Com base na Resolução COFEN n.º 564/2017, que dispõe sobre o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, e na Lei n.º 7.498/1986, que trata do exercício profissional da enfermagem, julgue o item.
Mesmo em situações que ameacem a vida e a dignidade, as ocorrências vivenciadas pelo paciente das quais o enfermeiro tenha conhecimento em razão da sua atividade profissional devem ser mantidas em sigilo, devido às razões éticas assumidas pelo profissional.
No que diz respeito às normas definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) acerca de biossegurança e gerenciamento de resíduos em serviços de saúde, julgue o item que se segue.
Para a prevenção dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, a instituição deve manter um programa de educação continuada para os trabalhadores que contemple, entre outros, o ciclo de vida dos materiais, biossegurança e uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
Com relação aos requisitos mínimos necessários às boas práticas no processamento de produtos para a saúde, a fim de garantir a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos, julgue o item a seguir.
A desinfecção de nível intermediário compreende o processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos patogênicos na forma vegetativa, inclusive micobactérias e fungos, de o b jetos i nanimados e s uperfícies, e a rtigos semicríticos.
No que se refere à atuação do enfermeiro no gerenciamento dos ambientes de saúde e ao uso consciente, explícito e judicioso das pesquisas científicas para uma prática de cuidados baseada em evidências, julgue o item.
A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem deve seguir o grupo de pacientes que apresentar a menor carga de trabalho, tendo em vista que, no quantitativo de profissionais, deverá ser acrescido o índice de segurança técnica de, no mínimo, 15% do total.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O tratamento de câncer de mama envolver dois procedimentos possíveis: a mastectomia ou a radioterapia, conforme o estágio da doença.
II. A ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde em nível municipal não é uma ação incluída no campo de atuação do SUS.
III. É vedado ao servidor público prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão: ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
II. É possível controlar as crises da asma e até prevenir que elas aconteçam com algumas medidas simples, como manter o ambiente limpo, promover o acúmulo de sujeira ou poeira e evitar tomar sol, pois a vitamina D é a causa de uma série de doenças do aparelho imunológico, como a asma.
III. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no Brasil, salvo nos casos previstos em lei.
Marque a alternativa CORRETA:
A.N., 84 anos, sexo masculino, viúvo, militar reformado, diabético, hipertenso, recebeu alta hospitalar após ter sido submetido a artroplastia de quadril, devido à sua dificuldade de locomoção, foi considerado elegível para inclusão no programa de assistência domiciliar. No 14o dia pós-operatório, ao realizar a primeira visita domiciliar, planejada com o objetivo de acompanhar a recuperação e adaptação do paciente e identificar as necessidades e singularidades do usuário e da família como subsídios para a elaboração de um plano de cuidados, o enfermeiro observou que A.N. residia com cinco familiares e que se apresentava dependente nos quesitos banho, transferência e banheiro. Ao realizar o curativo da incisão cirúrgica, observou que os pontos já haviam sido retirados e a incisão estava cicatrizada, à exceção do ponto distal que apresentava presença de exsudato seroso, em pequena quantidade. Ao final da visita, fez as orientações necessárias e deu início à elaboração do genograma apresentado a seguir.

A análise da figura apresenta permite afirmar que
Uma senhora de 71 anos de idade, pesando 73 kg e com 1,53 m de altura, foi admitida em uma clínica médica com insuficiência cardíaca congestiva, apresentando dispneia, fadiga e edema no tornozelo. Queixava-se de dificuldades para dormir, tendo que utilizar dois travesseiros, se sentia muito inchada e não estava se alimentando bem devido à falta de apetite. O exame físico revelou sons respiratórios diminuídos e finos estertores na base dos dois pulmões, presença de terceira bulha cardíaca (B3), temperatura de 37,2 ºC, frequência cardíaca de 130 bpm e
pressão arterial de 150/64 mm Hg. Os exames laboratoriais de interesse foram: albumina: 1,82 g/dL; hemoglobina: 11,5 g/dL; hematócrito: 34%; e SaO2: 89%. Como terapia medicamentosa, foram prescritos enalapril, furosemida, digoxina e oxigênio suplementar.
Considerando esse caso clínico, assim como o planejamento da assistência de enfermagem, julgue o item.
A terapia farmacológica instituída tem o objetivo de reduzir a carga de trabalho do coração, sendo o enalapril um bloqueador de receptor de angiotensina; a furosemida, um diurético tiazídico; e a digoxina, um digitálico.
Assinale a alternativa correta em relação à assistência de enfermagem a um paciente com diagnóstico de fratura de fêmur e em uso de tração esquelética.
Ao receber o plantão, o enfermeiro foi informado de que A.C., sexo masculino, 73 anos, 1o dia pós-operatório de gastrectomia, estava recebendo infusão de papa de hemácias há 20 minutos, por via periférica exclusiva, sem apresentar alterações. Ao verificar os sinais vitais do paciente cerca de 30 minutos após iniciada a transfusão, o enfermeiro constatou: temperatura axilar = 38,4 ºC, frequência cardíaca = 102 batimentos por minuto, frequência respiratória = 22 respirações por minuto, pressão arterial = 92 X 60 mmHg. Frente a esta situação, considerando que o paciente se queixou de dor lombar e calafrios, e que há alteração nos sinais vitais quando comparados aos valores anteriormente obtidos, o enfermeiro deve, prioritariamente,
Após retornar de licença, J.G., 22 anos, soldado, procurou o ambulatório de saúde da organização militar – OM, onde prestava serviços, com história e queixas que caracterizavam doença de transmissão sexual. Face a essa situação, o enfermeiro que estava realizando o atendimento ofereceu a realização de testes rápidos para sífilis e HIV. Ao fazê-lo, explicou que J.G. poderia ou não aceitar realizá-los e orientou sobre sua importância, a forma com que são feitos e o significado e as limitações de seus resultados. Após obter sua concordância, solicitou a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e deu segmento aos procedimentos de coleta de material e realização dos testes obtendo resultado “reagente” para sífilis e “não reagente” para HIV. Face a essa situação, realizou as orientações necessárias e deu prosseguimento ao caso de acordo com as medidas propostas pelo Ministério da Saúde.
A abordagem realizada pelo enfermeiro a respeito da realização dos testes rápidos está em consonância com o princípio de bioética de
Ao realizar a avaliação primária de vítima de trauma em acidente automobilístico, o enfermeiro utilizou a Escala de Coma de Glasgow como ferramenta de avaliação do estado neurológico do paciente, obtendo 11 pontos. Os componentes (C) avaliados por meio dessa escala e o significado (S) da pontuação obtida são:
Em uma instituição hospitalar, para a sistematização da assistência de enfermagem, são utilizadas as taxonomias NANDA-I, NIC (Classificação de Intervenções de Enfermagem) e NOC (Classificação de Resultados de Enfermagem). Ao desenvolver o processo de enfermagem para um paciente recém-admitido com diagnóstico de insuficiência cardíaca, o enfermeiro deve utilizar a taxonomia NOC na etapa de
R.S., 66 anos, sexo masculino, hipertenso, portador de diabete tipo 2 há 14 anos, insulinodependente há 6 meses, ex-tabagista há dez anos, compareceu ao ambulatório de saúde acompanhado de sua filha, para consulta de enfermagem. Relatou ao enfermeiro que vinha tomando regularmente a medicação para hipertensão, estava se esforçando para seguir a dieta e o programa de atividade física orientado, mas tinha dificuldades na aplicação da insulina introduzida como tratamento na última consulta médica. Ao exame físico o enfermeiro obteve: temperatura axilar = 36,6 ºC, frequência cardíaca = 76 batimentos por minuto, respiração = 18 movimentos respiratórios por minuto; pressão arterial = 128 X 86 mmHg; peso = 84 400 g; altura 181 cm, circunferência abdominal = 90 cm; glicemia capilar = 178 mg/dL. Ao analisar os resultados de exames realizados recentemente, constatou hemograma normal, glicemia de jejum = 99 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 5,2%; colesterol total = 153 mg/dL; HDL colesterol = 32 mg/dL; LDL colesterol = 108 mg/dL; VLDL = 13 mg/DL; triglicérides = 66 mg/dL. À palpação e ausculta não constatou alterações. Após realizar o exame dos pés do cliente, o enfermeiro calculou o índice de massa corporal - IMC e, utilizando o escore de Framingham realizou a estratificação de risco cardiovascular de R.S. Finalizando a consulta, orientou pai e filha sobre a técnica de preparo de insulina e, em conjunto com R.S., estabeleceu metas e elaborou o plano de cuidados, agendando seu retorno.
Para a estratificação de risco cardiovascular aplicando o escore de Framingham, o enfermeiro utiliza as variáveis: níveis pressóricos,
A aplicação da escala de Cincinnati, como prevista em protocolos de suporte básico de vida do Ministério da Saúde, permite avaliar