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    A pessoa com deficiência de qualquer modalidade — seja visual, auditiva, física ou mental — encontra-se em uma posição de grande vulnerabilidade em relação às pessoas sem deficiência, sendo frequentemente marcante a assimetria das relações de poder na interação entre ambas. Tal assimetria de relação hierárquica é multiplicada conforme a severidade de cada caso, sendo ampliada se a pessoa com necessidades especiais pertencer a um outro grupo de risco, por exemplo, se for mulher ou criança.


PASIAN, M. S. A negligência parental e a relação com a deficiência:
o que mostra a pesquisa nacional. Revista Educação Especial,
n. 53, set.-dez. 2015 (adaptado).

A realidade abordada no texto indica a necessidade de se promover uma ética interpessoal centrada no

“Assim, o princípio de toda vontade humana, como uma vontade que legisla universalmente através de todas as suas máximas, conviria muito bem, desde que tudo o mais nele estivesse correto, a um _________ pelo fato de que ele, precisamente por causa da ideia da legislação universal, não se baseia em qualquer interesse e, portanto, entre todos os imperativos possíveis, é o único que pode ser incondicional; ou, melhor ainda, invertendo a proposição: se há um __________ (isto é, uma lei para toda vontade de um ser racional), então ele só pode mandar que tudo se faça a partir da máxima de sua vontade como uma vontade que possa ao mesmo tempo ter a si mesma por objeto como universalmente legislante; pois só então o princípio prático e o imperativo, ao qual ela obedece, é incondicional, porque ele não pode ter qualquer interesse por fundamento”
                                                                                                         

                                                                                                                                                                                                                                             (KANT, Fundamentação da metafísica dos costumes. In: AA, IV, p. 432).

Assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.

Esse excerto é uma referência ao projeto genealógico idealizado por Nietzsche no decorrer de seu pensamento.

Considerando a referida obra, é correto afirmar que o projeto genealógico caracteriza-se por uma

Fernando se reconhece como autor de suas ações, avaliando os efeitos e consequências destas sobre si e sobre os outros. Sendo responsável, responde e assume as consequências de seus atos. Por essa razão, é considerado um sujeito:

“ Nossas interconexões e nossa interdependência já são globais. O que quer que aconteça em um lugar influencia a vida e as oportunidades de vida das pessoas em todos os outros. O cálculo dos passos a serem dados em qualquer local precisa levar em conta as possíveis respostas das pessoas em todos os outros.” BAUMAN (2007)
Bauman destaca no texto que todos devem ter uma responsabilidade ética em um mundo globalizado. Frente a este conceito na pandemia, especialmente na crise sanitária vivida desde março de 2020 no Brasil, o governo e cada cidadão/ã precisam seguir as orientações dos cientistas e da Organização Mundial da Saúde a fim de garantir a superação da crise no país e em todas as nações, por ser esse um desafio que só pode ser solucionado se cada um aderir à lógica da responsabilidade:

“Nenhum território soberano, por maior que seja, populoso e dotado de recursos, pode proteger sozinho suas condições de sustento, sua segurança, sua prosperidade a longo prazo, seu estilo de vida preferencial ou a segurança de seus habitantes. [...] A lógica de responsabilidade planetária está voltada, pelo menos em princípio, para tomar os problemas gerados globalmente e os enfrentar à queima-roupa – em seu próprio nível.” De acordo com Bauman (2007), compreende-se porque todo chefe de nação deve ter a preocupação de manter as relações exteriores no patamar da responsabilidade ética, pois a tendência mútua entre os países tem hoje dimensões planetárias. E, em situações como a que se vive no momento, de grave crise sanitária como a pandemia da Covid - 19, se o governante se isenta dessa responsabilidade pode colocar o país e seu povo em uma situação, dentre outras:

Chauí (2000) observa que a ética exige que todo cidadão compreenda a diferença entre atividade e passividade, entendendo que sua conduta pode ser ativa, sendo capaz de dialogar consigo mesmo e com os outros sobre o sentido dos valores e dos fins estabelecidos socialmente, recusando a violência contra si e contra os outros. Essa conduta é contrária à conduta do cidadão passivo, que se deixa governar pela vontade do outro, abrindo mão de sua própria consciência, vontade, liberdade e:

A maneira de considerar os princípios da justiça, que John Rawls chamou de justiça como equidade, pode ser definida como

Leia a charge abaixo:

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Em relação a ética não é correto afirmar que:

Considerando a doutrina ética de Kant, atente para o que se afirma a seguir e assinale a afirmação verdadeira.

A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.

O sujeito ético surge com a “descoberta de que o outro é um 'outro eu'", ou seja, com o reconhecimento da sua humanidade no outro.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da relação entre ética e felicidade na filosofia aristotélica.

Com a expressão “provado sal juntos", Aristóteles refere-se à ética que constitui os laços de amizade, explicitando a importância da convivência para a formação da amizade.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da concepção kantiana acerca da ética, da autonomia da razão e da dignidade.

A maioridade é um estado de liberdade consciente de responsabilidade adquirida: ser livre é ser responsável.

No que diz respeito à “Ética do Discurso”, de Apel, é correto afirmar que

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