Na economia ambiental, determinar o valor econômico de um recurso ambiental é estimar o valor monetário deste em relação aos outros bens e serviços disponíveis na economia. São métodos de valoração ambiental, exceto:
Quando os esgotos domésticos são despejados nos corpos d’água, imediatamente após o lançamento, ocorre uma nova concentração dos parâmetros indicativos da qualidade d'água, a que se pode chamar a concentração da mistura. Na situação hipotética em que há o lançamento de esgoto “in natura” com vazão de 2.000 m³/dia e DBO de 200 mg/L no córrego Brejo Comprido em Palmas-TO, cuja vazão é 50.000 m³/dia e DBO de 3 mg/L, o valor da DBO na zona de mistura é:
O índice de qualidade das águas (IQA) foi desenvolvido pela National Sanitation Foundation, dos Estados Unidos, em 1970. Em 1975, este índice foi adaptado pela Companhia Ambiental do estado de São Paulo, sendo atualmente o índice mais utilizado no Brasil. O IQA avalia a qualidade da água para o abastecimento público após o tratamento convencional e seus resultados devem ser interpretados levando em consideração este uso da água. Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros que compõe o IQA.
“O ambiente terrestre atual é naturalmente
oxidativo devido à presença de oxigênio e água
(O2 e H2O), portanto, espontaneamente, os metais
tendem a sofrer oxidação quando em contato
com essas substâncias." Como exemplo disso
podemos citar o elemento ferro, que dependendo
das condições do meio pode passar de Fe0 para
Fe+3.
(MAIA, D. J.; SEGRE, N.; SCATIGNO, A. C.; STELLA, M. B. Experimento
sobre a Influência do pH na Corrosão do Ferro. Química Nova na Escola,
fevereiro 2015.)
Com base nas configurações eletrônicas destas
duas espécies, é CORRETO afirmar que:
Espécies isoeletrônicas são aquelas que
apresentam o mesmo número de elétrons.
Portanto, são isoeletrônicos do argônio:
A configuração eletrônica geral para os ânions formados a partir de qualquer elemento do grupo 17 da Tabela Periódica é:
Todos os compostos abaixo apresentam interações do tipo ligação de hidrogênio, EXCETO:
A Legislação Ambiental Brasileira, por meio das Resoluções CONAMA 357/2005 e 430/2011, estabelecem os padrões de qualidade dos corpos d'águas e os critérios de lançamento de efluentes. Marque alternativa correta:
Analise as afirmativas abaixo, sobre as várias opções de tecnologias de tratamento de esgoto: I. Reator Anaeróbio (UAS Anaeróbio – Tecnologia com alta remoção de nutrientes, principalmente fósforo; II. Filtro Anaeróbio seguido de Lagoa facultativa – Tecnologia com alta remoção de nitrogênio e fósforo; III. Lodos Ativados (com tanque anóxico e anaeróbio) seguido de tratamento físico químico com cloreto férrico – Tecnologia com alta remoção de matéria orgânica e fósforo; IV. Lagoa Anaeróbia seguida de Lagoa Facultativa - Tecnologia com baixa remoção de matéria orgânica e alta remoção de nitrogênio e fósforo; Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s).
Sobre o processo de licenciamento ambiental no Brasil, marque a alternativa incorreta.
Com relação às técnicas utilizadas de Bioengenharia de solos é correto afirmar que:
A degradação ambiental, decorrente da ação antrópica, está diretamente relacionada ao desequilíbrio dos processos físicos e/ou químicos e/ou biológicos de um ou mais sistemas que compõem o meio ambiente. Com relação a recuperação de áreas degradadas, marque a alternativa incorreta:
Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo: ( ) O pH da chuva natural, não poluída é de cerca de 5,6. Somente a chuva que é significativamente mais ácida que isso, com pH menor que 5, pode ser verdadeiramente considerada como chuva ácida. ( ) Os dois ácidos predominantes na chuva ácida são o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). ( ) A chuva ácida é um problema de poluição que não respeita fronteiras administrativas em função do seu deslocamento. ( ) As rochas calcárias podem neutralizar o efeito danoso das chuvas ácidas já que são compostas de carbonato de cálcio. ( ) A acidificação do solo pode lixiviar os seus nutrientes e solubilizar o alumínio, que pode interferir na absorção de nutrientes pelas árvores e outras plantas.
O meio ambiente é o local onde a vida
acontece e está inserida. A ação do homem sobre
este, através da manipulação da matéria,
possibilitou uma melhoria na sua qualidade de
vida. Para tais modificações é necessário que se
conheçam as propriedades da matéria. Sobre
estas é CORRETO afirmar que:
“A última década do século XX foi marcada pelo desenvolvimento e consolidação da nanotecnologia e nanociência. Dentre os novos materiais mais empregados nesta área ganham destaque o grafeno e os nanotubos de carbono, que são conhecidos como nanomateriais de carbono. Este último, por sua vez, vem sendo testado em tecnologias de purificação de água, possuindo desta forma um grande interesse ambiental”. Com relação aos nanomateriais de carbono é INCORRETO afirmar que: