Uma corrente elétrica I = 1,0 mA passa através de um fio retilíneo infinito.
O módulo do campo magnético, em teslas, a 10,0 cm do fio é
Dados: µ0 = 4∏ × 107 N/A2
A figura a seguir mostra um trapézio ABCD onde foi traçado o segmento EF paralelo às bases AB e CD. O comprimento EF mede 7 cm, e o comprimento CD mede 9 cm.
Sendo o comprimento ED o dobro do comprimento AE, quanto mede, em cm, o comprimento AB?
A unidade de energia no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o joule (J).
A unidade joule pode ser escrita através de outras unidades do SI como, por exemplo,
Um corpo é lançado verticalmente para baixo, de uma altura de 60 m em relação ao solo, com velocidade inicial de 8 m/s. Desprezando a resistência do ar, a altura do corpo, em relação ao solo, 2s após o lançamento, em metros, vale Dado: g = 10 m/s²
Um satélite artificial equatorial gira ao redor da Terra à altura de 600 km. O raio da Terra é de, aproximadamente, 6.400 km. Para que um observador, colocado na Terra, veja o satélite sempre na mesma posição, o módulo da sua velocidade linear deve ser, em m/s, de aproximadamente,
Atenção: Considere as informações abaixo para responder às questões de números 29 e 30. Um frasco de vidro, de capacidade térmica desprezível, contém 100 g de água à temperatura de 20 °C. Coloca-se no seu interior um pedaço de latão, de massa 200 g, à temperatura de 80 °C.
Dados: Calor específico da água = 1,0 cal/g °C
Calor específico do latão = 0,095 cal/g °C
A capacidade térmica do sistema (frasco + água + latão), em cal/°C, vale
Em uma sala quadrada ABCD foi instalado um espelho plano vertical de forma que cada uma de suas laterais tocam as metades
das paredes AB e AD. Um observador O encontra-se no meio da parede BC, conforme mostra a figura.

Dentre os pontos B, C, D e F da figura, o observador O pode enxergar por reflexão no espelho
Uma fonte de força eletromotriz 16 V e resistência interna de 2,0 Ω forma um circuito elétrico simples com um resistor de resistência 30 Ω. Neste caso, a potência elétrica dissipada internamente na fonte é, em watts, de
Para que se tenha um processo de ensino-aprendizagem, o ensino deve considerar os processos de quem aprende. Para que esse processo seja possível, na prática o professor deve levar em conta
São princípios norteadores do Novo Plano Curricular do Ensino Médio no estado de Minas Gerais:
O Conteúdo Básico Comum de Física expressa aspectos
Ao trabalhar um tema como o Sol e as fontes de energia, o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse é um dos conceitos mais importantes da Física,
Procurou–se repetir as etapas do Método Experimental para investigar a questão O que faz com que um corpo de massa m e
volume V afunde num líquido de densidade p ?
Após discussões com os alunos, foram levantadas as hipóteses de resposta à questão. Utilizando–se frascos cilíndricos, de
diferentes volumes, após testada cada uma das hipóteses e descartadas as não relevantes, chegou–se à conclusão de que
apenas a massa m e o volume V são determinantes do afundamento do corpo no líquido. Na etapa final do experimento,
considerou–se o corpo como sendo um frasco de volume V, com tampa e contendo areia. Variando a quantidade de areia no
frasco, foi possível perceber diferença no comportamento de afundar ou não no líquido. Daí, a conclusão: um corpo afunda no
líquido se
Duas pequenas esferas metálicas e idênticas A e B estão eletrizadas com cargas QA = 5 μC e QB = −1 μC. Colocam–se as esferas em contato e, a seguir, elas são separadas a uma distância de 10 cm. Considerando a constante eletrostática k0 = 9 . 109 N.m2/C2, a intensidade da força elétrica de interação entre as esferas, em newton, vale
São princípios norteadores do Novo Plano Curricular do Ensino Médio no estado de Minas Gerais: