Considere o texto a seguir, relacionado com resíduos sólidos, dividido em três segmentos, para responder a questão.
I. Os resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais quando dispostos de modo inadequado são potenciais causadores de impactos sobre o solo, as águas superficiais e subterrâneas, que podem ser contaminados por organismos patogênicos, metais pesados, sais e hidrocarbonetos contidos no chorume.
II. O tratamento inadequado dos resíduos sólidos implica ainda em liberação de CH4 (metano), dioxinas e outros poluentes prioritariamente para o solo.
III. As técnicas usadas para o tratamento de resíduos consistem na disposição em aterros comuns ou especiais, incineração, encapsulamento, desinfecção e esterilização, entre outros.
Com respeito a atividade de saneamento ambiental, está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões) descrita(s) em:
A legislação aplicada ao licenciamento ambiental no Estado do Rio de Janeiro, dispõe sobre as atividades que causam ou possam causar impacto ambiental local, fixa normas gerais de cooperação federativa nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente e a o combate à poluição em qualquer de suas formas, em consonância com o previsto na Lei Complementar nº 140/2011. Para o Licenciamento Ambiental de atividades de médio e alto impacto, o município deverá possuir equipe técnica com formação superior, capacitada, multidisciplinar, formada por profissionais habilitados pelos Conselhos de Classe pertinentes para tais atividades. Biólogos, Engenheiros Ambientais, Engenheiros Civis, Engenheiros Florestais, Engenheiros Químicos, Engenheiros Sanitaristas, Geógrafos, Geólogos e Químicos, são profissinais, coletivamene, que devem integrar equipe técnica para as atividades:
A Resolução CONAMA nº 406/2009 estabelece parâmetros técnicos para elaboração, apresentação, execução e avaliação técnica de Planos de Manejo Florestal Sustentável-PMFS com fins madeireiros para florestas nativas e suas formas de sucessão, que deverão ser aplicados em qualquer nível de competência pelos órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA observando o disposto nesta Resolução, no(s) bioma(s):
Segundo a Resolução CONAMA nº 01/1986, dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA, em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente. Nestes termos, enquadra-se como atividade:
Existem vários fatores que afetam a intensidade do incêndio florestal durante seu desenvolvimento, aumentando ou diminuindo. Nestes termos, é correto afirmar que a intensidade do incêndio florestal diminui, com os seguintes fatores, entre outros:
Existem vários índices de quantificação da diversidadede um ecossistema, os quais possibilitam, a comparaçãoentre os diferentes tipos de vegetação. O Índice deDiversidade de Shannon-Weaver considera igual pesoentre as espécies raras e abundantes e é representadopela equação a seguir.
em que:
N = número total de indivíduos amostrados.
ni = número de indivíduos amostrados da i-ésima espécie.
S = número de espécies amostradas.
ln = logaritmo de base neperiana (e).
Nestes termos, é correto afirmar que:
Nestes termos, a correspondência adequada entre as áreas suscetíveis à erosão (C1) e as práticas conservacionistas (C2), frente às boas práticas de conservação do solo é:
As práticas silviculturais são intervenções aplicadas em florestas com vistas a manter ou melhorar o seu valor silvicultural. Com respeito à silvicultura, é correto afirmar:
A preocupação com a reparação de danos provocados pelo homem aos ecossistemas não é recente e atualmente desponta como um importante desafio a ser superado. Neste sentido, têm sido estabelecidas plantações florestais no Brasil desde o século XIX por diferentes razões. Entretanto, somente na década de 1980, com o desenvolvimento da ecologia da restauração como ciências, o termo restauração ecológica e suas derivações passaram a ser mais claramente definidos. Considere os 6 (seis) termos a seguir para responder a questão.
- processos erosivos
- ausência de cobertura vegetal
- diminuição de cobertura vegetal
- deposição de lixo - compactação do solo
- assoreamento dos rios
Consideram-se sintomas de áreas degradadas, dentre os seis itens listados:
O manejo das florestas depende de um planejamento eficiente, do rígido controle na elaboração, execução e gerenciamento do plano de manejo, medidas fiscais e do financiamento da atividade. De acordo com a forma de extração das árvores os sistemas de manejo aplicados em florestas tropicais classificam-se, basicamente, em duas categorias: monocíclicos e policíclicos. Considere o quadro acima, com lacunas representadas pelos algarismos [I], [II] e [III], que demonstra características referentes a categoria policíclico, para responder a questão.
Nestes termos, com respeito ao manejo categorizado como policíclico, respectivamente [I], [II] e [III] correspondem a:
As curvas espectrais contidas na figura acima representam a energia refletida por diferentes tipos de alvos da superfície terrestre. Conforme se pode observar, cada um dos cinco alvos representados apresenta, nessa faixa do espectro eletromagnético, um comportamento espectral típico o que o diferencia dos demais. Assim, é possível traçar curvas espectrais de todos os alvos da superfície terrestre, desde que exista um equipamento capaz de registrar essas quantidades de energias.
Nestes termos, a curva indicada com a letra X, dentre as cinco possibilidades descritas nas alternativas, representa:
Estruturas de metal enterradas em solo são usualmente projetadas para uma longa vida útil. Antes que uma estrutura desse tipo seja instalada, a taxa de corrosão e a necessidade de medidas de proteção precisam ser estimadas. Às vezes, há interesse em estimar a corrosão em estruturas metálicas que já se encontram enterradas no solo. Também neste caso, uma primeira providência consiste na estimativa da corrosividade. A corrosão é um fenômeno complexo. Diversas variáveis têm influência na taxa de corrosão. A importância relativa de cada variável muda conforme o material considerado, tornando difícil, senão impossível, uma classificação universal para corrosão. Considere os itens I, II, III e IV a seguir para responder a questão.
I. estrutura, textura (composição granulométrica) permeabilidade, teor de umidade e grau de aeração.
II. posição do nível freático da água subterrânea.
III. conteúdo de sais solúveis e acidez.
IV. presença de microorganismos redutores de sulfato.
O comportamento do solo como meio corrosivo em uma planta industrial depende de muitos variáveis. A corrosividade pode ser estimada medindo-se determinados parâmetros, entretanto, para a estimativa da corrosividade do solo, é de fundamental importância analisar:
É responsabilidade de cada organização desenvolver
procedimento(s)de preparação e resposta a emergências que
atenda(m)às suas próprias necessidades específicas.
Segundo a norma NBR ISO 14001:2004, a preparação e a resposta
a situações de emergência são realizadas na(s) fase(s)de
o processo pelo qual um ecossistema mantém em uma condição estável é chamado de homeostase. Observe a rede alimentar do ecossistema simplificado
abaixo.
Sobre o funcionamento deste ecossistema, assinale a afirmativa correta.
Um poço possui nível estático (NE) a 36 m de profundidade esta localizado em um aquífero confinado com espessura B = 6 m, e bombeia a água a uma vazão, em regime de equilíbrio estacionário, de 1.000 m³/dia. Foram perfurados dois poços de observação as distancias de L1 = 50 m e L2 = 100 m
do eixo do poço e os rebaixamentos observados foram respectivamente de r1= 2 m e r2 = 1 m.

O coeficiente de permeabilidade da formação aquífera, em m/dia, e de Dados: In(1) = 0; In(2) = 0,69; In(3) = 1,10