Quanto às vias injetáveis de administração de medicação, é CORRETO afirmar que
A adolescência é um período da vida humana em desenvolvimento e vai da puberdade à virilidade. É uma fase compreendida entre os 10 e 20 anos de idade. Segundo alguns autores, esta classificação pode ser modificada por diversos determinantes que podem fazer que a chegada da adolescência seja precoce. Entre estes determinantes destacam-se a chegada de um novo século, os namoros virtuais, novas ideias de família e casamento, dentre outros. Ao cuidar do adolescente, os profissionais de enfermagem não podem esquecer que o desenvolvimento do adolescente se dá em várias etapas, exigindo desse profissional um comportamento e uma compreensão diferenciada do adolescente. Analise as alternativas a seguir e assinale a CORRETA.
A vacina BCG, quando administrada corretamente, a lesão vacinal evolui da seguinte forma:
A dor é um fenômeno frequente no pós-operatório, podendo resultar em sofrimento e riscos desnecessários ao paciente. Sobre a conduta do enfermeiro, no alívio da dor no pós-operatório, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA. I.A dor aguda deve ser avaliada pelo enfermeiro no momento da chegada do paciente na sala de recuperação pós-anestésica - SRPA - e na unidade de internação. Seu controle eficaz inibe os reflexos nociceptivos, permitindo uma mobilização ativa, deambulação precoce e nutrição oral eficaz. II.A mensuração da dor, apesar de ser importante para o tratamento, quer seja através de autorrelato, quer seja através da observação do comportamento, quer seja, ainda, através da avaliação de variáveis biológicas, não é importante no pós-operatório, uma vez que tal quadro é inerente a qualquer intervenção cirúrgica e a terapêutica medicamentosa estará sempre presente. III.O controle da dor, no pós-operatório, deve ser instituído antes da cirurgia com analgesia preemptiva ou preventiva, independente do tipo e porte da cirurgia, somente através de fármacos, visando diminuir a sensibilização central e a intensidade da dor no pósoperatório. IV.No que se refere às intervenções farmacológicas para o controle da dor pós-operatória, a Organização Mundial da Saúde - OMS - recomenda a utilização da escada de analgesia, onde se incluem anti-inflamatórios não hormonais - AINHs -, opióides, medicações adjuvantes e analgesia controlada pelo paciente - ACP -. V.As intervenções não farmacológicas visam reduzir a ansiedade, o estresse emocional e promovem conforto, incluindo: utilização de práticas complementares, como a calatonia, aplicação de calor e frio e minimização de ruídos. Estão CORRETAS apenas
As ações para a prevenção e controle do câncer do colo do útero e da mama constituem-se uma linha de atenção considerada prioritária para o Ministério da Saúde, integrando, inclusive, uma das prioridades do Pacto pela Saúde (2006). Depois de analisar as metas estabelecidas nas afirmativas seguintes, assinale a alternativa CORRETA. I.Aumentar a cobertura de mamografia em mulheres entre 25 e 69 anos. II.Ampliar a cobertura de exame citopatológico em mulheres de 35 a 55 anos. III.Tratar 100% das mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer. IV.Realizar a punção da mama em 100% dos casos necessários, conforme protocolo. V.Incentivar a realização de cirurgia de alta frequência para lesões epiteliais de alto grau.
O enfermeiro deve administrar 10mL de uma solução de glicose a 30%, porém na unidade, estão disponíveis ampolas de 20mL de glicose hipertônica a 50%. O volume de glicose a ser aspirado é de
De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher da área de abrangência da unidade de saúde e com história de atraso menstrual de mais de 15 dias deverá ser orientada pela equipe de saúde a realizar o Teste Imunológico de Gravidez -TIG -, a fim de, que caso se confirme a gravidez, deve-se iniciar precocemente o Pré-Natal. Alguns sinais e sintomas são observados e, de acordo com a sua natureza, podem ser classificados, como sinais de presunção, sinais de probabilidade e sinais de certeza de gravidez. Assinale a alternativa em que encontramos apenas sinais de probabilidade de gravidez.
Relato 1: “Quero justiça”, diz pai da menina que recebeu vaselina em vez de soro... Relato 2: Foi medicada e recebeu soro. “Segundo a mãe, ela teve melhora, estava bem. A médica disse que esperaria meia hora, daria uma sopa e, se ela não vomitasse, teria alta”, afirma a madrasta. Nesse período, segundo a família, uma enfermeira disse que daria outro medicamento à adolescente e ela estaria liberada. “Logo depois, ela falou para a mãe que a língua estava dormente e que ia morrer.” Relatos destes tipo ouvimos frequentemente em noticiários. Com o objetivo de evitar estes acontecimentos trágicos, o Plano de Segurança do Paciente (PSP) constitui-se em “documento que aponta situações de risco e descreve as estratégias e ações definidas pelo serviço de saúde para a gestão de risco, visando à prevenção e à mitigação dos incidentes, desde a admissão até a transferência, a alta ou o óbito do paciente no serviço de saúde”, instituindo as Ações para Segurança do Paciente, adotando, assim, como escopo de atuação para os eventos associados à assistência à saúde, as Seis Metas da Organização Mundial da Saúde que estão traduzidas em Protocolos de Segurança do Paciente. Marque a alternativa que NÃO corresponde as metas instituídas.
Assinale a opção que apresenta corretamente o conceito do princípio da integralidade da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Assinale a opção correta acerca das unidades de atenção à saúde mental.
De acordo com o Manual para Cirurgia Segura da Organização Mundial da Saúde, assinale a opção correta referente à assistência de enfermagem perioperatória.
Assinale a opção correta a respeito da intercorrência obstétrica conhecida por crescimento intrauterino restrito (CIUR).
Um paciente adulto com histórico de uso excessivo e crônico de álcool foi internado em uma unidade de tratamento intensivo, apresentando-se desnutrido e com nutrição parenteral havia três dias. Foram observados alterações de humor, que variaram da apatia até a agitação; fraqueza muscular; tremores e no exame físico observou-se movimentos atetoides. No exame físico, observou-se sinais de Trousseau e Chvostek positivos.
Foram também detectadas alterações eletrocardiográficas com onda T invertida e segmento ST deprimido. Após coleta de sangue para exames, foi detectado um distúrbio eletrolítico.
Em face dessa situação, é correto afirmar que o distúrbio eletrolítico mais provável envolvido foi
De acordo com as novas diretrizes, de 2015, da American Heart Association a respeito do suporte básico de vida, ao realizar a reanimação cardiopulmonar de um adulto, o profissional de saúde deve
A respeito da ética e da educação continuada na enfermagem, assinale a opção correta.