Na construção de um edifício de dois pavimentos em concreto armado, a fiscalização verificou que alguns cuidados não foram tomados na execução da estrutura de concreto. Foi observado que o concreto preparado na obra era seco em excesso, o que prejudicava o seu adensamento; e o cimento utilizado no preparo do concreto era o portland da classe 40, inadequado para o referido tipo de obra. Além disso, a armadura longitudinal das vigas era demasiadamente grossa, o que não permitia dobrá-las nas extremidades com um raio de curvatura adequado.
A respeito das observações do fiscal dessa obra, julgue o item subsequente.
Apesar de não ser adequado para o tipo de construção em apreço, o uso do cimento portland da classe 40 no preparo do concreto não oferece problemas para a concretagem, pois ele é indicado para estruturas com grandes solicitações.
Julgue o item a seguir, acerca das pontes em concreto armado.
A carga móvel rodoviária padrão TB-600 utilizada no dimensionamento estrutural é definida por um veículo de 600 kN, 6 rodas e P = 100 kN.
A durabilidade das estruturas de concreto está intimamente ligada à possibilidade de proteção das armaduras. Analise as seguintes assertivas relacionadas à NBR 6118/2014 (Projeto de estruturas de concreto - Procedimento), no que diz respeito a esse assunto:
I. À medida que aumenta a classe de agressividade do ambiente mais aumenta a parcela de cobrimento resultante do valor de tolerância de execução exigido.
II. Os cobrimentos nominais mínimos sempre são maiores para as lajes se comparado a vigas e pilares em mesma condição ambiental.
III. Existe uma forte correspondência entre a relação água/cimento e a resistência à compressão do concreto e sua durabilidade.
Quais estão corretas?
A durabilidade das estruturas de concreto armado é função dos parâmetros de resistência dos elementos que as constituem. Analise as seguintes assertivas relacionadas à NBR nº 6118/2014 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento), no que diz respeito a esse assunto. I. Não é mais permitida a utilização de aço CA25 em estruturas de concreto armado. II. Posto que os valores de resistência à compressão do concreto nos projetos devem sempre ser referidos à idade de 28 dias, as solicitações feitas antes desta idade não têm embasamento técnico que defina de maneira aceitável os níveis de resistência que podem ser esperados. III. Os coeficientes de ponderação das resistências do concreto no estado limite último têm valor variável em função do tipo de combinação de ações. Quais estão corretas?
As emendas por solda, das barras das estruturas de concreto armado, exigem cuidados especiais quanto à composição química dos aços e dos eletrodos e quanto às operações de soldagem, que devem atender às especificações de controle do aquecimento e do resfriamento da barra, conforme normas específicas. Sendo assim, as emendas por solda podem ser
A NBR 6118 trata no item 13.2.4 das lajes considerando as maciças, nervuradas e pré-moldadas. No que diz respeito aos limites mínimos a serem respeitados para a espessura das lajes maciças, é CORRETA a alternativa:
A respeito de concreto para fins estruturais (cujas classificações são definidas em norma pela ABNT), leia o fragmento a seguir.
“Os concretos normais, misturados em canteiro de obra e utilizados em elementos de estruturas de concreto armado, são classificados conforme a _____. Os concretos com classe de resistência inferior a _____ não são estruturais."
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
No que concerne ao projeto de estruturas pré-moldadas, a ABNT NBR 9062 (2017), Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado, comenta que na análise da estabilidade de estruturas pré-moldadas os sistemas estruturais podem ser definidos como segue:
i) Estruturas onde a estabilidade é proporcionada por ação de pilares articulados nas fundações, podendo estar associados a vigas engastadas;
ii) Estruturas onde a estabilidade é proporcionada por ação de pórtico, composto por pilares e vigas interligados entre si por meio de ligações articuladas;
iii) Estruturas verticais onde a estabilidade é proporcionada por elementos de contraventamento, como paredes, elementos celulares e elementos de contraventamento tipo X e/ou outros;
iv) Estruturas de pisos ou cobertura que formam diafragmas que garantem a transferência de esforços horizontais para os elementos verticais de sustentação e contraventamento.
Estão incorretos os itens
“Mecanismos de deterioração da estrutura propriamente dita são todos aqueles relacionados às ações mecânicas, movimentações de origem térmica, impactos, ações cíclicas, retração, fluência e relaxação, bem como as diversas ações que atuam sobre a estrutura. Sua prevenção requer medidas específicas, que devem ser observadas em projeto, de acordo com esta Norma ou Normas Brasileiras específicas. Alguns exemplos de medidas preventivas são dados a seguir:" (NBR 6118:2014 - Projeto de estruturas de concreto — Procedimento, ABNT)
(__) - Barreiras protetoras em pilares (de viadutos pontes e outros) sujeitos a choques mecânicos;
(__) - Período de cura após a concretagem;
(__) - Evitar juntas de dilatação em estruturas sujeitas a variações volumétricas;
(__) - Isolamentos isotérmicos, em casos específicos, para prevenir patologias devidas a variações térmicas.
Julgue os itens acima em verdadeiro ou falso e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta, de cima para baixo:
A respeito das características e do emprego do cimento como material de construção, julgue os itens a seguir.
O ensaio de abatimento de tronco de cone serve como medida da trabalhabilidade do concreto fresco.
Com relação aos elementos e à estabilidade de estruturas de pontes de concreto armado, julgue os próximos itens.
Transversinas são vigas transversais cuja função é ligar as vigas principais e servir de apoio às lajes.
A imagem acima apresenta o detalhamento de uma viga em concreto armado. Acerca de concreto armado, julgue o item a seguir.
Apresenta‐se uma armadura negativa de diâmetro igual a 8 mm.
A figura acima representa um pilar de concreto armado construído com aço CA‐50 e concreto classe C25, com majoração dos efeitos de 1.ª ordem na grandeza de 1,5. Com base nessas informações, julgue o próximo item.
Os estribos em um pilar de concreto não podem ter seção inferior a 4.2.
Julgue o seguinte item, a respeito de estruturas de contenção, argamassas e revestimentos utilizados em construções.
As juntas estruturais podem ser cobertas pelo revestimento externo para garantir a estética das fachadas.
Um engenheiro civil foi designado para periciar um prédio que apresentava fissuras em uma viga de concreto biapoiada, conforme figura precedente. Ao vistoriar o local, ele constatou que havia uma flecha excessiva na viga e que as fissuras se propagavam também para a parede de alvenaria, construída acima da viga. No diário de obras sobre a execução da peça, encontrou a informação de que o escoramento da viga fora retirado cinco dias após a concretagem.
A respeito dessa perícia hipotética, julgue o item a seguir.
A retirada precoce do escoramento da viga pode ter contribuído para o surgimento das fissuras.