Considerando a situação de um mercado de dois bens e dois agentes em que cada um destes tenha a dotação inicial desses bens, e assumindo que as preferências sejam racionais, convexas, contínuas e monotônicas, julgue os itens que se seguem, com base na teoria do equilíbrio geral.
O primeiro teorema do bem-estar econômico garante que qualquer dotação inicial possibilita uma troca de bens que implica uma melhoria de Pareto.
Considerando a operacionalização da política monetária executada pelo Banco Central do Brasil (BCB) e as principais medidas macroprudenciais, julgue o item subsequente.
Se o governo realiza uma política fiscal ativa, evidencia-se redução das exportações líquidas na mesma magnitude dos gastos do governo quando a autoridade monetária garante liberdade de capitais e câmbio flexível.
Considerando um consumidor com preferências quase-lineares em relação aos bens X e Y, consumidos em x unidades e y unidades, respectivamente, sendo a função utilidade dada por u(x,y) = x + ln y, em que ln indica o logaritmo natural, julgue o item seguinte.
Mantidos fixos os preços, um aumento na renda do consumidor implica o consumo adicional do bem X.
A macroeconomia é uma área do conhecimento que engloba o estudo de diversos conceitos-chave para entender as dinâmicas econômicas globais.
Considerando conceitos relacionados à macroeconomia, julgue o item a seguir.
A paridade de taxas de juros na sua forma coberta (CIP) se mantém com bastante precisão devido à arbitragem no mercado financeiro.
A Carta Magna de 1988, em seu Art. 170, que trata da Ordem Econômica e Financeira, traz insculpidos os princípios da Livre Iniciativa e da Propriedade Privada. Concomitantemente, o Art. 174 do mesmo título prevê a intervenção do Estado como “agente normativo e regulador da atividade econômica”.
A defesa da propriedade privada e do livre mercado se mostra, assim, como um contraponto à intervenção do Estado na Economia, encontrando fundamento em duas Escolas do Pensamento Econômico.
A respeito do tema, assinale a afirmativa correta.
A década de 1970, após o período do “Milagre Econômico”, foi um período de turbulências para a economia brasileira ocasionadas por choques externos.
O governo brasileiro reagiu com a instituição do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), caracterizado, entre outros aspectos, por
Em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é correto afirmar que
Visando solucionar os problemas da escassez de pasto para o rebanho bovino de seus moradores, o gestor público de determinada cidade cede um grande terreno público rico em pastagem para uso dos criadores locais mediante apenas um cadastro gratuito. Em pouco tempo o gestor percebe que a quantidade de animais cujos proprietários tinham intenção de usar o terreno era bem superior à capacidade do terreno, de forma que em poucos dias o pasto seria novamente insuficiente.
Diante dessa situação, um mecanismo para a promoção de uma melhor alocação seria:
Em relação ao sistema de metas de inflação adotado no Brasil, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A meta para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias para alcançá-la.
( ) O índice de preços utilizado como referência para a meta de inflação é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa meta se refere à inflação acumulada no ano.
( ) A meta de inflação para o período de 2024 a 2026 é de uma inflação de 3,0%, com intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%.
As afirmativas são, respectivamente,
Em relação ao tópico de externalidades, avalie as afirmativas a seguir.
I. Quando há externalidades negativas na produção, o custo marginal social é igual à soma do custo marginal privado com o dano marginal da externalidade (Custo adicional do processo de produção que recai sobre terceiros e pelo qual a firma não paga).
II. Na presença de externalidades, a quantidade ótima escolhida pela firma não é Pareto-eficiente.
III. Quando há externalidades negativas no consumo, o benefício marginal social é igual à soma do benefício marginal privado com o dano marginal da externalidade (Custo adicional de consumo que recai sobre terceiros e pelo qual o consumidor não paga).
Está correto o que se afirma em
Considere a seguinte matriz de ganhos de um jogo: 
O primeiro payoff em cada célula da matriz é do jogador A, enquanto o segundo payoff é do jogador B.
Suponha que esse jogo seja sequencial, em que o jogador A escolhe primeiro entre Alto e Baixo e, depois, o jogador B escolhe entre Esquerda e Direita, já sabendo a escolha que o jogador A fez.
Logo, o(s) equilíbrio(s) de Nash em estratégia pura é (são)
A curva IS do modelo IS-LM não se torna mais horizontal quando
Em modelos de dados em painel com efeito fixo, presume-se que as características individuais não observáveis que são constantes no tempo estão correlacionadas com as variáveis
explicativas.
Considerando o uso do modelo IS-LM, analise as afirmativas a seguir.
I. Apesar de apresentar limitações por simplificar as dinâmicas
das políticas fiscal e monetária de um país, o modelo IS-LM é
uma ferramenta fundamental para avaliar os efeitos
macroeconômicos dessas políticas sobre a produção e a taxa
de juros.
II. A diminuição do investimento ou o aumento dos impostos
provocam o deslocamento da curva IS (Investment Saving)
para a direita, levando também à diminuição da produção e da
taxa de juros.
III. A curva LM (Liquidity Preference Money Supply) desloca-se
para a direita com o aumento da oferta de dinheiro no setor
monetário.
Está correto o que se afirma em
Sobre o conceito de contas nacionais, conjunto de indicadores que possibilitam o entendimento e o gerenciamento da economia,
analise as afirmativas a seguir.
I. Ao calcular o Produto Interno Bruto (PIB) pelas despesas, levase em consideração a balança comercial, que equivale ao valor
bruto das exportações.
II. A conta corrente registra as transações de bens e serviços,
rendimentos e transferências correntes entre residentes e
não-residentes e integra a balança de pagamentos.
III. São importantes indicadores econômicos de um país: o
Produto Interno Bruto (PIB), o Produto Nacional Bruto (PNB),
o Produto Nacional Líquido (PNL), a renda nacional e a balança
de pagamentos.
Está correto o que se afirma em