Aleitamento materno predominante é:
As doenças pulmonares no período neonatal exteriorizam-se clinicamente de forma característica e comum aos RNs. São sinais e sintomas respiratórios observados no período neonatal, EXCETO:
Nas anotações de enfermagem, para registrar no prontuário que o paciente encontra-se com edema generalizado, deve ser utilizado o seguinte termo:
Não é integrante da Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória:
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Representa um exemplo de doença desse tipo:
São cuidados para o registro das anotações de enfermagem, exceto:
Em relação à abordagem pré-hospitalar da vítima com dor, deve-se considerar os seguintes fatores associados, EXCETO:
Sobre os princípios básicos da oxigenioterapia e uso da oximetria de pulso, considere:
I. O cateter de oxigênio é indicado para pacientes conscientes, com respiração espontânea e leve desconforto respiratório, que necessitam de baixo fluxo de oxigênio.
II. A umidificação com água destilada só deverá ser utilizada quando o transporte do paciente for superior a duas horas.
III. A máscara facial não-reinalante com reservatório é indicada para pacientes com hipoxemia moderada a grave, sugestiva de DPOC, que necessitam de controle rigoroso da oferta de O2.
IV. A escolha e preparo da região em que será colocado o sensor do oxímetro, em pacientes adultos, deverá ser de preferência MMSS, dedo indicador.
Está(ão) CORRETO(S) o que se afirma em:
No atendimento e controle das hemorragias, através da compressão direta da lesão, deve-se observar, EXCETO:
Sobre as condutas aplicadas a todos os profissionais da equipe de intervenção socorrista, marque “V" para Verdadeiro ou “F" para Falso:
( ) Durante o deslocamento até o local da ocorrência, auxiliar, se necessário, no estabelecimento da melhor e mais segura rota para o local da ocorrência.
( ) Na cena do atendimento, deverá garantir sua segurança e a da equipe, além dos circundantes e da vítima.
( ) Na comunicação com paciente e familiares, utilizar expressões simples, porém termos técnicos, e evitar informações desnecessárias.
( ) Manter atenção à comunicação verbal e não-verbal durante todo o atendimento.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Julgue o item subsequente, referente à administração em enfermagem.
As auditorias servem de instrumento de controle da qualidade dos serviços de enfermagem e podem ser feitas de forma retrospectiva, simultânea ou prospectiva.
Julgue o item subsequente, referente à administração em enfermagem.
O estilo de liderança de abordagem conhecida por grade gerencial ou rede administrativa leva em consideração a produção e o interesse por pessoas.
Uma adolescente de dezessete anos de idade foi levada pelo avô a um serviço hospitalar após ele tê-la encontrado caída no quarto da residência onde moram. Segundo o avô, sua neta respondia minimamente aos comandos (não abria os olhos, não respondia a comandos verbais; apenas gemia após muita insistência). Constatou-se que ela estava gravemente sintomática, com alterações significativas nos sinais vitais e oximetria de pulso de 88% ao ar ambiente. Os exames do sistema nervoso e do abdome estavam alterados, com responsividade apenas aos estímulos dolorosos, além de alteração pupilar e de ruídos hidroaéreos. Constatou-se overdose com medicação opiácea (morfina).
Considerando o caso clínico apresentado, julgue o item seguinte.
A abordagem clínica inicial recomendada à paciente desse caso inclui descontaminação com uso de carvão ativado.
A respeito de aspectos relacionados à anafilaxia, julgue o item que se segue.
A terapia medicamentosa primária em casos de anafilaxia inclui a administração de adrenalina, que pode ser realizada por via intramuscular ou por via intravenosa.
Julgue o item a seguir, a respeito das técnicas fundamentais de enfermagem.
Em se tratando de pacientes com tubo endotraqueal ou submetidos a traqueostomia, o acúmulo de secreções pode ser evitado pela realização de aspiração em sistema fechado, de maneira vigorosa e contínua, técnica que exige do profissional o uso constante de equipamento de proteção individual.