Julgue os próximos itens, concernentes aos impactos das transformações que advieram do fim da Guerra Fria para as políticas e para os instrumentos de segurança dos Estados Nacionais.
A expansão e o fortalecimento do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS) se deram a partir de batalhas vitoriosas travadas no Iraque contra forças governamentais e curdas, e na Síria, contra forças leais ao governo, as quais lhe asseguraram o controle de importantes territórios e a ascensão sobre a oposição sunita naqueles dois países.
No que tange ao Oriente Médio e seu impacto nas relações internacionais bem como aos conflitos étnico-religiosos contemporâneos, julgue os itens subsequentes.
A despeito de o conflito armado e de a escalada de violência envolverem, de um lado, milícias cristãs (Anti-Balaka) e, de outro, a coalizão de grupos rebeldes muçulmanos (Seleka), divergências de fundo religioso são causas secundárias do conflito na República Centro-Africana.
A compatibilidade da liberdade com a igualdade não é evidente por si, pois um dos dilemas da nossa época é o de que as sociedades que se aventuraram na criação de uma sociedade igualitária terminaram por abolir a liberdade, enquanto as sociedades livres repousam frequentemente em grandes desigualdades sociais.
ROSENFIELD, D. L. O que é democracia. São Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).
A polêmica citada no texto encontra-se presente na discussão sobre as vantagens e desvantagens de quais sistemas econômico-políticos?
Os campos de petróleo da Rússia estão localizados no Vale do Volga, no sul dos Urais e, acima de tudo, na Sibéria, particularmente perto do oceano Ártico. Os grandes depósitos ao redor do mar Cáspio são agora dependentes de Estados que se tornaram independentes com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (Azerbaijão, Cazaquistão). Como o segundo maior produtor mundial de petróleo e o primeiro produtor de gás natural, a Rússia tem apostado grande parte de seu desenvolvimento econômico e sua influência geopolítica na exploração e administração dessas fabulosas riquezas naturais em seu território ou nos países do mar Cáspio e da Ásia Central. Nesse sentido, a Rússia tem um complexo setor voltado ao transporte do petróleo do mar Cáspio para a Europa.
Y. Lacoste. Geopolítica: a longa história do presente. Madrid: Editorial Sínteses, 2008. p. 161 (com adaptações).
Tendo o texto antecedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito do papel geopolítico da Rússia no mundo atual.
A anexação da península da Criméia, no mar Negro, é fator de conflito entre Rússia, Ucrânia e demais países do Cáucaso. O conflito entre os países provocou o êxodo da população da Criméia, em grande parte ucraniana e muçulmana, para outros países, como Geórgia, Armênia e Cazaquistão, de maioria muçulmana e forte sentimento contra a Rússia.
A China soube ser diferente, não só da antiga URSS, que se deixou dominar por um socialismo dogmático que não permitiu aproveitar as virtudes do mercado para aumentar a eficiência produtiva e atrair capital estrangeiro, mas também dos países capitalistas ocidentais, que se deixaram levar pela expansão descontrolada do capital financeiro.
Internet: <jornalggn.com.br>.
Acerca do papel econômico e geopolítico da China nas últimas quatro décadas, assinale a alternativa correta.
A rodada Doha estabelece um ciclo de negociações multilaterais a nível mundial, buscando diminuições de barreiras comerciais, tendo por objetivo práticas de livre comércio entre os países envolvidos, principalmente na contribuição do desenvolvimento dos emergentes. As decisões da rodada Doha são feitas por meio:
O presidente norte americano, Donald Trump, fez nesta semana um aguardado anúncio: revelar a sua estratégia no país asiático no qual os EUA estão envolvidos em uma guerra contra grupos terroristas que já dura 16 anos. Embora não tenha dado prazo ou qualquer outro detalhe sobre as mudanças táticas, Trump anunciou que não há data para a saída militar dos EUA e que, daqui em diante, irá ampliar a presença no país. A expectativa é a de que o contingente de soldados dos EUA em solo, que hoje está em 8.400, suba para 12.500, incluindo tropas de uma coalizão internacional. Segundo Trump a sa da ―precipitada‖ poderia contribuir para que outros grupos terroristas como o Estado Islâmico e a rede Al Qaeda preenchessem vácuos de poder em diferentes partes do país. A partir do texto a ação dos EUA ocorre em qual país. Assinale a alternativa correta:
Acerca das concepções clássicas das relações internacionais, julgue os itens seguintes.
A política externa dos Estados diz respeito à condução pacífica das relações internacionais, tendo a diplomacia como instrumento, ao passo que o recurso a medidas coercitivas e, em última instância, ao emprego da força é alheio ao repertório da política externa por ser medida excepcional e de caráter temporário.
Julgue os próximos itens, concernentes aos impactos das transformações que advieram do fim da Guerra Fria para as políticas e para os instrumentos de segurança dos Estados Nacionais.
Com o fim do confronto nos planos político-ideológico e estratégico-militar entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), os aparatos de espionagem das grandes potências ocidentais e dos países que integravam a ex-URSS atribuíram maior valor à espionagem voltada para questões econômico-comerciais, industriais e tecnológicas.
O continente africano pode ser dividido entre África do Norte e África Subsaariana. A África Subsaariana é apresentada, comumente, como a região do planeta com os piores indicadores sociais e econômicos. Todavia, apesar de fortes conflitos, alguns países conseguem um significativo crescimento econômico, relacionado às riquezas naturais. Os dois países da África Subsaariana, considerados os maiores exploradores de petróleo nos últimos anos, são:
No início do século XX, antes da ocorrência das duas grandes guerras, havia uma ordem mundial multipolar. Isso quer dizer que:
Observe a imagem a seguir.
A foto do menino resgatado com vida sob escombros após um bombardeio em Aleppo, em 2016, viralizou nas redes sociais e jornais de todo o mundo. Arrastando-se desde 2011, o conflito na síria possui características sectárias e parece estar longe de uma resolução. Nas aulas de Geografia, a temática “Espaço e Poder", principalmente, na perspectiva do Oriente Médio, torna a Guerra Civil na Síria um tema imprescindível, já que esta já é considerada um dos maiores desastres humanitários dos últimos anos.
A partir deste conflito, diversos são os temas que o professor de Geografia pode desenvolver em suas aulas. A seguir, são apresentados alguns temas e suas respectivas relações. A única alternativa que apresenta uma incongruência é:
Meses depois de um conturbado referendo que aprovou a saída do Reino Unido do bloco europeu, o país final-mente formalizou o desligamento da União Europeia (UE). [...] Nesta quarta-feira (30), o embaixador britânico junto à UE entregou a notificação ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. Em seguida, a primeira-ministra, Theresa May, fez o anúncio ao Parlamento britânico. Agora, está oficializada a ativação do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, documento fundamental que rege o funcionamento da União Europeia e que será o nor-teador desse processo de separação. A negociação entre Reino Unido e UE promete ser uma das mais com-plexas da história.
Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/5-pontos-sobre-a-saida-do-reino-unido-da-uniao-europeia. Publicado em 29 mar 2017. Acesso em 11/07/2018.
O processo de saída do Reino Unido da União Europeia recebeu o apelido de:
Hitler delineou seus planos de expansão na Europa para ganhar o Lebensraum, uma “lei da natureza" (na visão nazista) para todas as pessoas sadias e vigorosas de raças superiores. Por esse pensamento, pessoas de raças inferiores poderiam ser deslocadas dos seus territórios caso pessoas de uma raça superior estivessem enfrentando superpopulação por conta do seu limite territorial.
Internet: <seuhistory.com> (com adaptações).
Ratzel está profundamente envolvido nos debates sobre o lugar da Alemanha no mundo. É membro fundador do Kolonialverein (Comitê Colonial) e defende a ideia de um império colonial alemão. Trabalha sobre a África e estabelece um mapa deste continente, ainda mal conhecido no final do século XIX e vigorosamente disputado pelas potências europeias, ávidas de territórios e de mercados.
DEFARGES, Philippe Moreau. Introdução à Geopolítica.
Lisboa: Gradiva, 2003, p. 69.
Um conceito importante no pensamento geográfico dos séculos XIX e XX, em especial na geografia política, conecta esses dois textos. Trata‐se do(da)
Bélgica cria nova língua oficial, se une na Copa e esquece disputas internas. Rival do Brasil nas quartas de final é um país pouco acostumado à ideia de nação.
Internet: <www1.folha.uol.com.br>.
Tendo o texto como referência inicial, assinale a alternativa correta.