Leia o caso clínico a seguir.

Neste caso, são cuidados de enfermagem:
O cuidado paliativo direcionado ao paciente e à sua família torna-se necessário frente a doenças graves, sem prognóstico e possibilidade de cura. As doenças oncológicas, cuja perspectiva de cura torna-se restrita e ameaça à vida é iminente, constituem uma das principais doenças quanto à exigência de cuidados paliativos. Nessa situação,
A notificação às autoridades de saúde dos itens presentes na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública,
Com relação às medidas de prevenção e controle de infecções associadas a cuidados em saúde, são medidas recomendadas as seguintes:
O tecido conjuntivo é caracterizado pela grande variedade de células e pela abundância de matriz extracelular. É assim denominado porque une tecidos, serve para conexão, sustentação e preenchimento. Diante do exposto, é correto afirmar:
A respeito dos conceitos relacionados à esterilização, observe as opções abaixo e assinale a correta:
A diabetes é uma doença que vem acometendo cada vez mais indivíduos em todo o mundo e tem consequências sérias caso não seja tratada. Diante dessa afirmação, qual opção está correta?
O Planejamento Familiar é um direito de todos e engloba vários assuntos. Sobre este planejamento, é correto afirmar:
Lavagem das mãos é a fricção manual vigorosa de toda a superfície das mãos e punhos, utilizando-se sabão/detergente, seguida de enxágue abundante em água corrente. Analise as afirmativas abaixo sobre a lavagem das mãos:
I) A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.
II) O uso de luvas dispensa a lavagem das mãos antes e após contatos que envolvam mucosas, sangue outros fluidos corpóreos, secreções ou excreções.
III) A lavagem das mãos deve ser realizada uma vez, durante a assistência a um único paciente, sempre que envolver contato com diversos sítios corporais, entre cada uma das atividades.
IV) A lavagem e antissepsia cirúrgica das mãos é realizada sempre antes dos procedimentos cirúrgicos.
V) A decisão para a lavagem das mãos com uso de antisséptico deve desconsiderar o tipo de contato, o grau de contaminação, as condições do paciente e o procedimento a ser realizado.
VI) A lavagem das mãos com antisséptico é recomendada em: realização de procedimentos invasivos; prestação de cuidados a pacientes críticos; contato direto com feridas e/ou dispositivos invasivos, tais como cateteres e drenos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Marque a alternativa CORRETA que se refere a emergência:
No diabetes tipo 1 a insulina exógena deve ser administrada durante toda vida, visto que o organismo perde a capacidade de produzi-la. Considerando as complicações da terapia com insulina, as afirmativas estão corretas, exceto:
Durante as etapas de coleta de dados e diagnósticos do processo de enfermagem, os enfermeiros coletam dados de um paciente (ou família/grupo/comunidade), processam-nos em informações e, em seguida, organizam em categorias significativas de conhecimento, também conhecidas como diagnósticos de enfermagem. A coleta dos dados proporciona a melhor oportunidade para os enfermeiros estabelecerem uma relação terapêutica real com o paciente. Em outras palavras, coletar dados é uma atividade intelectual e interpessoal. A coleta de dados envolve múltiplas etapas; marque a alternativa que contempla todas essas etapas:
Entende-se por traumatismo as lesões sofridas por qualquer tecido dentro de sua integridade anatômica e vivência celular. A maioria dos traumatismos é de origem extrínseca, violenta e de natureza acidental ou intencional. Os traumatismos superficiais abertos constituem as feridas, que podem ser classificadas de diversas formas. Marque a alternativa que corresponde à natureza do agente vulnerante:
I - Feridas incisas: são aquelas produzidas por agentes cortantes, afiados, capazes de cortar a pele produzindo ferida linear, com bordas regulares e pouco traumatizadas. O exemplo clássico é a ferida cirúrgica.
II - Feridas contusas: são aquelas produzidas por objeto de natureza geralmente romba, capaz de romper a integridade da pele, produzindo feridas irregulares, retraídas e com bordas muito traumatizadas. Essas feridas vão desde as simples lacerações até as complexas com sangramento, contaminação e perda de substância.
III - Feridas perfurantes: são aquelas cujo objeto é geralmente fino e pontiagudo, capaz de perfurar a pele e tecidos subjacentes, produzindo lesão cutânea puntiforme ou linear, de bordas regulares ou não. A profundidade atingida não pode ser estabelecida à simples inspeção.
IV - Feridas penetrantes: são as de mesmas características das anteriores, cujo objeto é capaz de perfurar os tecidos e penetrar numa cavidade natural do organismo. Apresentam formato externo variável, geralmente linear ou puntiforme. V - Feridas transfixantes: constituem uma variedade de ferida perfurante ou penetrante, na qual o objeto vulnerante é capaz de penetrar e atravessar os tecidos de determinado órgão em toda a sua espessura.
Baseando-se ainda na Lei 7.498/86, em seu Artigo 2º, para que sejam exercidas legalmente as atividades de enfermagem é necessário que:
Também baseado no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, 311/2007, apenas um dos seguintes não se refere a um Dever, nas Relações com a Pessoa, Família e Coletividade: