A teoria da relatividade contribuiu para formar uma imagem realística sobre a natureza física, em particular acerca das relações entre teoria, matemática e experiência.
Julgue os itens a seguir, a respeito de fenômenos relativos
à termodinâmica.
Em qualquer processo termodinâmico que ocorra entre dois
estados de equilíbrio, o resultado da soma da entropia do
sistema com a entropia da vizinhança pode diminuir
ao longo do processo.
A figura a seguir ilustra o esquema de um experimento em que um solenoide cilíndrico, de comprimento L, tem enroladas n espiras de um fio condutor, percorridas por uma corrente elétrica de intensidade i, constante, e que, na vista de frente, desce pela frente das espiras. No interior do solenoide há um meio de permeabilidade magnética μ. No seu interior, sobre a reta geratriz xy do cilindro, uma partícula α é abandonada do repouso.
Arquivo pessoal; imagem usada com autorização
Assim, o campo magnético gerado no interior do solenoide será orientado na direção xy, no sentido de _________, tendo intensidade constante e diretamente proporcional às grandezas _________; a partícula α ___________.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Considere as informações a seguir para responder às questões de números 44 a 46.
Um motorista descuidado causou um acidente, fazendo com que seu carro despencasse de um penhasco de 20 m de altura e caindo sobre uma superfície plana e horizontal. A figura a seguir ilustra a situação ocorrida.

Arquivo pessoal; imagem usada com autorização
Ao passar pelo ponto A da pista horizontal e retilínea a uma velocidade de 72 km/h, ele acelerou passando pelo ponto B, à beira do penhasco, a 144 km/h, em 5,0 s, caindo livremente e tocando a superfície plana e horizontal no ponto D. A massa total do veículo era de 1000 kg e a aceleração da gravidade considerada com o valor 10 m/s2 .
O ponto C fica na mesma reta vertical de B. Assim, o alcance horizontal CD na superfície plana foi, em metros, de
Considere a situação descrita a seguir para responder às questões de números 48 e 49.
No interior de um calorímetro, de capacidade térmica 100 cal/ºC, há um litro de certo líquido de densidade 103 kg/m3 e calor específico 1,0 cal/(g.ºC), à temperatura ambiente. Mantendo o sistema isolado do meio ambiente, insere-se no líquido um aquecedor de especificações nominais (1100 W;220 V) o qual permanece conectado à rede elétrica compatível durante 40 s. Ao fim desse tempo, observa-se uma dilatação real no líquido de 1% de seu volume inicial.
O aquecedor, mencionado anteriormente, de especificações nominais (1100 W; 220 V), ao ser ligado corretamente à fonte de tensão, deve ser percorrido por uma corrente elétrica de intensidade _______. A sua resistência elétrica, ôhmica, deve ser de _______ Ω.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado.
É comum em viagens de avião sermos solicitados a desligar aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas, como celulares. A justificativa dada para esse procedimento é, entre outras coisas, a necessidade de eliminar fontes de sinais eletromagnéticos que possam interferir nas comunicações, via rádio, dos pilotos com a torre de controle.
Essa interferência poderá ocorrer somente se as ondas emitidas pelo celular e as recebidas pelo rádio do avião
O manual de um automóvel alerta sobre os cuidados em relação à pressão do ar no interior dos pneus. Recomenda-se que a pressão seja verificada com os pneus frios (à temperatura ambiente). Um motorista, desatento a essa informação, realizou uma viagem longa sobre o asfalto quente e, em seguida, verificou que a pressão
no interior dos pneus não era a recomendada pelo fabricante. Na ocasião, a temperatura dos pneus era
. Após um longo período em repouso, os pneus do carro atingiram a temperatura ambiente T. Durante o
resfriamento, não há alteração no volume dos pneus e na quantidade de ar no seu interior. Considere o ar dos pneus um gás perfeito (também denominado gás ideal).
Durante o processo de resfriamento, os valores de pressão em relação à temperatura (P × T) são representados pelo gráfico:
A foto mostra a construção de uma cisterna destinada ao armazenamento de água. Uma cisterna como essa, na forma de cilindro circular reto com 3 m² de área da base, foi abastecida por um curso-d’água com vazão constante. O seu proprietário registrou a altura do nível da água no interior da cisterna durante o abastecimento em diferentes momentos de um mesmo dia, conforme o quadro.


Disponível em: www.paraibamix.com. Acesso em: 3 dez. 2012.
Qual foi a vazão, em metro cúbico por hora, do curso-d’água que abasteceu a cisterna?
A figura anterior representa um objeto de peso P, em repouso em relação ao helicóptero, sendo transportado em equilíbrio estável e sustentado por um bombeiro, por meio de um sistema de polias, com uma força F. Considere que, nesse sistema, o atrito, o momento de inércia das polias e as massas das cordas e das polias sejam desprezíveis.
Nesse caso hipotético, a relação entre a força F aplicada pelo bombeiro e o peso P do objeto, em módulo, satisfaz a relação
Um caminhão guincho é um tipo de veículo que possui uma plataforma capaz de rebocar cargas como automóveis. Para colocar a carga em sua plataforma, o guincho conta com dois estágios de inclinação de sua rampa de acesso. No primeiro estágio, a rampa faz com a horizontal um ângulo de 60° e a carga é puxada com velocidade constante por um cabo de aço até a metade da plataforma. Após esse procedimento, a rampa é suspensa e sua inclinação, em relação à horizontal, passa a ser de 30°. Nesse momento, a carga é novamente puxada pelo cabo de aço, também com velocidade constante pelo restante da plataforma até o final do processo. Finalmente, a rampa é
suspensa uma última vez e passa a se posicionar paralelamente ao solo.
Durante um processo de elevação até o topo da rampa de uma carga de 400 kg, desprezando-se as forças de atrito e localizado em uma região onde a gravidade vale 9,8 m/s², o cabo de aço exerce sobre a carga uma força de tração, cujo valor máximo é mais próximo de:
O microscópio composto é um instrumento óptico normalmente utilizado na observação de objetos de pequenas dimensões e consta de duas lentes, geralmente compostas e com eixos coincidentes. A lente que fica mais próxima do objeto é denominada objetiva e aquela através da qual a pessoa observa a imagem ampliada é denominada ocular.

O objeto (O) a ser observado está localizado em um ponto além do foco F1 da lente objetiva de forma que, a imagem formada por essa lente (i1), é real e maior que o objeto O. A imagem real i1 é “objeto” para a ocular, que fornece a imagem final do sistema (i2) virtual e maior que a imagem i1, ou seja, a ocular aumenta a ampliação gerada pela objetiva.
É CORRETO afirmar que as lentes oculares e objetivas utilizadas no microscópio composto são, respectivamente:
Considere que uma balsa de área , espessura e massa
flutue em águas tranquilas, com cm submersos. Considere,
ainda, que, ao sair uma pessoa da balsa, cm fiquem
submersos. Nessa situação hipotética, a massa da pessoa é
igual a 
Julgue os itens a seguir, a respeito de fenômenos relativos
à termodinâmica.
Em uma transição de fase, uma substância pode absorver
grandes quantidades de calor sem variar a sua temperatura.
Julgue os itens a seguir, a respeito de fenômenos relativos
à termodinâmica.
Considere que dois recipientes, A e B, sejam conectados
entre si por meio de uma válvula fechada. Suponha que, no
recipiente A, existe certa quantidade de gás real à pressão P,
e, no recipiente B, vácuo. Considere, também, que ambos
estejam em um banho térmico, ou seja, mergulhados em uma
grande quantidade de água isolada do resto do universo,
a uma dada temperatura e em equilíbrio com ela. Nessa
situação hipotética, quando a válvula for aberta, a amostra de
gás do recipiente A se expandirá pelo recipiente B, contra
uma pressão externa igual a 2P.
Considere a situação descrita a seguir para responder às questões de números 48 e 49.
No interior de um calorímetro, de capacidade térmica 100 cal/ºC, há um litro de certo líquido de densidade 103 kg/m3 e calor específico 1,0 cal/(g.ºC), à temperatura ambiente. Mantendo o sistema isolado do meio ambiente, insere-se no líquido um aquecedor de especificações nominais (1100 W;220 V) o qual permanece conectado à rede elétrica compatível durante 40 s. Ao fim desse tempo, observa-se uma dilatação real no líquido de 1% de seu volume inicial.
Considerando o equivalente mecânico do calor em 4 J/cal, o coeficiente de dilatação volumétrica real do líquido deve ser, em ºC–1 , de