submarino com vastas reservas de ouro, diamante, fosfatos, cobalto, entre outras riquezas repousam nesse local. É a Amazônia Azul, assim batizada pela Marinha Brasileira. São 3,5 milhões de quilômetros quadrados, aos quais o Brasil quer somar mais 960 mil quilômetros quadrados de área em águas internacionais. Para isso, o país pediu em 2004 a extensão de seus direitos sobre a Zona econômica exclusiva, de acordo com a Convenção das Nações Unidas Sobre o Direito do Mar. Do total pleiteado, 190 mil quilômetros quadrados não foram concedidos pela ONU, que alegou inconsistências no pedido brasileiro.
( www.naval.com.br (adaptado), acesso em 22/03/2013.)
Apesar da negativa inicial, o Brasil realizou novos estudos para reapresentar o pleito descrito no texto e conseguir a totalidade da área de ampliação da Zona econômica exclusiva junto às Nações Unidas.
O conceito de Zona econômica exclusiva relaciona-se a:
No mundo contemporâneo, é cada vez mais signifcativa a reconfguração da política mundial, segundo linhas culturais. Nesse contexto, é INCORRETO afrmar que
A respeito das diversas abordagens existentes acerca do conceito de
território, julgue o item que se segue.
A partir da difusão dos princípios da geografia crítica, a ideia de relação de poder deixou de ser fundamental para a caracterização do território.
A respeito das diversas abordagens existentes acerca do conceito de
território, julgue o item que se segue.
Na tradicional geografia política, espaço geográfico diferencia-se de território, por ser mais amplo e englobar também as áreas vazias que ainda não sofreram ocupação humana efetiva.
Em relação aos blocos econômico, assinale a alternativa correta. Seguindo uma tendência mundial de formação de blocos, em 1993, o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai estruturaram O MERCOSUL enquanto que os Estados Unidos da América, o México e o Canadá estabeleceram o NAFTA.
Uma Sigla Que Quer Mudar A Ordem Global- Título de uma reportagem da revista Época de 22 de junho de 2009.
BRIC nome criado em 2001 para designar um grupo de quatro países cujo potencial econômico, em 2050, seria superior ao dos países que compõem o G-7. Concentram 40% da população mundial, 28% do território e produzem hoje, quase 25% das riquezas de todo o globo.
Assinale a alternativa abaixo que contenha somente, os países que compõem o grupo: