Quando do estacionamento dos caminhões bomba
e betoneira em determinada obra, o engenheiro da construtora
responsável pela obra realizou alguns procedimentos para garantir
que o concreto estivesse de acordo com o que fora encomendado
à empresa fabricante e com o especificado no projeto. Ao iniciar
os procedimentos, ele verificou que o lacre do caminhão betoneira
não coincidia com o código da nota fiscal. Ainda assim, ele aceitou
o lote porque as outras informações da nota estavam de acordo com
as especificações de projeto. Em seguida, pediu para o condutor
do caminhão betoneira, que estava ligado ao caminhão bomba,
gerar um primeiro jato com uma pequena quantidade de concreto,
para realizar o ensaio de abatimento (slump test).
O engenheiro solicitou ao ajudante que confeccionasse três
corpos de prova que serviriam para testar a resistência do concreto
em laboratório para a concretagem de pilares de um andar
da edificação com volume correspondente a 9 m3. Durante
a concretagem da laje, para acelerar o adensamento do concreto,
o encarregado colocou o vibrador de imersão em contato com
as paredes das fôrmas e ferragens já concretadas.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.
O engenheiro contrariou recomendação de procedimento de recebimento de concreto ao indicar o uso do primeiro jato de concreto para o ensaio de abatimento.

O desnível de 5 cm é excessivo e pode causar, nas lajes do edifício, sobrecarga não prevista no projeto.
Sobre emenda de armaduras, é correto afirmar que:
Quando do estacionamento dos caminhões bomba
e betoneira em determinada obra, o engenheiro da construtora
responsável pela obra realizou alguns procedimentos para garantir
que o concreto estivesse de acordo com o que fora encomendado
à empresa fabricante e com o especificado no projeto. Ao iniciar
os procedimentos, ele verificou que o lacre do caminhão betoneira
não coincidia com o código da nota fiscal. Ainda assim, ele aceitou
o lote porque as outras informações da nota estavam de acordo com
as especificações de projeto. Em seguida, pediu para o condutor
do caminhão betoneira, que estava ligado ao caminhão bomba,
gerar um primeiro jato com uma pequena quantidade de concreto,
para realizar o ensaio de abatimento (slump test).
O engenheiro solicitou ao ajudante que confeccionasse três
corpos de prova que serviriam para testar a resistência do concreto
em laboratório para a concretagem de pilares de um andar
da edificação com volume correspondente a 9 m3. Durante
a concretagem da laje, para acelerar o adensamento do concreto,
o encarregado colocou o vibrador de imersão em contato com
as paredes das fôrmas e ferragens já concretadas.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.
O engenheiro deveria ter devolvido o lote devido à incompatibilidade do lacre do caminhão e o código na nota fiscal, por questões de segurança.
Durante a concretagem de uma laje em concreto armado,
o engenheiro responsável pela execução determinou que fosse
salpicado sal grosso na superfície logo após seu adensamento,
mediante vibração mecânica.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Por reter umidade, o sal grosso aplicado na superfície da laje contribui para a hidratação do concreto durante a cura
Uma estrutura só pode ser reutilizada após um incêndio se ela for vistoriada,
Assinale a alternativa correta: Conforme o item 17.3.5.2.1 da NBR 6118:2014, a armadura minima de tragao de qualquer elemento estrutural de concreto armado ou protendido, deve ter qual percentual minimo da area do elemento:
A ordem correta, da esquerda para direita, para o controle de aceitação do concreto, é:
A respeito dos sistemas e processos construtivos e dos materiais utilizados em obras de edificações, julgue os seguintes itens.
A exsudação, fenômeno de segregação de água que ocorre na
pasta de cimento, prejudica a uniformidade, a resistência e a
durabilidade do concreto.
Acerca de fissuras de cisalhamento em uma viga solicitada à flexão, julgue os itens a seguir.
As características geométricas da viga influenciam a
localização e a abertura das fissuras.
Sobre as estruturas em vigas de concreto armado, é incorreto o que se afirma em:
A resistência do cimento puro à compressão é da ordem de 40kgf/cm² aos 28 dias. Considerando-se a mistura cimento e areia, na proporção de 1:3
Uma viga de concreto armado de 150 mm x 450 mm de dimensões (base x altura) foi dimensionada à flexão, com base no diagrama simplificado retangular da distribuição de tensões de compressão do concreto. A altura da linha neutra na seção de ruptura foi avaliada em 80 mm. A resistência característica do concreto à compressão e o coeficiente de minoração da resistência do concreto são iguais a 35 MPa e 1,4. A resultante das forças de compressão no concreto na seção de ruptura, em kN, é:
Durante a verificação das armaduras da estrutura de um
prédio antes da concretagem, o fiscal constatou que: a armadura
longitudinal de bitola maior de uma viga em balanço estava
localizada na parte inferior dessa viga; os estribos estavam
encostados nas paredes da fôrma; não havia armaduras negativas
em uma laje, apesar de elas constarem no projeto.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.
O aumento de teor de cimento no traço do concreto é uma solução para concretar a viga em balanço como ela se encontra, sem a necessidade de mudar a posição errada da armadura.
De acordo com a Norma ABNT NBR 6118:2007, o módulo de elasticidade secante a ser utilizado nas análises elásticas de projeto, especialmente para determinação de esforços solicitantes e verificação de estados-limite de serviço, deve ser calculado pela expressão: