A vacina hepatite B (recombinante) é apresentada sob a forma líquida em frasco unidose ou multidose, isolada ou combinada com outros imunobiológicos e o seu esquema de administração corresponde, de maneira geral, a:
Em relação ao Processo de Enfermagem, não se pode afirmar que:
A profissão de enfermeiro requer competência para detectar anormalidades em exames laboratoriais.
Com base nessa competência, relacione as duas colunas, associando o aumento do componente celular à condição clínica.

Assinale a alternativa correta.
Associe as modalidades de ventilação mecânica às formas de ventilar o cliente. A seguir, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa correta.
Considerando-se a norma regulamentadora 32, que tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e de assistência à saúde em geral, marque verdadeiro ou falso nos enunciados abaixo.
( ) Os quartos ou as enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem ter lavatório em seu interior.
( ) Apenas na ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT.
( ) Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, ser provido de água corrente, de sabonete líquido, de toalha descartável e de lixeira com sistema de abertura sem contato manual.
( ) O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois desse uso.
Assinale a alternativa correta.
Relacione o distúrbio hidroeletrolítico comum no distúrbio renal com a manifestação clínica correspondente.

Assinale a alternativa correta.
Sobre a classificação de feridas, relacione com sua respectiva definição e assinale a alternativa correta, correspondente à sequência de cima para baixo.
I- Início e duração: Agudo.
II- Início e duração: Crônico.
III- Processo de cicatrização: primeira intenção.
IV- Processo de cicatrização: segunda intenção.
V- Processo de cicatrização: terceira intenção.
( ) Ferida que é deixada aberta por vários dias; em seguida, as bordas da ferida são aproximadas.
( ) Ferida que não consegue prosseguir por meio de um processo ordenado e oportuno para produzir a integridade anatômica e funcional.
( ) Ferida que procede por meio de um processo reparador ordenado e oportuno que resulta na restauração sustentada da integridade anatômica e funcional.
( ) As bordas da ferida não são aproximadas.
( ) Ferida que está fechada.
De acordo com a PORTARIA Nº 2.349/2017, do Ministério da Saúde, considerando a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas, estes são distribuídos em classes de risco. Relacione as classes de risco com sua respectiva definição e assinale a alternativa correta, correspondente à sequência de cima para baixo.
I- Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade).
II- Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade).
III- Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade).
IV- Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade).
( ) Inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas profiláticas e terapêuticas conhecidas eficazes. Exemplos: Schistosoma mansoni e Vírus da Rubéola.
( ) Inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade, em especial por via respiratória, ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente vírus. Exemplos: Vírus Ebola e Vírus da varíola.
( ) Inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios. Exemplos: Lactobacillus spp. e Bacillus subtilis.
( ) Inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão, em especial por via respiratória, e que causam doenças em humanos ou animais potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas profiláticas e terapêuticas. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplos: Bacillus anthracis e Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é o modelo assistencial a ser aplicado em todas as áreas de atuação do enfermeiro. O conjunto de medidas decididas pelo enfermeiro, que direciona e coordena a assistência de Enfermagem ao paciente de forma individualizada e contínua, objetivando a prevenção, promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde, denomina-se:
Dentro da atenção básica, destaca-se o importante papel do enfermeiro na linha de cuidado do câncer do colo do útero, a qual tem a finalidade de assegurar à mulher o acesso humanizado e integral às ações de rastreamento, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de colo do útero (CCU). Sobre o assunto, é correto afirmar que:
Sobre a vigilância epidemiológica de surtos e agravos, é correto afirmar que:
Sobre a vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) (HPV), é correto afirmar que:
Um enfermeiro do serviço de atendimento extra-hospitalar está diante de um paciente com importante hemorragia externa decorrente de perfuração por arma branca (PAF). Um cuidado considerado prioritário neste caso é:
No trauma abdominal, há consequências que levam a diagnósticos de enfermagem relacionados ao prejuízo do funcionamento cardíaco, à dor intensa e ao risco de infecção provocado pelo rompimento de órgãos internos. Assinale o item que contém diagnósticos de enfermagem diretamente relacionados à função cardiocirculatória.
O reconhecimento precoce dos sinais e sintomas do acidente vascular cerebral (AVC) maximiza a recuperação do doente e minimiza sequelas e mortalidade. Com o intuito de agilizar o diagnóstico, algumas escalas podem ser utilizadas: National Institute of Health Stroke Scale (NIHSS) e Cincinnati, por exemplo. Costuma-se usar a escala de Cincinnati, por sua baixa complexidade, a qual avalia os seguintes aspectos: