Acerca dos medicamentos utilizados em pediatria intensiva e de aspectos a eles relacionados, julgue o item que se segue.
A dopamina é um vasopressor inotrópico indicado para casos de choque cardiogênico. Antes de administrar o cloridrato de dopamina, as seguintes condições devem ser corrigidas: hipovolemia, hipóxia, hipercapnia e acidose. Não se deve adicionar cloridrato de dopamina a soluções alcalinas, como o bicarbonato de sódio, senão a substância ativa será inativada.
Julgue o item seguinte, relativo a situações de urgência e emergência em pediatria.
A sequência da ressuscitação cardiorrespiratória é a mesma para todas as faixas etárias: C-A-B, em que C corresponde à circulação (compressões torácicas); A, a o manejo da via aérea; B, à ventilação.
Em relação ao câncer infantojuvenil e às emergências por ele provocadas, julgue o item subsequente.
A hiperleucocitose é uma condição presente em pacientes com leucemia linfoide aguda, quando há um número excessivo de leucócitos circulantes (maior que 100.000/µL), e tem como possíveis complicações: convulsões, hemorragia cerebral e síndrome de lise tumoral, pois interfere na viscosidade sanguínea.
Acerca da terapia intravenosa em pediatria e de aspectos a ela relacionados, julgue o item subsequente.
A técnica de Seldinger modificada tem sido utilizada para a inserção do PICC em crianças, recém-nascidos e adultos, em virtude de, na sua execução, se utilizar introdutores de pequeno calibre que protegem o vaso de rompimento durante a inserção.
Julgue o item subsequente, com relação ao desenvolvimento e crescimento infantil.
No primeiro ano de vida do bebê, recomendam-se doze consultas de rotina. No segundo, duas e, a partir desse período, consultas anuais, que devem ocorrer próximas ao mês do aniversário da criança.
A respeito da assistência de enfermagem a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.
O quadro de criança com queimadura por líquido quente cuja distribuição na pele não mostre sinais de ação da gravidade é característico de violência física.
Em relação à saúde da criança, NÃO se pode afirmar que:
A anemia, devido à carência de ferro, traz importantes repercussões para a saúde da criança, as quais incluem desde uma maior suscetibilidade às infecções, até graus variáveis de comprometimento do crescimento e do desenvolvimento cognitivo e motor. Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
A respeito da assistência de enfermagem a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.
A vacina HPV para vacinação de meninos e homens portadores de HIV é indicada na faixa etária de nove anos de idade a vinte e seis anos de idade, com esquema vacinal de três doses.
A respeito da assistência à criança sadia, julgue o item que se segue.
A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que o aleitamento materno seja exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e complementado até os dois anos de vida ou mais.
A respeito da assistência à criança sadia, julgue o item que se segue.
A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros doze meses após o parto, desde que a mãe ainda não tenha menstruado e a criança esteja sendo alimentada exclusiva ou predominantemente com leite materno.
Com relação a intervenções de profissionais de enfermagem em comunidades consideradas de risco social, julgue o item a seguir.
É proibida a contratação de menores de quatorze anos de idade para trabalhar em estabelecimento comercial, salvo na condição de aprendiz.
Julgue o próximo item, relativo ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Marco Legal da Primeira Infância.
Resultados de pesquisas sobre o desenvolvimento integral da primeira infância demonstram que o período mais crítico da vida da criança corresponde aos primeiros mil dias de vida.
A respeito da atuação do profissional de enfermagem junto a crianças e adolescentes e suas famílias, julgue o item subsecutivo.
O leite materno possui grande quantidade de ferro, além de alta biodisponibilidade, por isso é dispensável a suplementação de ferro à criança durante o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade.
Catarina, com doze anos de idade, foi levada pela mãe à unidade básica de saúde para vacinação. O enfermeiro percebe escoriações nos membros superiores de Catarina; a mãe relata que Catarina, nos últimos meses, vem se arranhando propositalmente nos braços e antebraços com frequência. A mãe afirma que pede à filha que não faça isso, mas Catarina responde que é apenas um hábito e que isso não lhe faz mal. Ao tomar a vacina, no entanto, chora muito reclamando de dor. A mãe informa também que Catarina tem chorado mais que o normal nos últimos meses.
Com referência a esse caso clínico hipotético, julgue o item subsequente.
Catarina deverá ser encaminhada para avaliação psicológica e, possivelmente, acompanhamento terapêutico.