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Em gestão da produção, cada tipo de manufatura demanda a organização das atividades das operações com características diferentes de volume e variedade. O tipo de processo que lida com produtos discretos, geralmente muito customizados, sendo o período de tempo para executar o serviço normalmente longo, com baixo volume de produção e alta variedade, é denominado processo

O plano estratégico de uma empresa é definido como um(a)

Em um determinado projeto, o investimento em equipamentos, no ano zero, é de R$ 100.000,00 (cem mil reais) e as entradas de caixa anuais, entre os anos 1 (hum) e 6 (seis), são de R$ 30.000,00 (trinta mil) reais cada. Considerando-se uma taxa de desconto de 10% a.a., a ausência de impostos e uma depreciação dos equipamentos em R$ 2.000,00 a.a. (dois mil reais ao ano), o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto, em reais, é de

A Indústria Blank White Ltda. de papéis produz etiquetas autoadesivas para diversos produtos. Num determinado período, o valor semanal, em reais, de suas vendas (output) foi de R$ 49.000,00 (quarenta e nove mil reais), e o valor dos recursos de entrada (input), com capital, materiais e mão de obra foi de R$ 70.000,00 (setenta mil reais). A produtividade total da Blank White está entre

A gestão de projetos engloba as fases de planejamento, programação e controle. A fase de planejamento

Para uma empresa que decide comprar determinado material, o primeiro estágio consiste em encontrar fornecedores potenciais e determinar a probabilidade de eles se tornarem bons fornecedores. Os estágios seguintes envolvem o desenvolvimento de fornecedores e as estratégias de negociação. Está em DESACORDO com esses dois estágios afirmar-se que

Nenhuma atividade organizacional é perfeita ou isenta de erros ou desvios. Sobre o desempenho global da empresa, considere os requisitos abaixo.

I – Adequação ao planejamento estratégico

II – Centralização dos subsistemas organizacionais

III – Descentralização operacional

É(São) requisito(s) indispensável(eis) ao controle de desempenho o(s) apresentado(s) APENAS em

Uma empresa vem registrando, desde 2007, uma crescente perda de competitividade no mercado internacional, amargando reduções constantes na sua margem de lucro. O Conselho de Administração da companhia decidiu, então, constituir um grupo de trabalho cuja missão consistiu, basicamente, na identificação, análise e proposta de soluções aos problemas conjunturais da empresa. Promovendo um aprofundado estudo junto a suas filiais e a suas concorrentes diretas, concluiu-se que as empresas rivais estavam vendendo produtos concorrentes ao preço de custo dos produtos produzidos pela empresa. A razão dessa disparidade encontrava-se, especialmente, em um número excessivo de fornecedores, um nível comparativamente elevado de rejeições na linha de produção e um tempo excessivamente longo na colocação do produto no mercado consumidor. O estudo permitiu, também, a comparação da realização de processos entre as diversas filiais da empresa. Isso possibilitou a identificação das melhores práticas em cada processo, o que, por sua vez, ajudou a promover a maximização da performance empresarial. A partir das conclusões do grupo de trabalho, foi também possível à empresa definir diretrizes e estratégias de ação, otimizar a linha de produção para a eliminação consistente de não conformidades, e definir precisamente metas e indicadores de desempenho. Considerando todo o exposto, a prática de melhoria adotada pela empresa para identificar e propor soluções aos problemas foi, essencialmente, o(a)

Uma boa estratégia de manutenção e de confiabilidade garante o desempenho da empresa e seus investimentos. Nessa perspectiva, confiabilidade é a(o)

Numa fábrica de produtos alimentícios, a produção de biscoitos crocantes é feita utilizando-se uma máquina automática, composta, sequencialmente, por cinco compo- nentes principais: misturador, rolo, cortador, aplicador e forno. As confiabilidades de cada um dos componentes, isto é, a probabilidade de o componente não falhar, estão indicadas na tabela a seguir.

Imagem 008.jpg

A confiabilidade total do sistema, em porcentagem, está entre

Um engenheiro de produção, responsável pelo planejamento e controle da qualidade da linha de produção de tubos e conexões em PVC, está sendo questionado pelos altos custos de retrabalho que o novo item A05 vêm gerando desde que se iniciou a sua produção há cinco meses. O item é enviado para retrabalho quando seu diâmetro excede o limite superior de especificação. O processo de produção deste item é controlado por meio de gráficos de controle da média e da amplitude (gráficos de Shewart) que monitoram o diâmetro dos tubos produzidos. Os limites de especificação definidos pela engenharia do produto para o diâmetro do tubo A05 é cm. O engenheiro e sua equipe analisaram os gráfi cos de controle (da média e da amplitude) desde o início da produção do tubo e observaram que o processo sempre esteve dentro dos limites superior e inferior de controle dos gráficos e, portanto, o processo está no estado de controle estatístico apresentando apenas sua variabilidade natural (aleatória). Concluíram, então, que a causa do alto índice de retrabalho é devida às especifi cações do projeto e (ou) à própria variabilidade natural do processo de produção. A equipe sabe que a variável de controle “diâmetro” é normalmente distribuída com média do processo igual a cm e desvio-padrão do processo iguala cm.



Utilizando a tabela de distribuição normal padrão acumulada, qual é a porcentagem de itens A05 que são enviados para retrabalho nesse processo de produção e que vem gerando alto custo?

Uma reclamação comum na prática de gestão de estoques é a falta de aderência do modelo do Lote Econômico (EOQ) à realidade das organizações. Um gerente industrial reclama que a política ótima do EOQ, representado pelo gráfico dente de serra abaixo, não funciona em sua empresa, mesmo afirmando que a demanda é determinística. Ele executa pedidos de compra de 100 unidades de um produto a cada 10 dias.



Sabe-se que o lote econômico é a quantidade comprada Q que minimiza a função custo total por unidade de tempo, CT(Q), dada por
CT(Q) = (cQ + K + hQQ/2d)/t, em que

c é o custo unitário do produto;
K é custo fixo de realizar o pedido;
h é o custo unitário de estocagem;
Q é a quantidade comprada;
d é a demanda;
t é a duração dos ciclos.

Os dados utilizados pelo gerente para o cálculo do lote econômico são: demanda d = 10 itens/dia; custo fixo do pedido K = R$ 50 /pedido; custo unitário do produto c = R$ 2 /item; custo unitário de estocagem do produto h = R$ 0,10 /item dia; lead-time de entrega do fornecedor L = 15 dias (exatamente).

De acordo com essas informações, a política não funciona nessa empresa, pois

Uma ferramenta de design que considera as questões ecológicas é o ecodesign, proposta pela UNEP (United Nations Environment Programme-Industry and Environment). A técnica ecodesign, descrita pela norma ISO TR 14062, auxilia no desenvolvimento de produto e na antecipação das ameaças potenciais para alavancar vantagens competitivas e suas oportunidades. A seguir é apresentada parte resultante da aplicação do ecodesign no reprojeto de medidores de energia elétrica de uma fábrica. Os medidores monofásicos modelo antigo possuem base separada do bloco, que é feito de uma liga de alumínio e silício. Com a mudança para os novos medidores, a base e o bloco tornaram-se uma peça única e houve a troca da liga de alumínio do bloco pelo plástico de engenharia (Noryl), material de fácil reaproveitamento ou reciclagem. Nos medidores antigos, a tampa era de vidro e, nos novos modelos, o material usado foi o policarbonato cristal, com anti UV, material que facilita a reciclagem e reduz o consumo de energia elétrica no seu processo de fabricação. A utilização de materiais mais leves facilita o manuseio durante as atividades de montagem, pois a redução de peso torna o manuseio mais ágil e menos desgastante. GUIMARÃES, L. B. M. A Ecologia no projeto de Produto: design sustentável, design verde, ecodesign. Ergonomia de Produto. Porto Alegre: FEENG/UFRGS,
2006, v. 2, p. 5-23.

As mudanças incorporadas tanto no processo quanto no produto visam à eficiência na produção, bem como facilitar a obtenção desse produto. Para tanto, quais das seguintes afirmações constituem mudanças sociais externas de grande influência no desenvolvimento do negócio da organização?

I. Preocupação com a qualidade do produto e redução de custo do produto.

II. Informações relacionadas ao impacto ambiental de produtos e processos.

III. Responsabilidade pelo resíduo, propiciando a redução, reutilização e reciclagem.

IV. Custo de energia relacionado a processos produtivos e ao comportamento de usuários dos produtos.

V. Estratégia de logística para o novo produto a fim de se estabelecerem vantagens como rapidez na produção e estocagem.

Estão corretas apenas as afirmações

Uma empresa no setor de energia mantém diversas parcerias com universidades para o desenvolvimento de tecnologia. Essas parcerias são feitas por meio de projetos de pesquisa em que o gerente responsável pelas parcerias tem de gerir diversos projetos e pesquisadores externos à própria instituição. Para racionalizar o seu trabalho, o gerente está selecionando um software de gerenciamento de projetos. Embora esta seja uma atividade muito importante, a diretoria não está disposta a alocar muito recurso na aquisição dessa ferramenta. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir.
Os softwares de gerenciamento de projetos mais atualizados fazem uso simultâneo de tecnologia da informação (TI) aplicada e de suporte e requerem grandes investimentos financeiros.

PORQUE

A TI pode ser aplicada ao gerenciamento de projetos tanto nos algoritmos de sequenciamento e alocação dos recursos às atividades, quanto no suporte, via web, da comunicação e interação do gerente dos projetos com os demais participantes, praticamente em tempo real.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

O EDI, abreviação de Electronic Data Interchange, ou, em português, Intercâmbio Eletrônico de Dados, “é um meio de transferência eletrônica de dados entre empresas, de computador para computador, em formatos padrão”, ou ainda (...) “é a transferência eletrônica de dados entre os computadores das empresas participantes, dados esses estruturados dentro de padrões previamente acordados entre as partes.” (...) o EDI foi primeiramente adotado nos Estados Unidos, na década de 1980, pelos setores de varejo e de transportes, expandindo-se mais tarde para os setores automotivo e farmacêutico, entre outros
O processo de implantação da troca eletrônica de dados via EDI na Empresa X teve início entre os anos de 1993 e 1994. Na unidade pesquisada, esse processo ocorreu no ano de 1996, logo após sua fundação. Naquela época, o processo ocorreu sem grandes problemas, pois só havia um cliente conectado com a Empresa X via EDI. No decorrer dos anos, novos clientes passaram também a adotar o EDI como forma de comunicação com a Empresa X e, atualmente, a maioria dos clientes utiliza esta ferramenta para a troca eletrônica com a empresa.
Antes da utilização do EDI, a empresa utilizava principalmente o telefone e o fax em envio de relatórios para a comunicação com os clientes e fornecedores. O processo de adoção do EDI na Empresa X originou-se, principalmente, devido à exigência de algumas montadoras, que definiram que seus fornecedores deveriam implantar o EDI, se quisessem fornecer diretamente para elas.
Além das atividades de envio da necessidade de produção pelos clientes, pedido de compra encaminhado aos fornecedores e emissão de envio de embarque e nota fiscal, o EDI é utilizado para visualizar a demanda acumulada, o que já foi entregue pela empresa, o que está em atraso e os nomes dos clientes que estão esperando para serem atendidos. Ele é usado também em atividades como programação de entregas, alteração de pedido, extrato de conta-corrente, pagamentos etc.

FERREIRA, K.; RIBEIRO, P. Tecnologia da Informação e Logística: os impactos do EDI nas operações logísticas de uma empresa do setor automobilístico. In. Anais do XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção - Ouro Preto, 2003.

Segundo o que explicita estritamente o texto, uma vantagem relevante do EDI é

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