A Peste Suína Africana (PSA) caracteriza-se por ser uma doença altamente contagiosa, sendo causada por um vírus da família Asfarviridae. Sua detecção em suínos domésticos na América latina (Cuba, Brasil, República dominicana e Haiti) ocorreu na década de 70, no entanto, com a contenção rápida dos surtos. A PSA é uma doença de notificação obrigatória aos órgãos nacionais e internacionais de controle de saúde animal. Em relação a PSA julgue os itens a seguir:
I. A Peste suína africana (PSA) em sua forma aguda e subaguda apresenta em média taxa de mortalidade menor que 10%;
II. Um animal com PSA apresentará em seu exame post mortemlesões hemorrágicas em múltiplos órgãos, esplenomegalia
congestiva, edema mesentérico no cólon adjacente à vesícula biliar e aumento de linfonodos;
III. A Peste suína africana (PSA) em sua forma crônica apresenta-se com baixa taxa de mortalidade.
Está correto o que se afirma em
A apicultura requer materiais e equipamentos especiais para as atividades desenvolvidas no campo, como o preparo e manutenção das colmeias. O instrumento de metal, que apresenta forma de espátula, utilizado pelo apicultor para auxiliar na abertura da colmeia, além da raspagem da própolis, retirada de traças, entre outros, é chamado
O leite pode ser definido como o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas (Artigo 475, RIISPOA). O leite cru refrigerado é o leite produzido em propriedades rurais, refrigerado e destinado aos estabelecimentos de leite e derivados sob serviço
de inspeção oficial.
De acordo com o regulamento técnico de identidade e qualidade de leite cru refrigerado, assinale a opção que cita corretamente o limite máximo de temperatura de conservação e expedição do leite no posto de refrigeração
Segundo a apresentação e/ou processamento do mel, marque a alternativa que cita corretamente a classificação do mel que tem uma estrutura cristalina e fina que pode ter sido submetido a um processo físico, que lhe confira essa estrutura e que o torne fácil de untar.
Podemos definir praga como sendo espécie, raça ou biotipo de planta, animal ou agente patogênico, que pode causar danos em plantas ou produtos vegetais. Dentro da agricultura, o controle de pragas quarentenárias é de fundamental importância para a obtenção de alta produtividade agrícola.
Baseado neste contexto marque a alternativa correta.
Segundo a Instrução Normativa nº 45 (2018), entende-se por Praga Quarentenária Presente (PQP) aquela praga de importância econômica potencial para uma área em perigo, presente no país, porém não amplamente distribuída e que se encontra sob controle oficial. No anexo I da Instrução Normativa SDA n.º 38, de 1.º de outubro de 2018, contém a lista de PQP no Brasil.Nos termos da Instrução Normativa SDA n.º 38/2018 e suas alterações, marque alternativa que contém uma Praga Quarentenária Presente (PQP) no Brasil.
No Brasil, a Sigatoka Negra, causada por Pseudocercosporafijiensis (Morelet) (Mycosphaerella fijiensis (Morelet)), encontra se disseminada em pelo menos 21 Unidades da Federação (UF). A Instrução Normativa n° 17 de 31 de maio de 2005 do MAPA, contém os procedimentos para a caracterização, implantação e manutenção de área livre da Sigatoka Negra e os procedimentos para implantação do sistema de mitigação de risco para a doença. Dentre os procedimentos constam os cuidados no pós-colheita e nas Casas de Embalagem para implantação e
manutenção do Sistema de Mitigação de Risco para a Praga Sigatoka Negra.
Assinale a opção que contém procedimentos a serem adotados na pós-colheita e nas Casas de Embalagem que são compatíveis com
aqueles previstos nesta Instrução Normativa.
A Portaria n° 112, de 8 de outubro de 2018 estabelece e lista uma série de pragas que representam maiores riscos fitossanitários para algumas das principais culturas agrícolas nacionais. Constam nesta lista as culturas que podem ser potencialmente impactadas pelas pragas elencadas e tem como fim a priorização na análise dos processos de registro de produtos e tecnologias de controle.Considerando o teor da portaria, as culturas e pragas listadas, marque a opção correta.
A Instrução Normativa n° 28, de 24 de agosto de 2016 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dispõe sobre Norma Técnica para a utilização da Permissão de Trânsito de Vegetais – PTV, e a Instrução Normativa n° 33, de 24 de agosto de 2016, dispõe sobre emissão de Certificado Fitossanitário de Origem - CFO e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado –CFOC, emitidos na origem para atestar a condição fitossanitária da partida de plantas ou de produtos vegetais de acordo com as normas de sanidade vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.
A PTV, CFO e CFOC serão exigidas na seguinte situação:
Na lavoura de arroz, o controle do brusone é essencial devido ao seu impacto negativo na produtividade da cultura. Sobre isso, analise as assertivas abaixo:
I. Os danos causados pelo brusone podem ser reduzidos pelo uso de cultivares resistentes, práticas culturais e fungicidas.
II. O preparo adequado do solo, a adubação equilibrada e o uso de sementes certificadas minimiza a ação da doença.
III. A destruição de plantas doentes e a troca de cultivares a cada três ou quatro anos são exemplos de práticas para o
controle da doença.
Quais estão corretas?
O módulo fiscal é a unidade de medida, em hectares, cujo valor é fixado pelo governo para cada município. A definição do módulo leva em conta diversos aspectos. Sobre isso, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O módulo fiscal leva em consideração o tipo de exploração predominante no município (culturas permanentes, pecuária, florestal, entre outros).
( ) No Brasil, o tamanho do módulo fiscal varia de 20 a 1000 ha.
( ) A renda obtida no tipo de exploração predominante não pode ser considerada, pois as áreas são permanentes.
( ) Demais explorações não predominantes, porém expressivas do município, devem ser consideradas no dimensionamento do módulo fiscal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em frutíferas, a qualidade da produção de mudas depende de diversos fatores. Sobre isso, analise as assertivas abaixo:
I. Em geral, na fruticultura, o processo de produção é realizado por meio de propagação vegetativa, mas, em casos específicos, podem ser utilizadas sementes.
II. A propagação vegetativa tem por objetivo multiplicar plantas com a garantia da manutenção das características agronômicas.
III. Em fruticultura, os principais métodos de propagação são a enxertia, a estaquia, as estruturas especializadas e a mergulhia.
IV. A propagação reprodutiva ocorre imediatamente após o enraizamento da muda.
Quais estão corretas?