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Marilena Chauí (2000) considera que a filosofia diz não às crenças e aos preconceitos do senso comum quando se começa a pensar o mundo estabelecido como se nunca o tivesse visto e se tem um pensamento crítico movido pela admiração e pelo:

“A história da filosofia no seu conjunto outra coisa não seria senão um campo de batalha coberto somente dos ossos dos mortos; um reino não só de indivíduos mortos, fisicamente findos, mas também de sistemas refutado, e por conseguinte espiritualmente finado, cada um dos quais matou e sepultou o precedente.” (HEGEL, Introdução a história da filosofia. Col. Os Pensadores, 1974 p. 339) Para Hegel, a compreensão da história da filosofia se ocupa da própria filosofia, assim, não se pode afirmar que

Leia o texto a seguir:

“Onde está a necessidade da filosofia? Está no fato de que ela, por meio da reflexão, permite que o homem tenha mais que uma dimensão, além daquela que é dada pelo agir imediato no qual o “homem prático" se encontra mergulhado. É ela que permite o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam. É ela que reúne o pensamento fragmentado da ciência e o reconstrói na sua unidade. É ela que retoma a ação pulverizada no tempo e procura compreendê-la" (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1986, p. 48, Adaptado).

Segundo o trecho acima, o pensamento filosófico é necessário aos seres humanos, porque desenvolve as capacidades de

Considerando as competências e habilidades a serem desenvolvidas em filosofia conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio, avalie os seguintes itens:

I. ler textos filosóficos de modo racional;

II. ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros;

III. elaborar por escrito o que foi apropriado de modo dialético;

IV. debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes.

Está correto o que consta em

Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio, a reforma curricular do Ensino Médio estabelece a divisão do conhecimento escolar em três áreas, inserindo-se Filosofia em uma delas. Essas áreas são as seguintes:

Análises filosóficas são classificadas de terapêuticas, ao aspirarem curar o pensamento e a fala de noções metafísicas, de “fantasmas" que embora nem designem nem expliquem, ainda perseguem a mente.

Escreva 1 para os itens que reproduzem o típico pensamento terapêutico, de correção do comportamento filosófico, e 2 para os itens que se referem a comportamentos que necessitariam de tal terapia.

( ) O sensualismo e o materialismo têm força em situação em que o instinto vital e a necessidade material não estão satisfeitos.

( ) Exclusão de conceitos capazes de relacionar tal comportamento à sociedade como um todo.

( ) A apresentação de alternativas consideradas meras especulações, sonhos e fantasias.

( ) Apresentação de elementos que ultrapassem o universo do discurso estabelecido.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Atente para as seguintes proposições de Wittgenstein em Investigações Filosóficas: - “Nós devemos nos ater aos objetos do nosso pensamento cotidiano e não nos perder e imaginar que temos que descrever sutilezas extremas". - “E nós não avançaremos em nenhum tipo de teoria. Não deve haver nada hipotético em nossas considerações".

Considerando as citações acima, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso sobre a relação entre filosofia e consciência cotidiana.

( ) Estimula a sujeição às regras dos fatos estabelecidos.

( ) Favorece a eliminação de tese dialógica.

( ) Preconiza uma linguagem que mutila o homem e a natureza.

( ) Destrói a coordenação de aporias lógicas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática “teorias éticas” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Leia o texto a seguir:

“O reconhecimento dessa dimensão propriamente filosófica da história da filosofia deve incidir diretamente sobre a prática historiográfica, tornando-a constitutiva do ato de filosofar. Desta sorte, a filosofia encontra na "rememoração" do seu passado, uma forma de legitimação teórica do seu presente. A historiografia filosófica deixa de ser tarefa puramente arqueológica ou apenas reconstituição de sistemas de ideias. Ela se torna um ato de filosofar" (VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia III. São Paulo: Loyola, 1997, p. 286. adaptado).

No trecho acima, Vaz se refere à filosofia, seu passado e seu presente, afirmando:

Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática “ética” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

A Filosofia faz parte de uma das áreas de ensino do conhecimento escolar e é um tipo de conhecimento que contribui para a formação no ensino médio e para o cumprimento de suas finalidades. Considerando o Art 35 da LDB, assinale a opção que NÃO corresponde a uma finalidade do ensino médio.

Ao se trabalhar a temática “universalidade e relatividade dos valores”, espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de:

Ao se trabalhar a temática “corpo e psiquismo”, espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de:

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a

elaborar por escrito o que tenha sido apropriado por meio da reflexão.

Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática “as origens da filosofia” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

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