Com relação à administração dos serviços de enfermagem, atente-se ao conceito a seguir: “Conjunto de tecnologias destinado a prover uma atenção à saúde de qualidade: centrada nas pessoas; efetiva, estruturada com base em evidências científicas; segura, que não cause danos às pessoas e aos profissionais de saúde; eficiente, provida com os custos ótimos; oportuna, prestada no tempo certo; equitativa, de forma a reduzir as desigualdades injustas; e ofertada de forma humanizada.” Esse conceito refere-se à Gestão
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2019, a estratégia de diagnóstico precoce do câncer de mama contribui para a redução do estágio de apresentação deste, sendo conhecida algumas vezes como down-staging. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde. Sobre os fatores de risco elevados para o câncer de mama, estão corretos os itens a seguir, exceto:
“Decúbito dorsal, em que a parte superior do dorso é baixada e os pés são elevados, oferecendo melhor visualização dos órgãos pélvicos durante a abertura ou em cirurgia laparoscópicas de abdome inferior ou de pelve, ou cirurgia vascular”, esta definição se refere ao seguinte posicionamento cirúrgico:
É fundamental na Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) o diagnóstico precoce, acompanhamento efetivo pelas equipes da Atenção Básica, pois o controle da pressão arterial (PA) reduz complicações cardiovasculares e desfechos como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), problemas renais, entre outros. Sobre o rastreamento, diagnóstico e acompanhamento da HAS, assinale a alternativa correta.
As recomendações das diretrizes para prevenção de infecção em sítio cirúrgico são elencadas de acordo com o período no qual a assistência é prestada. Sobre as práticas recomendadas para o preparo transoperatório, assinale a opção incorreta.
Conforme o Decreto 94.406/1987, que regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, cabe privativamente ao Enfermeiro, EXCETO:
A cartilha: Proteger e Cuidar da Saúde de Adolescentes na Atenção Básica, do Ministério da Saúde, visa ampliar a inserção de adolescentes na Atenção Básica. De acordo com esse documento, são situações de risco potencialmente produtoras de vulnerabilidade, EXCETO:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/90, em seu artigo 5º estabelece que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais." Sobre esse tema, é CORRETO afirmar:
I – A violência física é caracterizada como todo ato violento com uso da força física de forma intencional, não acidental, praticada por pais, responsáveis, familiares ou pessoas próximas da criança ou adolescente, que pode ferir, lesar, provocar dor e sofrimento ou destruir a pessoa, deixando ou não marcas evidentes no corpo, e podendo provocar inclusive a morte
II – A violência psicológica é toda ação que coloca em risco ou causa dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da criança ou do adolescente. Manifesta-se em forma de rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito, cobrança exagerada, punições humilhantes e utilização da criança ou do adolescente para atender às necessidades psíquicas de outrem.
III – A negligência caracteriza-se pelas omissões dos pais ou outros responsáveis pela criança ou adolescente, inclusive institucionais, ao deixarem de prover as necessidades básicas para o desenvolvimento físico, emocional e social de crianças e adolescentes. A negligência está vinculada às circunstâncias de pobreza, sendo o abandono a forma mais branda de negligência.
IV – Os sinais da violência se traduzem em consequências que podem ser distintas segundo a etapa do desenvolvimento. Quanto mais tardia a situação de violência, maiores e mais permanentes serão os danos para a criança e o adolescente.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
A Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade tem por objetivo prevenir e controlar a obesidade na população brasileira, por meio de ações intersetoriais. Para tanto, foram delineados objetivos específicos, conforme apresentados abaixo, EXCETO:
Sobre os distúrbios na alimentação, é INCORRETO afirmar:
Em relação ao tratamento de lesões de pele, a cobertura indicada para feridas cavitárias, fétidas, com exsudação intensa, infecção e tecido necrótico é:
Para o tratamento da sífilis adquirida no adulto, foi prescrito 2,4 milhões de penicilina G benzatina, intramuscular (IM), dose única (1,2 milhão UI em cada glúteo). Na sala de medicação, havia disponível frasco-ampola da medicação em pó liofilizado de 1.200.000 UI/frasco e ampolas de 10mL de água destilada para reconstituição. Nessa situação, para administrar o volume correto da medicação no paciente por via IM na área de 1ª escolha, o conteúdo de cada frasco-ampola deve ser reconstituído com:
Quanto à exposição da imagem do paciente em meios de comunicação e mídias sociais, a Resolução COFEN nº 554/2017 regulamenta que é permitido ao profissional de enfermagem expor:
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes e causada por vírus do gênero Flavivirus. Como medidas de prevenção, recomenda-se a vacinação a partir dos:
A terapia anticonvulsivante é indicada para prevenir convulsões recorrentes em mulheres com eclâmpsia, assim como o aparecimento de convulsões naquelas com pré-eclâmpsia. O sulfato de magnésio é a droga de eleição e sua administração requer cuidados de enfermagem, pois a terapia medicamentosa deverá ser suspensa em caso de: