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Aos seus alunos, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

Termo empregado por Charles Fourier para designar a organização social utópica por ele prevista: um grupo de cerca de 1.600 pessoas vivendo em regime comunista, com liberdade de relações sexuais e regulamentação da produção e do consumo dos bens."

No contexto da Filosofia, o fragmento acima conceitua:

Na obra Justiça Como Equidade. Uma reformulação John Rawls concebe uma teoria da justiça como equidade, que se trata de uma

O teórico do Estado Nicos Poulantzas (1981; 17) afirma que "o Estado apresenta uma ossatura material própria que não pode de maneira alguma ser reduzida à simples dominação política. Deve se procurar o fundamento da ossatura material do Estado:

As discussões sobre a justiça são recorrentes não só às reflexões típicas da teoria do Estado, da ciência política, e do direito constitucional; elas figuram com destaque nos debates concernentes às relações entre ética e política. Norberto Bobbio, um dos mais proeminentes filósofos políticos do século XX. ao tomar a justiça como objeto de sua reflexão, detectou nela duas dimensões: 1) por um lado, há um tipo de justiça que "preside as trocas"; 2) por outro, há um tipo de justiça "na qual se inspira a autoridade pública" no que diz respeito à alocação de "honras e obrigações" (BOBBIO, N: 2009; 19). Os conceitos que, respectivamente, correspondem a tais definições de justiça são:

A respeito das funções da retórica e da teoria da argumentação,

julgue os itens a seguir.

De acordo com Aristóteles, a retórica parece ser capaz de

descobrir os meios de persuasão relativos a dado assunto,

possibilitando determinar quais são os meios de persuasão mais

adequados a cada caso.

A respeito das funções da retórica e da teoria da argumentação,

julgue os itens a seguir.

O discurso deliberativo, de que é exemplo o discurso político,

visa aconselhar ou dissuadir, mostrando que uma possível ação

futura é conveniente ou prejudicial.

A respeito das funções da retórica e da teoria da argumentação,

julgue os itens a seguir.

A retórica estuda os procedimentos que permitem a um orador fazer que outras pessoas adiram aos pontos de vista por ele defendidos.

A respeito das funções da retórica e da teoria da argumentação,

julgue os itens a seguir.

Os silogismos dialéticos têm a finalidade de persuadir ou convencer e incidem sobre a opinião, ao contrário dos silogismos científicos, que incidem sobre a verdade.

A respeito das funções da retórica e da teoria da argumentação,

julgue os itens a seguir.

A eficácia da argumentação depende não só da totalidade do discurso, mas também do efeito de argumentos isolados, da interação entre os argumentos e até dos argumentos que ocorrem, espontaneamente, no espírito do ouvinte.

“Aqui, portanto, está a complexidade, o fascínio e a tragédia de toda vida política. A política é composta de dois elementos – utopia e realidade – pertencentes a dois planos diferentes
que jamais se encontram. Não há barreira maior ao pensamento político claro do que o fracasso em distinguir entre ideais, que são utopia, e instituições, que são realidade. O comunista, que lançava o comunismo contra a democracia, pensava normalmente no comunismo como um ideal puro de igualdade e fraternidade, e na democracia como uma  instituição que existia na Grã-Bretanha, França ou Estados Unidos, e que apresentava os interesses escusos, as desigualdades e a opressão inerentes a todas as instituições políticas. O democrata, que fazia a mesma comparação, estava de fato comparando um padrão ideal de democracia existente no céu, com o comunismo, como uma instituição existente na
Rússia Soviética, com suas divisões de classes, suas caças aos hereges e seus campos de concentração. A comparação, feita, em ambos os casos, entre um ideal e uma instituição,
é irrelevante e não faz sentido. O ideal, uma vez incorporado numa instituição, deixa de ser um ideal e torna-se a expressão de um interesse egoístico, que deve ser destruído em
nome de um novo ideal. Esta constante interação de forças irreconciliáveis é a substância da política. Toda situação política contém elementos mutuamente incompatíveis de utopia
e realidade, de moral e poder.”

(E. H. Carr, Vinte Anos de Crise: 1919-1939. Uma Introdução ao Estudo das Relações Internacionais. Editora Universidade de Brasília, 2001)

Nesse texto, o historiador, jornalista e teórico das relações internacionais britânico E. H. Carr reflete sobre a complexidade da política. Segundo o texto,

A concepção do Estado moderno como realidade orgânica está na base da filosofia política de Hegel, que se serve especialmente da experiência histórica da Revolução Francesa e do Império Napoleônico. É correto afirmar que, para Hegel, o Estado moderno:

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