No processo de dimensionamento de edificações, é necessário considerar diferentes solicitações a que a estrutura está sujeita. Em especial, para edificações mais altas, é imprescindível que seja considerada a solicitação das cargas de vento. As forças estáticas em razão do vento são determinadas com base na velocidade básica deste, V0, obtida com base nas isopletas de velocidade básica. Essa velocidade deve ser multiplicada por três fatores para se obter a velocidade característica, VK, a ser utilizada no projeto.
Os fatores, S1, S2 e S3, são, respectivamente, fator
Acerca da analogia de treliça de Mörsch para vigas de concreto armado e do dimensionamento da referida armadura transversal, assinale a alternativa correta.
O controle tecnológico do concreto lançado, na construção de uma estrutura, pode ser realizado por meio de uma amostragem total. Nesse tipo de controle, todas as betonadas são amostradas e representadas por um exemplar. A resistência característica à compressão (estimada) de cada betonada corresponde à resistência de compressão do exemplar que a representa.
Em uma obra que adota o controle do concreto por amostragem total, foi recebida uma betonada cujos corpos de prova apresentaram resistências de compressão de 32 MPa e de 28 MPa.
A resistência característica à compressão da betonada supracitada é de:
Considere uma viga biapoiada em suas extremidades com uma carga concentrada. Esta viga possui apoios simples em suas extremidades, denominadas apoios A e B, comprimento total de 10 metros, e a aplicação de uma carga vertical pontual de 20 kN a 6 metros de distância do apoio A. Numa seção transversal situada a 4 metros do apoio A, a força cortante e o momento fletor atuantes são iguais a:
O controle da resistência à compressão do concreto, na construção de uma estrutura de concreto armado, foi realizado por amostragem total. No final da execução da estrutura, constatou-se que foram produzidos ao todo 46 corpos de prova para a verificação da resistência à compressão do concreto.
A quantidade de lotes de concreto usados para a construção da estrutura em questão é igual a:
O máximo valor encontrado (figura) no Diagrama de Esforços Cortantes da viga (em termos absolutos) é de:
Um engenheiro necessita determinar a distribuição da componente de tensão de cisalhamento na seção transversal reta de uma viga. Nesse contexto, use como parâmetro a figura abaixo.
Considerando essa figura, ao dimensionar uma viga com seção transversal reta I, com as dimensões relativas à espessura da alma t e utilizando como simplificação a hipótese das seções planas, o engenheiro conclui que a componente de tensão de cisalhamento na seção transversal apresenta um comportamento que varia
De acordo com a figura 1, o valor do maior esforço cortante, em valor absoluto, encontrado no pórtico é:
No que tange à segurança das estruturas em alvenaria estrutural, a ABNT NBR 15961-1 (2011), Alvenaria estrutural – Blocos de concreto – Parte 1: Projeto, recomenda que se verifique o estado limite último (ELU) e de serviço (ELS). Considerando esse contexto, o exemplo de verificação para ELS é
Com relação aos elementos e à estabilidade de estruturas de pontes de concreto armado, julgue os próximos itens.
Transversinas são vigas transversais cuja função é ligar as vigas principais e servir de apoio às lajes.
No que se refere a projetos de obras civis, inclusive os arquitetônicos e estruturais (concreto, aço e madeira), julgue o próximo item.
A figura a seguir ilustra treliças do tipo Pratt ou N, que podem ser utilizadas em projetos de estruturas metálicas; nesse tipo de configuração, as barras diagonais devem suportar as forças de compressão.
Treliça é um elemento estrutural composto de barras delgadas cujas extremidades são supostamente conectadas por articulações sem atrito. Se treliças de nós articulados são carregadas apenas nos nós, desenvolve-se um carregamento axial em todas as barras. Assim, o material é usado com máxima eficiência.

Em relação ao comportamento das treliças e considerando suas propriedades características, é INCORRETO afirmar:
Julgue o item a seguir, acerca das pontes em concreto armado.
A viga simples com dois balanços é muito empregada em pontes com vãos de grande extensão, superior a 40 m.
Uma viga de concreto armado de seção transversal retangular deve ser executada com concreto de fck igual a 25 MPa e estribos com barras de aço CA50 com área da seção transversal de 0,3 cm² , perpendiculares à armadura longitudinal de flexão. Para o detalhamento da armadura transversal utilizou-se os seguintes dados:
− Força cortante solicitante de cálculo de 124 kN.
− Parcela da força cortante resistida por mecanismos complementares ao modelo de treliça igual a 52 kN.
− Altura útil da seção transversal igual a 46 cm.
Considerando que as bielas de compressão do concreto estejam inclinadas de 45º em relação ao eixo longitudinal da barra, o espaçamento entre os estribos com dois ramos, em centímetros, é