Os acidentes ofídicos têm grande importância na saúde, em virtude de sua grande frequência e gravidade. Dessa forma, é procedimento importante identificar o animal causador do acidente, na medida em que
I. possibilita a dispensa imediata da maioria dos pacientes picados por serpentes não peçonhentas.
II. viabiliza o reconhecimento das espécies de importância médica em âmbito regional.
III. auxilia na indicação mais precisa do antiveneno a ser administrado.
Estão CORRETOS os itens:
Quantas doses são indicadas para crianças, da vacina Tetraviral, no Sistema Único de Saúde e em situação de rotina?
São orientações que o Agente Comunitário em Saúde deve dar para uma pessoa que está com DST/Aids, EXCETO:
São coeficientes avaliadores de saúde:
De acordo com as Normas e Diretrizes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e do Programa de Saúde da Família, pode-se afirmar:
De acordo com a Lei n° 10.507, de 10 de julho de 2002, que cria a profissão de Agente Comunitário de Saúde. O exercício da profissão de Agente Comunitário de Saúde dar-se-á exclusivamente no âmbito da(o):
A hanseníase é uma doença transmissível que atinge, principalmente, as pessoas na faixa etária economicamente ativa. Afeta, principalmente, a pele e os nervos periféricos, mas também compromete articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos.
A opção que define a fisiologia da doença é:
O autoexame das mamas deve ser realizado uma vez por mês. A melhor época é uma semana após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito em um mesmo dia de cada mês à sua livre escolha, por exemplo, todo dia 15.
As orientações a serem realizadas pelo ACS são:
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma zoonose, causada por protozoários. Em relação a esta doença, é CORRETO afirmar:
São ações que cada membro da sociedade civil pode fazer em suas casas para eliminar o risco de doenças como Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela, transmitidas pelo Aedes aegypti, eliminando os focos nos domicílios:
I. Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
II. Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
III. Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano, é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.
IV. Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.
Estão CORRETAS as ações:
Sobre a Dengue, analise as afirmativas a seguir: I - A fonte da infecção e reservatório vertebrado é o ser humano. II – Os Vetores são mosquitos do gênero Aedes. A espécie Aedes aegypti é a mais importante na transmissão da doença e também pode ser transmissora da febre amarela urbana. III - A transmissão se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti, no ciclo ser humano Aedes aegypti ser humano. Estão corretos apenas o(s) item(s):
A vacinação deve ser sempre estimulada para a população, como um dos principais recursos para a prevenção de doenças. Das vacinas a seguir, quais as que devem ser administradas ao nascer, no Sistema Único de Saúde, em situação de rotina?
Para o Cadastramento das Famílias a serem atendidas pela Estratégia de Saúde da Família, as seguintes informações são fundamentais que sejam coletadas, exceto:
Analise as alternativas a seguir e assinale qual das seguintes doenças ainda não possui vacinação no Sistema Único de Saúde:
Ao nascer, todo bebê deve tomar a vacina BCG-ID, dose única, que serve para evitar formas graves de: