De acordo com o pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Tatsuo Ishizu, a história do Japão na Amazônia começou em 16 de setembro de 1926, quando 43 famílias desembarcaram no Pará criando a terceira colônia japonesa no Brasil.
(Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/09/semana-do-japaocomemora-migracao-para-amazonia.html.
Acesso em 08/08/23)
A principal atividade desenvolvida por imigrantes japoneses a leste de Belém, tornando a região uma das maiores produtoras do Brasil, foi o cultivo de:
Leia o trecho da canção de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira:
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação?
Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por falta d'água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão (...)
Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
No contexto do desenvolvimento econômico nacional na época em que os versos desta canção foram criados, o personagem
realizou o seguinte tipo de migração interna:
Analise a sequência de imagens a seguir.
Com base nas imagens e nos conhecimentos referentes ao conteúdo da BNCC, referente aos anos finais da disciplina de geografia, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A imagem é apresentada no contexto da unidade temática “Mundo do trabalho”.
( ) A imagem pode ser trabalhada tendo como objetivo de conhecimento a “Transformação das paisagens naturais e antrópicas”.
( ) A imagem pode ser tratada junto à unidade temática “Êxodo rural”. ( ) A imagem pode ser relacionada aos objetivos de conhecimento “Industrialização tardia” e “Conflitos sociais”.
A partir do contexto apresentado no excerto, é correto afirmar que o Brasil
A crítica feita na figura precedente à agropecuária brasileira está relacionada
No ensino de Geografia do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Geografia, aponta o objeto de conhecimento “Identidade sociocultural” a ser trabalhada com os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto
de conhecimento, espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:
Com relação aos conceitos básicos da ciência da geoinformação, temos no universo da representação, que as representações geométricas podem estar associadas a duas grandes classes: REPRESENTAÇÃO VETORIAL e REPRESENTAÇÃO MATRICIAL. Sobre estas representações, analise as afirmativas a seguir e associe à numeração correta:
(1) Representação Matricial
(2) Representação Vetorial
( ) Atribui maior precisão à produção de cartas.
( ) Realiza melhor operações de álgebra de mapas.
( ) Para um mesmo grau de precisão, o espaço de armazenamento requerido é bem maior.
( ) Apresenta os relacionamentos topológicos entre objetos disponíveis.
( ) Representa melhor fenômenos com variação contínua no espaço.
( ) Possui armazenamento por coordenadas (mais eficiente).
A numeração correta na sequência em que aparecem as afirmativas é:
Em 2006, o Brasil, inspirado no trabalho conhecido como Projeto FAO/Incra, passou a caracterizar o universo da agricultura familiar como aquele integrado pelos estabelecimentos que atendiam, simultaneamente, às seguintes condições: a) a direção dos trabalhos do estabelecimento deveria ser exercida pelo produtor; b) o trabalho familiar deveria ser superior ao trabalho contratado e; c) os estabelecimentos não poderiam ter área superior a uma área máxima regional, estabelecida em quinze módulos fiscais. Do ponto de vista legal, os requisitos que estabelecem transformações recentes no espaço agrário, se caracterizam em 4 pontos, que são:
Uma importante contribuição desse tipo de atividade para o quadro socioeconômico brasileiro é o(a)
São características do sistema de roça – conuco, EXCETO:
A partir do final da década de 1870, as novas condições econômicas e sociais que alteravam a realidade brasileira possibilitaram a organização do movimento abolicionista no Brasil. A progressiva introdução do trabalho livre dos imigrantes europeus nas fazendas, a crescente urbanização e a diversificação da economia do Centro-Sul provocaram uma verdadeira divisão entre os proprietários. Enquanto escravocratas e abolicionistas enfrentavam-se no Parlamento, proliferavam os jornais, os clubes e as associações abolicionistas, e intensificavam-se as manifestações e comícios nas ruas das cidades.
TEIXEIRA, F. M. P.; TOTINI, M. E. História econômica e administrativa do Brasil.
São Paulo: Ática, 1991 (adaptado).
Um grupo da camada social dominante brasileira que se opôs fortemente ao movimento citado era aquele composto pelos

A produção representada na imagem retrata a expansão de qual processo socioeconômico?
O Brasil é ainda hoje uma das referências agrárias, circulando assim entre os maiores produtores de alimentos do mundo. Com relação ao crescimento da produção agropecuária, um fator que influencia nos problemas ambientais através da expansão da agropecuária é
O agronegócio centrado na fruticultura surgiu timidamente, à sombra da agroindústria, e tomou um grande impulso em meados dos anos de 1980 com a estruturação de uma base para exportação. A partir desse período, as frutas produzidas no Polo irrigado tiveram uma trajetória ascendente com pequenas variações no volume exportado em função da instabilidade das políticas cambiais e do próprio mercado externo, até meados dos anos de 1990. Entretanto, é a partir de 1997 que essa tendência se consolida e a participação das principais frutas produzidas voltadas para mercado externo (uva e manga) passa a contribuir com 90% do volume das exportações do país.
(http://www.eng2016.agb.org.br. Acesso em 06.09.2018. Adaptado)
O texto se refere à consolidação do agronegócio
O agronegócio globalizado é uma variável chave para compreender as contradições materializadas no campo brasileiro no início do século XXI. Atente para o que se diz a seguir sobre essa temática.
I. É cada vez mais presente na agricultura brasileira um sistema produtivo“empresarial", que envolve aquisição e arrendamento de terras para a produção de agrocombustíveis, grãos e florestas plantadas.
II. O arranjo territorial da reestruturação produtiva da agricultura no Brasil vai se organizar de maneira seletiva, privilegiando determinadas “manchas" de expansão agroindustrial.
III. Quanto mais desenvolvida for a atividade agrícola na qual são implementados os pacotes tecnológicos direcionados ao aumento da produção, maior será sua dependência das condições climáticas.
É correto o que se afirma em