Sendo a empresa responsável pela reparação civil dos danos, causados aos seus empregados por acidentes de trabalho, ou em razão dele, é CORRETO afirmar que
O Decreto nº 76.973, de 21 de setembro de 1975, determina que unidade ambulatorial “é o conjunto de elementos que possibilita o atendimento de pacientes para diagnóstico e tratamento quando constatada a não necessidade de internação”. Esta unidade deverá ser planejada para atender às necessidades dos pacientes e da comunidade e proporcionar atendimento especializado. Neste sentido, é importante que este setor mantenha comunicação com todas as demais áreas do hospital. Considerando o exposto, assinale a assertiva CORRETA.
Sobre as ações de controle de infecção hospitalar, assinale a alternativa CORRETA.
O modelo de assistência psiquiátrica no Brasil ainda é centrado no hospital psiquiátrico. Existem duas posições relacionadas ao hospital psiquiátrico: alguns consideram-no ultrapassado, conceituando-o como agente repressor, enquanto outros ainda classificam-no como terapêutico. A nova proposta de assistência ao paciente psiquiátrico é um tratamento realizado por uma equipe multiprofissional, valorizando a determinação social das doenças. Para assistir a um paciente psiquiátrico deverá existir uma equipe multiprofissional especializada. A enfermagem deverá estar inserida nesta equipe e tem um papel importante no tratamento, bem como na prevenção da saúde mental. Neste contexto, analise os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
Quanto à Vacina Papiloma vírus Humano - HPV, é CORRETO afirmar que
Segundo o que prescreve o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose do
Ministério da Saúde, analise as proposições abaixo.
I. A tuberculose pulmonar pode se apresentar sob a forma primária, pós-primária (ou
secundária) ou miliar.
II. A tuberculose óssea atinge exclusivamente, os idosos, apresentando quadro clínico de dor
lombar e sudorese noturna.
III. A prova tuberculínica é aplicada por via intradérmica no terço médio da face anterior do
braço esquerdo.
IV. O tratamento é desenvolvido sob regime ambulatorial, diretamente observado.
V. O tratamento de todas as formas extrapulmonares da tuberculose tem duração de 6 meses, e
o paciente deve estar em jejum para tomar a medicação.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens
No posto de saúde de assistência estudantil, comparece um aluno relatando que estava passando por um descampado para chegar à escola e foi vítima de acidente ofídico há, pelo menos, uma hora, e a cobra tinha desenhos semelhantes a um gancho característico e cauda lisa. A enfermeira observou que na região calcânea direita, local da picada, apareciam sinais de inflamação com eritema local. Levado imediatamente ao hospital mais próximo, realizou os exames laboratoriais e um deles mostrava que o tempo de coagulação estava aumentado. Ficando em observação no setor da emergência, apresentou hemorragia com sinais de choque, mas foi revertido pela ação da equipe; e, após 12 horas, apresentou bolhas, equimose e oligúria. Conforme descrição do caso, qual o tipo de acidente ofídico que acometeu o discente. Assinale a alternativa CORRETA.
Leia o TEXTO 05 para responder às questões de 22 a 25.
TEXTO 05 Paciente de 63 anos, sexo masculino, apresenta dor torácica súbita, início agudo, intensa, irradiando para a região cervical e membro superior esquerdo em toda a sua extensão, associado a períodos eméticos e sudorese, esta por sua vez, discreta. Relata que seu pai tem hipertensão e dislipidemia, sendo acometido de acidente vascular encefálico aos 60 anos. Sua mãe tem colelitíase e diabetes, tratando esta com dieta e insulinoterapia. Ao exame mostrava-se consciente, orientado, afebril, perfusão periférica lentificada. Dado vital: PA= 70x 35 mmHg. ECG solicitado mostrava-se compatível com IAM, identificando uma FC de 123 bpm, QRS estreito, havendo uma relação de onda P para cada complexo QRS em todas as derivações, infradesnivelamento em V1 e V2. Trinta minutos depois de ter sido assistido, faz fibrilação ventricular e entra em parada cárdio-respiratória.
Em pacientes, com quadro de Infarto Agudo do Miocárdio, pode-se administrar as medicações relacionadas a seguir. I.Oxigênio. II.Ácido Acetil Salicílico. III.Isordil. IV.Morfina. V.Metalyse. Para o caso descrito acima, é CORRETO afirmar que algumas destas medicações não devem ser administradas. Assinale a alternativa correspondente.
Paciente A.M.S, de 41 anos, procura a Unidade de Saúde da Família, queixando-se de aparecimento de manchas na pele. Durante o exame, a enfermeira detecta que as lesões são delimitadas (poucas), anestésicas e assimétricas, apresentando-se como placas (lesão eritematosa). Observou também uma lesão neural precoce devido presença do lagoftalmo. Sabe-se que a Hanseníase é uma doença crônica, causada pelo Mycobacterium leprae que possui diversas formas. De acordo com as características clínicas do caso descrito, identifique a sua forma assinalando a alternativa CORRETA.
A consulta de enfermagem para o acompanhamento da pessoa, com diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica - HAS - é realizada por meio da aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE (BRASIL, 2013). Sobre a consulta de enfermagem para pessoas com HAS, assinale a alternativa CORRETA.
A esquizofrenia constitui um transtorno psicótico grave, de natureza crônica e idiopática, mas, segundo alguns autores, fatores genéticos e ambientais parecem estar associados a um aumento no risco de desenvolvimento da doença. O tratamento farmacológico constitui-se uma das modalidades terapêuticas e deve ser feito com o uso de antipsicóticos, também denominados neurolépticos, que são classificados como típicos e atípicos. Assinale a alternativa em que encontramos apenas antipsicóticos atípicos.
O atendimento pré-hospitalar exige dos profissionais de saúde treinamento contínuo e atualização frequente para lidar com agilidade e segurança nas emergências com pacientes graves, politraumatizados. Dentre as emergências médicas mais comuns está o choque hipovolêmico, que poderá levar o paciente ao óbito em pouco tempo. Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo. I.A princípio, todo doente politraumatizado em choque é portador, até segunda ordem, de choque hipovolêmico hemorrágico. II.Na presença de instabilidade hemodinâmica, a solução mais indicada para a reposição volêmica é o Soro Ringer Lactato, aquecido a 39°C, e deve ser feito, preferencialmente, através de acesso periférico. III.São sinais de choque hipovolêmico: pulso fraco, cianose de extremidades, anemia, pele fria e frequência respiratória abaixo de 16 ciclos/min. IV.No atendimento pré-hospitalar, suporte básico de vida, de pacientes com hemorragia externa, a primeira medida é o controle da perda sanguínea através de compressão da ferida e posterior emprego de curativo compressivo. V.Durante a reposição volêmica, a elevação muito rápida da pressão arterial (PA) sem o controle hemorrágico, faz com que a perda sanguínea se exacerbe e leve o paciente ao óbito mais rapidamente. Estão CORRETAS as proposições
Foram prescritos, para um paciente, 500mL de soro glicosado a 5%, endovenoso, de 8 em 8 horas. Quantas microgotas por minuto serão infundidas?
Atualmente, o transplante de órgãos e tecidos é
alternativa terapêutica segura e eficaz no tratamento
de diversas doenças, determinando melhoria na
qualidade e na perspectiva de vida. A identificação
de potenciais doadores é o primeiro passo de todo o
processo de doação e transplante, e provavelmente
aquele que traz maior impacto no número final de
doadores de órgãos, uma vez que o baixo número
de notificações é a principal causa da limitada
taxa de doadores e de transplantes no nosso país.
A adequada avaliação clínica e laboratorial do
potencial doador de órgãos e tecidos é fundamental
para a obtenção de um enxerto de qualidade, assim
como seja evitada a transmissão de enfermidades
infecciosas ou neoplásicas. Assinale a alternativa
em que a doença apresentada NÃO é considerada
contra-indicação absoluta para doação de órgãos.
Todos os serviços que realizam o processamento
de produtos para a saúde devem seguir a Resolução
– RDC ANVISA N0 15, de 15 de Março de 2012
que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o
processamento de produtos para saúde e dá outras
providências. Estas práticas visam a segurança
do paciente e dos profissionais envolvidos nestes
serviços e se aplica aos Centros de Material
e Esterilização - CME dos serviços de saúde
públicos e privados, civis e militares, e às empresas
processadoras envolvidas no processamento de
produtos para saúde. Sobre a inspeção, preparo
e acondicionamento de produtos para saúde, de
acordo com a RDC N0
15 de 2012, é correto afirmar
que: