Dadas as medidas preventivas, - Saneamento básico com esgotos e águas tratadas. - Erradicação dos caramujos que são hospedeiros intermediários da doença. - Proteção dos pés e pernas com botas de borracha com solado antiderrapante. - Informar a população das medidas profiláticas da doença. - Evitar entrar em contato com água reconhecidamente contaminada. verifica-se que se referem a
O Agente de Combate às Endemias (ACE) é um profissional que deve trabalhar com as equipes da Atenção Básica da Saúde. Dadas as afirmativas sobre o trabalho do ACE, I. O ACE, na Estratégia de Saúde da Família, possibilita a proximidade desse profissional com a comunidade e facilita a participação das famílias nas ações de promoção da saúde. II. Dentre as atribuições do ACE nas equipes de Atenção Básica de Saúde estão atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças infectocontagiosas. III. A inserção do ACE nas equipes de Saúde da Família foi importante para fortalecer as ações de vigilância em saúde na Atenção Básica. verifica-se que está(ão) correta(s)
Os insetos transmissores de doenças ao homem adaptam-se biologicamente aos centros urbanos. Em um bairro considerado área nobre, com predominância de prédios residenciais e comerciais, com coleta regular de lixo e intensa expansão imobiliária, observada pela presença de diversos canteiros de obras, foi detectado um aumento no número de larvas do mosquito Aedes aegypti, após as chuvas de verão, fato que influenciou no aumento de casos humanos da dengue. Vislumbrando a adoção de medidas efetivas de prevenção da dengue no caso exposto, assinale a alternativa que indique o possível ambiente de maior proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti.
Considerando a atuação do agente de vigilância sanitária frente à Imunização e aos Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV), é correto afirmar que ele deve:
A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. Assinale o enunciado INCORRETO.
A ocorrência de determinada doença que acomete sistematicamente as populações em espaços característicos e determinados, no decorrer de um longo período, (temporalmente ilimitada), e que mantém uma incidência relativamente constante, permitindo variações cíclicas e sazonais, é denominada:
A notificação compulsória é um registro que obriga e universaliza as notificações, visando o rápido controle de eventos que requerem pronta intervenção. Assinale a alternativa que corresponde às doenças que necessitam de notificação compulsória:
Na luta contra o Aedes Aegypti, agente transmissor de várias doenças, quais são os profissionais responsáveis pelo incentivo e mobilização da comunidade?
A ocorrência em uma comunidade ou região, de casos de uma mesma doença, ultrapassando a incidência esperada denomina-se:
A leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, cujo espectro pode variar desde um processo inaparente até formas graves. O principal transmissor da doença é o:
É uma doença infecciosa não contagiosa, que se mantém endêmica nas florestas tropicais da América e África causando surtos isolados ou epidemias de maior ou menor impacto em saúde pública. Sendo uma doença de curta duração cujo agente etiológico é um flavivírus encontrado principalmente entre os primatas, sendo principais hospedeiros do vírus amarílico. Trata-se da:
Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
A __________ originou se das observações de Hipócrates feitas há mais de 2000 anos de que fatores ambientais influenciam a ocorrência de doenças.
É uma doença infecciosa parasitária causada por um verme muito pequeno denominado Schistosoma Mansoni. Tratase da:
Em conformidade com a Política Nacional de Imunização 2017, qual o objetivo da vacinação dTpa em gestantes?
Considera a doença como resultante da agressão de um agente a um organismo, sendo eficaz para a explicação da patogênese das doenças infecciosas. De acordo com tal conceito, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
I. Período de incubação
II. Período de transmissibilidade
III. Período de latência
IV. Patogenicidade
V. Infectividade
( ) Conjunto de qualidades específicas do bioagente, que lhe permitem vencer barreiras externas e penetrar em outro organismo vivo e aí multiplicar-se.
( ) Intervalo de tempo que decorre entre a exposição a um bioagente e o aparecimento de sinais ou sintomas da doença, durante o qual não existem sinais clínicos manifestos da doença e o doente ainda não constitui fonte de contágio.
( ) Intervalo de tempo entre a exposição do indivíduo a agente inanimado e o início dos sinais e sintomas de uma doença não infecciosa.
( ) Intervalo de tempo no qual o bioagente pode ser transferido, direta ou indiretamente, de um indivíduo infectado a outro, ou de um animal infectado ao homem, ou de um homem infectado a um animal, inclusive os artrópodes.
( ) Capacidade de o bioagente, uma vez instalado no organismo do homem e de outros animais, produzir sintomas em maior ou menor proporção dentre os hospedeiros infectados.