Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2233 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Uma corrente elétrica I = 1,0 mA passa através de um fio retilíneo infinito.
O módulo do campo magnético, em teslas, a 10,0 cm do fio é
Dados: µ0 = 4∏ × 107 N/A2

A figura a seguir mostra um trapézio ABCD onde foi traçado o segmento EF paralelo às bases AB e CD. O comprimento EF mede 7 cm, e o comprimento CD mede 9 cm.

Sendo o comprimento ED o dobro do comprimento AE, quanto mede, em cm, o comprimento AB?

A unidade de energia no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o joule (J).
A unidade joule pode ser escrita através de outras unidades do SI como, por exemplo,

Um corpo é lançado verticalmente para baixo, de uma altura de 60 m em relação ao solo, com velocidade inicial de 8 m/s. Desprezando a resistência do ar, a altura do corpo, em relação ao solo, 2s após o lançamento, em metros, vale Dado: g = 10 m/s²

Um satélite artificial equatorial gira ao redor da Terra à altura de 600 km. O raio da Terra é de, aproximadamente, 6.400 km. Para que um observador, colocado na Terra, veja o satélite sempre na mesma posição, o módulo da sua velocidade linear deve ser, em m/s, de aproximadamente,

Atenção: Considere as informações abaixo para responder às questões de números 29 e 30. Um frasco de vidro, de capacidade térmica desprezível, contém 100 g de água à temperatura de 20 °C. Coloca-se no seu interior um pedaço de latão, de massa 200 g, à temperatura de 80 °C.

Dados: Calor específico da água = 1,0 cal/g °C

Calor específico do latão = 0,095 cal/g °C

A capacidade térmica do sistema (frasco + água + latão), em cal/°C, vale

Em uma sala quadrada ABCD foi instalado um espelho plano vertical de forma que cada uma de suas laterais tocam as metades

das paredes AB e AD. Um observador O encontra-se no meio da parede BC, conforme mostra a figura.

Dentre os pontos B, C, D e F da figura, o observador O pode enxergar por reflexão no espelho

Uma fonte de força eletromotriz 16 V e resistência interna de 2,0 Ω forma um circuito elétrico simples com um resistor de resistência 30 Ω. Neste caso, a potência elétrica dissipada internamente na fonte é, em watts, de

Para que se tenha um processo de ensino-aprendizagem, o ensino deve considerar os processos de quem aprende. Para que esse processo seja possível, na prática o professor deve levar em conta

São princípios norteadores do Novo Plano Curricular do Ensino Médio no estado de Minas Gerais:

O Conteúdo Básico Comum de Física expressa aspectos

Ao trabalhar um tema como o Sol e as fontes de energia, o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse é um dos conceitos mais importantes da Física,

Procurou–se repetir as etapas do Método Experimental para investigar a questão O que faz com que um corpo de massa m e volume V afunde num líquido de densidade p ?
Após discussões com os alunos, foram levantadas as hipóteses de resposta à questão. Utilizando–se frascos cilíndricos, de diferentes volumes, após testada cada uma das hipóteses e descartadas as não relevantes, chegou–se à conclusão de que apenas a massa m e o volume V são determinantes do afundamento do corpo no líquido. Na etapa final do experimento, considerou–se o corpo como sendo um frasco de volume V, com tampa e contendo areia. Variando a quantidade de areia no frasco, foi possível perceber diferença no comportamento de afundar ou não no líquido. Daí, a conclusão: um corpo afunda no líquido se

Duas pequenas esferas metálicas e idênticas A e B estão eletrizadas com cargas QA = 5 μC e QB = −1 μC. Colocam–se as esferas em contato e, a seguir, elas são separadas a uma distância de 10 cm. Considerando a constante eletrostática k0 = 9 . 109 N.m2/C2, a intensidade da força elétrica de interação entre as esferas, em newton, vale

São princípios norteadores do Novo Plano Curricular do Ensino Médio no estado de Minas Gerais:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282