O controle vetorial do Aedes aegypti pode ser efetuado por um gerente, coordenador ou responsável técnico a área de vigilância em saúde. São atividades de responsabilidade do Agente Comunitário de combate a endemias no controle vetorial da dengue, EXCETO:
As ações de controle vetorial devem ser planejadas e executadas de forma permanente. Leia as alternativas que seguem sobre o rendimento médio das atividades de controle vetorial e assinale a resposta CORRETA.
( ) 20 a 25 imóveis/ agente/ dia
( ) 15 imóveis/ agente/ dia
( ) 70 imóveis / agente/ dia
( ) 30 armadilhas/ agente/ dia
( ) 15 pontos estratégicos/ agente/ dia
I. UBV intradomiciliar e peridomiciliar
II. Tratamento focal
III. Delimitação de foco
IV.Pesquisa em armadilhas
V. Pesquisa em pontos estratégicos
Leia atentamente as alternativas que segue e assinale a resposta CORRETA.
( )Período necessário para a cobertura do Agente de Combate a Endemias de todos os imóveis de determinada área.
( ) Destina-se à guarda de insumos e preenchimento de documentos.
( ) Calculado de acordo com o volume do equipamento aplicador em tratamentos residuais.
( ) Cálculo do volume total ou parcial do depósito de água.
( )Aplicação de larvicida nos criadouros.
I. Tratamento focal
II. Cubagem
III. Ciclo de trabalho
IV.Carga de inseticida
V. Ponto de apoio
Leia as afirmativas a seguir:
I. Todos os casos de infecção pelo HIV devem ser notificados à autoridade competente no prazo máximo de 24h.
II. A elaboração da Programação Pactuada e Integrada (PPI) se dá por um processo descendente, o qual se inicia no âmbito Nacional para os municípios.
III. A lei Nº 9.797, de 6 de maio de 1999, determina que as mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama, decorrente de utilização de técnica de tratamento de câncer, têm direito a cirurgia plástica reconstrutiva.
Marque a alternativa CORRETA:
Salmonelose e Shigelose são doenças veiculadas por:
Sobre a realização de ações educativas, não se pode afirmar que:
A Dengue possui o mesmo inseto vetor que a seguinte doença:
O acompanhamento de crianças é etapa fundamental e prioritária do Agente Comunitário da Saúde. Entre as ações de prevenção de doenças e promoção à saúde estão:
De acordo com a Portaria nº 2488 de 2011, cada Agente Comunitário da Saúde deve realizar as ações previstas nesta portaria e ter uma microárea sob sua responsabilidade, cuja população não ultrapasse:
As Redes de Atenção à Saúde estarão compreendidas no âmbito de uma região de saúde, ou de várias delas, em consonância com diretrizes pactuadas nas Comissões Intergestores.
Os entes federativos definirão os seguintes elementos em relação às regiões de saúde, EXCETO:
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) regulamenta as atribuições dos membros das equipes de atenção básica.
São atribuições comuns a todos os profissionais da atenção básica, EXCETO:
As atividades do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE) são definidas na Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006. De acordo com o disposto na lei, assinale a alternativa INCORRETA.
São chamadas de doenças sexualmente transmissíveis (DST) aquelas causadas por vírus, bactérias ou micróbios e que são transmitidas, principalmente, nas relações sexuais. Muita gente chama de doenças venéreas, doenças da rua, doenças do mundo.
Analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Alguns dos sinais de DST: Feridas nos órgãos genitais masculinos e femininos; Corrimentos na mulher e no homem o “pinga-pinga"; Verrugas
( ) Alguns dos sintomas de DST podem ser: Ardência ao urinar; Coceira nos órgãos genitais; Dor ou mal-estar nas relações sexuais
( ) As principais situações que aumentam o risco de se pegar uma DST são: Pessoas que têm relações sexuais sem usar camisinha; Pessoas cujo companheiro ou companheira tem relação sexual com outras pessoas sem usar camisinha; Pessoas que usam drogas injetáveis, compartilhando agulhas e seringas, isto é, duas ou mais pessoas usando as mesmas agulhas e seringas
( ) O portador do vírus do HIV pode doar sangue, desde que esteja em tratamento.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Amamentar é um ato de entrega e a mulher precisa estar disposta a se entregar. O leite materno é um alimento completo que atende a todas as necessidades do organismo da criança e a protege contra infecções.
Em relação à amamentação, analise as seguintes afirmações, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) A amamentação deve ser em livre demanda, ou seja, sem restringir o número de mamadas ou horários fixos para amamentar e sem determinar o tempo que o bebê suga em cada mama.
( ) No início da mamada, o leite (colostro) é mais ralo, pois tem mais água, açúcar, não satisfazendo o recém-nato, por não ter gordura.
( ) Posição adequada para a mamada: bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido) na posição “barriga com barriga" (barriga da criança em contato com a barriga da mãe".
( ) Quanto mais o bebê suga mais leite será produzido.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Apesar de transmitidas pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, e ter o seu diagnóstico confirmado pela sorologia específica, Dengue , Zika vírus e Chikungunya apresentam algumas características marcantes, podendo ser diferenciadas por isto. Em relação a essas diferenças, analise as afirmativas abaixo assinalando V (se verdadeiras) e F (se falsas):
( ) A principal manifestação clínica de Chikungunya são as fortes dores nas articulações, a artralgia, principalmente nas mãos e nos pés.
( ) O rash cutâneo (manchas vermelhas pelo corpo) está quase sempre presente nos doentes de Zyka vírus, se manifestando nas primeiras 24 horas.
( ) A vermelhidão nos olhos pode estar presente nas doentes de Dengue
( ) A febre está presente na Dengue, sempre em altas temperaturas e de início imediato.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: