No projeto de trocadores de calor, dois métodos podem ser adotados: o método da média logarítmica da diferença de temperatura (MLDT) e o método da efetividade-NUT. Com relação a esses dois métodos, analise as afirmativas a seguir.
I - Para que o trocador seja viável economicamente, a sua efetividade deve ser maior do que 2.
II - Quanto maior o número de unidades de transferência, maior é a área de um trocador.
III - O cálculo da média logarítmica da diferença de temperatura é o mesmo, independente do tipo de trocador de calor e da orientação das correntes (contracorrente ou cocorrente).
IV - Se as temperaturas das correntes fria e quente estiverem em graus Celsius, a MLDT será dada também em graus Celsius, tendo-se de adicionar 273,15 para transformá-la em Kelvin.
V - Devem-se preferir trocadores que operem em contracorrente, visto que a área requerida de troca térmica é menor, para uma mesma quantidade de calor trocado.
Está correto APENAS o que se afirma em
A fim de recuperar energia do seu processo, uma empresa instalou um equipamento de troca térmica para aquecer uma corrente de ar e resfriar o gás que sai do processo. Sabe-se que o gás é uma mistura contendo metano e vapor d’água e que, com o passar das campanhas, o equipamento, na parte fria, apresenta um ataque corrosivo severo que provoca a perda de uma grande parte da sua massa de aço.
Sobre o caso citado, são feitas as afirmativas a seguir.
I - A parte fria do equipamento deve apresentar a menor temperatura possível e, assim, não será alcançado o ponto de orvalho do ar.
II - A temperatura de operação da parte fria deve ser tal que a pressão de vapor da água não se iguale à pressão parcial do vapor d’água.
III - A temperatura de operação da parte quente deve ser tal que a pressão de vapor do CH4 não se iguale à pressão parcial do vapor d’água.
IV - A qualquer temperatura de operação, sempre haverá condensação de uma mistura de CH4 e água.
Está correto APENAS o que se afirma em
Nos processos de vaporização em pressões baixas, admitindose que a fase vapor tenha comportamento de gás ideal e que o volume molar do líquido seja desprezível face ao volume molar do vapor, a expressão a ser utilizada para o cálculo da entalpia de vaporização ΔHvap de uma substância é
Ar úmido a 75 ºC, 1 bar e 30% de umidade relativa é alimentado com uma vazão de 1.000 m3/h em um processo químico. Considerando-se o gás ideal, a constante universal dos gases igual a 0,0831 m3.bar/kmol.K e que a pressão de vapor da água a 75 ºC é 0,386 bar, a vazão molar do ar seco, em kmol/h, está entre
Em trocadores de calor, as correntes podem ser paralelas e cruzadas, estando em contracorrente ou cocorrentes. Em relação às temperaturas de entrada e de saída dos fluidos quente e frio, é INCORRETO afirmar que, em um arranjo
Definindo-se (Cp) e (Cv) como as capacidades caloríficas molares de um gás ideal, a pressão e volume constantes, respectivamente, e (y) como a razão entre essas capacidades caloríficas (y = Cp /Cv ) , a equação que expressa o trabalho (W) de expansão de um gás ideal em um sistema fechado é dada por
Deve ser projetada uma coluna de destilação com unidades totais para separar uma mistura binária (A + B), líquida saturada, com vazão F mol/h. A razão de refluxo operacional é 2. O produto de topo tem uma composição xD e o produto de fundo, uma composição xB.
Dados V , L : vazões molares das fases vapor e líquida da seção de absorção; D : vazão molar do produto de topo e y: composição da fase vapor que entra na seção de absorção.
O número de unidades de transferência global líquida da seção de absorção será dado por
, em que
Foi definida uma locação para a perfuração de um poço produtor de óleo, em um bloco exploratório da camada présal, contido numa área de preservação ambiental que proíbe o uso de fluidos sintéticos. Como é esperada a perfuração de um longo trecho de halita, o fluido de perfuração recomendado para essa situação é
A glicerina é um subproduto do processo de transesterificação de óleos vegetais para produção do biodiesel. Qual a função orgânica associada a essa substância?
Uma mistura binária é formada pelos componentes A e B. A uma certa temperatura T, a pressão de saturação de A puro é
bar e a pressão de saturação de B puro é
bar. Se a fração molar do componente A na fase líquida é 0,7, assinale a alternativa que representa corretamente a pressão de ponto de bolha e a fração molar de A na fase vapor, respectivamente.
Considere fase líquida solução ideal e fase vapor gás ideal.
Assinale a alternativa correta.
Um equipamento muito empregado em análises de água é o espectrofotômetro (representado em forma simplificada na figura a seguir). Em muitas situações práticas, considera-se válida - para o uso em espectrofotometria - uma lei empírica conhecida como Lei de Lambert-Beer. Sendo
a radiação incidente, I a radiação transmitida, c a concentração do material em estudo,
o caminho percorrido no interior da solução e
a absortividade da substância, assinale a alternativa que apresenta corretamente a expressão da Lei de Lambert-Beer.
Uma reação de isomerização de A em B segue uma reação de primeira ordem com velocidade específica k. Assinale a alternativa que contém a expressão da taxa de geração de B no interior de um reator batelada a partir de uma solução isenta de B e cuja concentração de A é dada por 