A respeito de BSC (balanced scorecard), julgue o item que se segue.
Por estar relacionado à gestão de resultados financeiros, o BSC não é considerado uma estratégia de produção.
A respeito de BSC (balanced scorecard), julgue o item que se segue.
Embora, em sua montagem, o BSC contemple quatro perspectivas, o seu resultado comporá um mapa cujo foco se limitará às estratégias operacionais da organização considerada.
Julgue o próximo item, a respeito da gestão da tecnologia.
Os sistemas tecnológicos de informações gerenciais devem fornecer aos gestores subsídios para a tomada de decisão, bem como para correção de possíveis problemas nas atividades de planejamento e controle.
Com relação à gestão da informação de produção, julgue o item que se segue.
EDI (eletronic data interchange) permite enviar pedidos automaticamente, além de orientar e monitorar todo o processo produtivo em relação a cada pedido de cliente.
Considere os processos da linha de montagem apresentada na figura e os tempos, em minutos, de cada etapa, na tabela a seguir.

Lembrando que o tempo de ciclo é resultado da divisão tempo real disponível para a operação do operador pela demanda, e o número ideal teórico de trabalhadores é calculado pela divisão do tempo para produzir uma peça na linha pelo tempo de ciclo. Sabe-se que cada operador está em operação de fato em 80% do tempo disponível em cada hora. Para o balanceamento da linha, qual é o tempo de ciclo e qual é o número ideal teórico de trabalhadores?
O modelo geral de gestão da qualidade tem seus princípios, sistemas e ferramentas, respectivamente, nos níveis estratégico, tático e operacional. Nesse contexto, o nível tático inclui
Leia o texto a seguir.

A análise relatada identificou problemas de projeto do trabalho e problemas de gestão. Qual foi o principal problema de projeto do processo de trabalho no setor de manutenção?
Normalmente, os conceitos de logística e gestão da cadeia de suprimentos são confundidos pelos acadêmicos e os profissionais da área. Nesse sentido,
A matriz morfológica constitui uma abordagem estruturada para geração de alternativas de solução para o problema de projeto, aumentando a área de pesquisa de soluções para cada situação específica. No processo de desenvolvimento do produto, essa ferramenta é usada na seguinte fase:
Devido às intensas mudanças e ao acirramento da competição entre as organizações, o conhecimento passa a ser uma importante fonte de vantagem competitiva. Neste sentido, Nonaka e Takeuchi (1997) afirmam que a conversão dos conhecimentos tácitos e explícitos ocorre de quatro modos, sendo eles:
Ao longo do tempo, para a gestão da produção, surgiram diversos paradigmas estratégicos para gestão da manufatura, tal como taylorismo, fordismo, toyotismo. Para atender ao mercado nos dias atuais, houve uma evolução desses paradigmas, conhecidos como manufatura em massa atual, manufatura enxuta, manufatura responsiva, manufatura ágil e customização em massa. Destaca-se que cada um desses paradigmas é adequado a situações específicas. Assim, a aplicação dos conceitos da manufatura ágil é adequada à seguinte situação:
Considere as tabelas com as previsões de vendas e vendas concretas apresentadas a seguir:

Sabe-se que o tamanho do lote A é de 4 unidades e o do B, 3 unidades; os estoques de segurança de A e de B são de 5 unidades; e os estoques iniciais de A e B são, respectivamente, de 13 unidades e de 17 unidades; para a produção de cada produto A são necessárias 2 horas, e para a produção de cada unidade de B, 5 horas. A carga horária máxima semanal disponível é de 200 horas. Com base na análise da previsão de demanda, das vendas realizadas e das restrições da produção, o MPS para os dois produtos (A e B), nas semanas de um a quatro, é:
Do ponto de vista ergonômico, é sempre desejável a adaptação individual da altura de trabalho. Ao invés de soluções improvisadas, como estrados para os pés ou o aumento das pernas das mesas, uma mesa com altura regulável é mais recomendada. Na figura a seguir são mostradas as alturas de trabalho desejáveis para atividades em pé, em relação à altura das pessoas, sendo que a linha de referência corresponde à altura do cotovelo a partir do chão, que é em média 1.050 mm para os homens e 980 mm para as mulheres.

De acordo com as condições estabelecidas,
Tal como a logística direta, a partir da crescente pressão ambiental nos sistemas produtivos, há a necessidade de se fazer gestão da logística reversa. Assim, a logística reversa
Existem diversas abordagens que auxiliam o processo de desenvolvimento de produtos. Uma dessas abordagens é: