Quais das doenças abaixo não são consideradas de notificação compulsória:
Leia a técnica descrita: examinador, à direita do paciente em decúbito dorsal, traça uma linha imaginária da Espinha Ilíaca Ântero-Superior Esquerda até o Rebordo Costal Direito que passe pelo umbigo, encontrando o ponto de cruzamento com a Linha Hemiclavicular Direita; coloca sua mão esquerda de modo que o polegar se insinue sob o rebordo costal direito ao nível da borda interna do músculo reto anterior - sobre o ponto imaginário anteriormente descrito, enquanto a face palmar da mão direita apoia-se sobre o flanco afetado. Sem afrouxar a pressão exercida pela mão palpadora, manda-se o paciente inspirar profundamente. Em caso de dor, o paciente interrompe o movimento respiratório e realiza um padrão respiratório do tipo Kussmaul, ao mesmo tempo em que reclama da palpação dolorosa. Sendo indicativo de colecistite. Esta técnica, refere-se a qual sinal:
Doença causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida via contato sexual, entrando no corpo humano por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas. Desenvolve-se em diferentes estágios e os sintomas variam conforme a doença evolui. No entanto, as fases podem se sobrepor umas às outras. Assim, os sintomas podem seguir ou não uma ordem determinada. Geralmente, a doença evolui pelos seguintes estágios: primário, secundário, latente e terciário. Refere-se a que doença:
A Política Nacional de Saúde Mental compreende estratégias com o objetivo de organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em Saúde Mental. Seguindo às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) abrange os diferentes graus de complexidade, buscando uma maior integração social, o fortalecimento da autonomia, do protagonismo e da participação social do indivíduo que apresenta algum transtorno mental. (Adaptado da Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Brasília: Ministério da Saúde, 2017 (atualizado em 2018). Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-mental/acoes-e-programas-saude-mental/rede-de-atencao-psicossocial-raps. Acesso em: 04 jun. 2018). Analise as assertivas seguintes:
I. A Equipe de Desinstitucionalização na modalidade A deverá ser composta por 1 (um) médico com formação e experiência em saúde mental ou psiquiatra e 1 (um) profissional, dentre psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e enfermeiro.
II. Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) configuram-se como dispositivo estratégico no processo de desinstitucionalização, caracterizando-se como moradias inseridas na comunidade destinadas a pessoas com transtorno mental, egressas de hospitais psiquiátricos e/ou hospitais de custódia.
III. A SRT do tipo II é destinada àquelas pessoas com internação de longa permanência que não possuem vínculos familiares e sociais, e pode acolher, no máximo, 20 moradores.
IV. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) devem funcionar em área física específica e independente de qualquer estrutura hospitalar, podendo constituir-se nas seguintes modalidades
de serviços: CAPS I, CAPS II e CAPS III, definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional.
V. A assistência prestada ao paciente no CAPS I inclui as atividades de atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); e, atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio. As visitas domiciliares, o atendimento à família e as atividades comunitárias podem ser desenvolvidas somente nos CAPS II, III e IV. Quais das assertivas anteriores estão incorretas:
Choque é o distúrbio hemodinâmico que determina: perfusão inadequada e oxigenação insuficiente de órgãos e tecidos. O choque tem potencial de levar a morte. Suas manifestações clínicas variam de acordo com o mecanismo inicial de descompensação, ou seja, a causa e com a fase ou estágio em que se encontra. É correto afirmar:
A Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), e estabelece a Revisão de Diretrizes e Normas para a Organização da Atenção Básica e para a Estratégia Saúde da Família (ESF). Conforme o PNAB são atribuições do Auxiliar e Técnico de Enfermagem todas as alternativas, exceto:
A Resolução do COFEN Nº 0564/2017 trata do código de ética dos profissionais de Enfermagem. São responsabilidades e deveres dos profissionais de Enfermagem todas as assertivas exceto:
Com relação ao papel da gerência de enfermagem, julgue o item a seguir.
Para uma administração eficiente da assistência de enfermagem, o profissional responsável deve conhecer os problemas mais comuns do setor de trabalho, entre eles: as necessidades da clientela atendida, os conflitos da equipe de enfermagem e como gerenciá-los.
Julgue o item que se segue, relacionado ao gerenciamento de resíduos sólidos produzidos no ambiente hospitalar.
Os materiais radioativos devem ser encaminhados para incineração, pois apresentam elevado risco biológico.
Tendo em vista que o tratamento e a disposição final de resíduos sólidos de serviços de saúde são práticas que devem seguir critérios técnicos e operacionais adequados, de modo a minimizar os riscos ao meio ambiente e à saúde pública, julgue o próximo item.
As soluções consorciadas para fins de tratamento e disposição final de resíduos de serviços de saúde só são viáveis no caso de grandes geradores, a exemplo daqueles localizados nas capitais dos estados-membros e nos municípios de maior porte.
A respeito do saneamento ambiental em serviços de saúde, julgue o seguinte item.
No acondicionamento de resíduos químicos, é importante verificar a compatibilidade química do resíduo com os materiais das embalagens, de modo a evitar reação química entre os seus componentes.
Em relação a volumes e capacidades pulmonares, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Volume corrente é o volume de ar inspirado e expirado em cada respiração. O volume corrente varia de acordo com a doença de base. ( ) Capacidade vital é o volume máximo de ar expirado a partir do ponto de inspiração máxima. Observa-se diminuição na capacidade vital em casos de doença neuromuscular, atelectasias, edema pulmonar e obesidade. ( ) Capacidade pulmonar total é o volume de ar nos pulmões depois de uma inspiração máxima. A capacidade pulmonar total pode estar aumentada na doença restritiva e diminuída na DPOC. ( ) Volume residual é o volume de ar remanescente nos pulmões depois de uma inspiração. O volume residual pode estar aumentado na doença obstrutiva. Assinale a sequência correta.
“São poucas as situações em que pode haver indicação médica para a substituição parcial ou total do leite materno" (BRASIL, 2012).
Marque a alternativa que indica a contraindicação da amamentação, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil:
De acordo com o conhecimento que o Enfermeiro precisa ter em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica em indivíduos idosos, leia os itens abaixo e, em seguida, responda o que se pede.
I- A hipertensão sistólica é muito comum em idosos. O objetivo é a redução gradual da PA para valores abaixo de 140/90mmHg.
II- A Pseudo-hipertensão é caracterizada por níveis pressóricos falsamente elevados, devido ao enrijecimento da parede arterial, que dificulta a oclusão da artéria.
III- Dentre as etapas da vida, hipertensão do avental branco acontece apenas com idosos, especialmente em homens.
IV- A Hipotensão ortostática é diagnosticada quando os níveis de pressão sistólica diminuem 20 mmHg ou mais ou os níveis diastólicos diminuem 10 mmHg ou mais, um a três minutos após o paciente assumir a postura ereta, com ocorrência em um de cada seis idosos hipertensos.
Acerca dos verdadeiros aspectos a serem considerados em idosos portadores de hipertensão arterial, a partir das informações acima, está CORRETO o que se afirma apena em
O Enfermeiro precisa reconhecer a importância da conservação dos imunobiológicos (BRASIL, 2014). Leia e analise os itens abaixo.
I- Na sala de vacinação, todas as vacinas devem ser armazenadas entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC.
II- Não há restrição do uso de refrigeradores domésticos em sala de vacinas.
III- Os equipamentos de refrigeração devem ser exclusivos para o acondicionamento de imunobiológicos utilizados pelo Programa
Nacional de Imunizações, com o objetivo de evitar possíveis erros de imunização e contaminação dos imunobiológicos.
IV- Refrigerador tipo 'frigobar' pode ser utilizado para conservação de imunobiológicos, nas salas de vacinas.
V- Abra o refrigerador o mínimo possível, estabelecendo uma rotina de manuseio das vacinas armazenadas.
Qual das alternativas abaixo dispõe dos itens supracitados que estão de acordo com as recomendações fornecidas pelo Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação (Brasil, 2014) para conservação dos imunobiológicos?