A respeito de cuidados com o armazenamento dos insumos e preparo do concreto armado, julgue os itens a seguir.
Os sacos de cimento contaminados com a água da chuva podem ser reaproveitados para execução de vigas e pilares, desde que peneirados antes do preparo do concreto.
Determinado projeto de engenharia civil envolve a construção de um complexo residencial e comercial em uma área com desafios geotécnicos significativos, incluindo-se variações na composição do solo, presença de lençóis freáticos variáveis e espaço limitado para a construção. O projeto demanda uma análise criteriosa das técnicas de fundação, para garantia da segurança, da viabilidade econômica e da sustentabilidade da construção.
Tendo como referência inicial essa situação hipotética, julgue os próximos itens, acerca de aspectos pertinentes a geotecnia.
Microestacas são utilizadas apenas para reforço de estruturas existentes, sendo contraindicadas como fundação principal de novas construções.
Com relação a estruturas pré-moldadas e estruturas moldadas in loco, julgue os próximos itens.
A utilização de estruturas pré-moldadas, em vez de estruturas moldadas in loco, pode contribuir para a redução do tempo de execução da obra.
A respeito do AutoCAD, julgue os itens a seguir.
O AutoCAD permite a criação de desenhos técnicos em duas ou três dimensões.
A respeito do AutoCAD, julgue os itens a seguir.
No AutoCAD, é possível exportar arquivos em formatos compatíveis com outros softwares de modelagem e análise estrutural.
Com relação ao controle tecnológico dos solos, julgue os itens subsequentes.
No campo, o controle da compactação é feito por meio da determinação da energia de compactação aplicada, o que é feito pelo processo do frasco de areia.
A drenagem é fundamental para a garantia da estabilidade da via a ser construída. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.
Os bueiros de greide são empregados para permitir a transposição de fluxos d’água coletados por dispositivos de drenagem superficial.
Julgue os próximos itens, pertinentes a mecânica técnica.
O cisalhamento é uma medida da tendência de uma força rotacionar um objeto em torno de um ponto ou eixo específico.
Em relação ao projeto e dimensionamento das estruturas provisórias de fôrmas e escoramentos, especificado na ABNT NBR 15696/2009, deve-se considerar para o cálculo do peso próprio dos materiais, dentre outros, os seguintes:
I. Peso específico do concreto armado:
Para a construção de um novo loteamento urbano com uma área total de 51,84 km², foi necessário projetar um sistema de gestão pluvial capaz de manejar uma vazão de drenagem de 600 litros por segundo, visando prevenir inundações e acumulação de água nas vias e áreas comuns. Assumindo um coeficiente de escoamento de 0,20, qual foi a precipitação anual considerada para o dimensionamento desse sistema?
A carga iluminação prevista para um salão retangular de 12 metros de largura e 9 metros de comprimento deve ser de:
Uma construção multifamiliar possui 22 andares e 6 apartamentos por andar. Sabendo que cada apartamento possui, em média, 4 habitantes e que o consumo de água é de 200 litros/habitante, então o volume útil mínimo a ser adotado para um reservatório
de água potável é de:
OBS: Desconsiderar volume destinado à reserva de combate a incêndio.
Dado o contexto de engenharia civil, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os tipos de vigas com os desafios específicos que cada uma pode enfrentar:
Coluna 1: Tipo de viga
(1) Viga Gerber.
(2) Viga contínua.
(3) Viga balcão.
Coluna 2: Desafio
(__) Desafios associados ao controle de deformações sob cargas distribuídas em múltiplos vãos.
(__) Problemas relativos à flexão negativa e à necessidade de evitar a falha por flambagem em partes do vão maior que o usual.
(__) Questões relacionadas à eficiência de articulações para reduzir momentos internos em condições de carga variável.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Um determinado órgão da administração está funcionando em uma nova sede com dois blocos. Um funcionário, preocupado com o problema da acessibilidade, mas sem conhecimento aprofundado da legislação, entregou, ao setor responsável por projetos e manutenção, a seguinte lista, contendo alguns aspectos que ele observou e considerou que não estariam adequados acompanhados de sugestões para solucionar o problema:
I - Aspecto observado: o acesso à portaria se dá somente por meio de escada com 6 degraus (piso de 30 cm e espelhos de 17 cm) e 3,00 m de largura. Sugestão: deixar a escada com 1,50 m de largura e, nos outros 1,50 m, completar os degraus com material adequado, do início ao fim da escada, de forma a criar uma rampa.
II - Aspecto observado: a ligação entre os blocos se dá por meio de uma rampa em concreto. Sugestão: revestir todo o piso da rampa com material em relevo, garantindo a sinalização tátil de alerta.
III - Aspecto observado: as salas estão com identificação numérica com pequena altura e acima da porta. Sugestão: incluir, na parede e na altura da maçaneta, identificação numérica com tamanho adequado na cor amarela brilhante ou identificação em placa com braile.
Após verificar os aspectos observados e as respectivas sugestões apresentadas e analisá-las sob a ótica da norma da ABNT que versa sobre Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, o responsável pelo setor de projetos e manutenção concluiu que
Atendendo ao pleito de uma comunidade para construção de moradias sociais, foi desenvolvido um projeto de obra cujo
orçamento foi dividido nas seguintes fases de construção:
F1: fundações
F2: estruturas
F3: paredes
F4: complementos
A representatividade financeira de cada fase, em percentual, foi:
F1 = 30%
F2 = 40%
F3 = 20%
F4 = 10%
Após a aprovação dos recursos, iniciou-se a obra. Ao final da execução das fundações, foi registrado que, nessa fase, o gasto excedeu em R$ 600.000,00 o valor orçado inicialmente, correspondendo esse gasto a mais a 10% do custo orçado para F1.
Com base nessas informações, conclui-se que o valor total originalmente orçado para a obra, em reais, foi