Em relação ao pulso, de acordo com as suas características, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Em relação à respiração, de acordo com as sus características, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
As vias parenterais mais frequentemente utilizadas pelos profissionais de enfermagem para administração de medicamentos conforme prescrição médica são
Em relação à Ferida Cirúrgica, segundo BORGES et al. (2010, p. 118), essas devem ser deixadas expostas no pós-operatório, se toda sua extensão estiver íntegra, uma vez que sua epitelização demanda tempo para ocorrer.
Assim, essa exposição deve ser realizada somente após
O período perioperatório consiste em três fases, que começam e terminam em um ponto específico dos eventos cirúrgicos. A fase pré-operatória imediata, que antecede o ato cirúrgico, exige cuidados prescritos pelo médico ou enfermeiro que devem ser realizados com o objetivo de minimizar a ocorrência de infecção do sítio cirúrgico entre outros eventos. Esse período contempla
O técnico de enfermagem, ao identificar no paciente sinais de tosse com sangue a partir do trato respiratório, deve registrar no prontuário e comunicar ao enfermeiro e ao médico responsável, quadro de
De acordo com a Deliberação COREN – MG 135/00, em relação aos princípios gerais para as ações que constituem a Documentação da Enfermagem, não se inclui:
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. e de acordo com o Ministério da Saúde do Brasil (2002., a suscetibilidade ao vírus causador da dengue é universal e a imunidade é permanente para um mesmo sorotipo (homóloga). No entanto, a imunidade cruzada (heteróloga) existe temporariamente. No que tange à suscetibilidade e imunidade à dengue, assinale a opção INCORRETA.
Dona Joana está muito preocupada com seu filho Carlos, recém nascido de 3 meses de idade. Ele nasceu pré-maturo em uma UTI neonatal da cidade e está sob cuidados da equipe multidisciplinar do hospita. Carlos está ligado a um cateter venoso central, com 1 via em jugular D e SNE para receber leite materno, sendo que as administrações estavam sendo realizadas por uma mesma bomba de infusão. Às 12 h, foi inserido o leite materno na bomba de infusão para administração pela SNE pelo enfermeiro do plantão da manhã e, às 13 h, o enfermeiro do plantão da tarde desligou o equipamento ao término da infusão e detectou que o leite materno havia sido conectado à via de infusão endovenosa. O equívoco na conexão pode ter sido ocasionado por fator I. técnico, pela semelhança e compatibilidade entre os conectores. II. organizacional, pela utilização de bombas de infusão diferentes para administração de soluções intravenosas e dietas enterais. III. humano, devido ao acúmulo de tarefas, levando à não interrupção de atividades, à desatenção e à falta de descanso. É correto o que se afirma em:
A influenza (ou gripe) é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de alta transmissibilidade e com distribuição global (BRASIL, 2010; 2012.. As crianças e idosos são um grupo de pessoas que devem ter cuidado em relação à esta doença.Uma criança de um ano e meio de idade é levada pela mãe ao Centro de Saúde da Família com sintomas de gripe. A mãe relata que a criança vem há dois dias com esse quadro e não está aceitando a alimentação. Após avaliação clínica, é levantada uma forte hipótese diagnóstica de síndrome respiratória secundária à infecção pelo vírus Influenza A (H1N1.. Nesse caso, uma conduta imediata seria:
O corpo humano é composto aproximadamente por 60% de água. Esse total de líquido está distribuído em dois grandes compartimentos: o espaço intracelular) e o espaço extracelular. O espaço extracelular pode, ainda, ser subdivido em espaços intravascular – no interior dos vasos - e intersticial – entre células. O primeiro é representado pelo volume total de sangue do nosso corpo. Diante do exposto, aponte o eletrólito mais encontrado no líquido extracelular.
A técnica da sonda nasogástrica é utilizada para alimentar o paciente incapacitado. Sobre este procedimento assinale a alternativa CORRETA.
A hepatite origina-se de qualquer degeneração do fígado por diversas causas, sendo as mais frequentes as infecções pelo vírus e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas e outros medicamentos que possam vir a danificar o órgão em questão. Sobre esta afecção assinale a alternativa correta.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem é importante porque catalisa as atividades, oferecendo um atendimento individualizado e contínuo capaz de fornecer elementos para as avaliações de toda equipe que assiste ao paciente, identificando precocemente fatores que contribuam para o desequilíbrio do indivíduo no tempo e no espaço diante das necessidades não atendidas ou atendidas parcialmente. Sendo assim, quais os passos para realização do processo de enfermagem? Assinale a sequência correta:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença é qualquer perturbação ou anormalidade observada no funcionamento orgânico do indivíduo ou no seu comportamento, quer no aspecto intelectual, quer do ponto de vista moral e social de tal forma, que lhe afete novamente o estado de bem estar geral sugestivo de saúde. Coloque V para verdade e F para falso as alternativas a seguir:
( ) Doenças de contágio direto são aquelas que se adquirem pelo contato com o doente ou através do ar, água, solo ou alimentos e objetos contaminados.
( ) Doenças hereditárias são aquelas que ocorrem em pequeno número de caso, em certa região ou localidade, como tuberculose, hanseníase, difteria e tétano.
( ) Doenças epidêmicas ou epidemias são aquelas que se alastram rapidamente por todo um país, continente ou até mesmo por todo mundo, como a gripe espanhola, a peste negra e a AIDS.
( ) Doenças endêmicas ou endemias são moléstias que afetam um grande número de pessoas em uma região, rotineiramente, como malária, doença de chagas, doença do sono, esquistossomose entre outras.
( ) Doenças congênitas são afecções decorrentes de desvios do desenvolvimento embrionário e aquelas que são transmitidas de mãe para filho por via placentária, como a eritroblastose fetal e as mal formações decorrentes da rubéola durante a gravidez.