Aos seus alunos, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Termo empregado por Charles Fourier para designar a organização social utópica por ele prevista: um grupo de cerca de 1.600 pessoas vivendo em regime comunista, com liberdade de relações sexuais e regulamentação da produção e do consumo dos bens."
No contexto da Filosofia, o fragmento acima conceitua:
Em consideração às competências e habilidades a serem desenvolvidas em filosofia conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio, cabe à filosofia contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto nos seguintes outros planos:
François Châtelet foi um importante filósofo francês do século XX. Coube-lhe dirigir a organização de uma das mais significativas coletâneas que tratam da história da filosofia. Na introdução que escreve especialmente para o volume (de sua História da Filosofia) que trata especificamente da filosofia contemporânea ele registra a interferência, na atual reflexão filosófica, de uma miríade de questões as quais até então não faziam parte da agenda filosófica. "Objetos quebrados, partidos, ou evanescentes (aos olhos da tradição especulativa) impõem-se: o inconsciente, a linguagem, a ciência (já não apenas como conhecimento, mas como prática e como instituição política), a guerra, o (diz-se) partido, a (diz-se) loucura, o (diz-se) crime, o (diz-se) primitivo, a arte como atividade, como máscara e como efeito" (CHÂTELET: 1995; 10). Seguindo esse raciocínio, à base de todo esse processo de ressignificação da filosofia encontra-se como vetor o(a):
Segundo MARCONDES, Danilo: 2001; 261, "a filosofia analítica considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio da análise lógica da(o):
Apreocupação com o conhecimento está nas origens da Filosofia e permeia toda a sua história. É correto afirmar que, em geral, o conhecimento proposto pela Filosofia é: