A demanda agregada de uma economia aberta é constituída pela soma do consumo das famílias, dos investimentos, dos gastos do governo e:
Uma importante medida de contenção da crise fiscal que assolava o estado brasileiro foi aprovada no Congresso Nacional em 1999. A crise fiscal foi agravada pela benevolência da Constituição Federal de 1988 com relação à concessão das aposentadorias. A medida aprovada tratava:
A ação do governo através da política fiscal abrange três funções básicas. Uma dessas funções pode ser empregada quando o governo deseja obter uma taxa apropriada de crescimento econômico. Trata-se da função:
. Quando a elasticidade-renda de um bem é menor do que um e maior do que zero, pode-se dizer que se trata de um bem:
Um mercado de concorrência monopolística é caracterizado pela existência de um
É correto afirmar:
Sobre as curvas de custo de curto prazo de uma firma em concorrência perfeita, é verdadeiro afirmar:
Um aumento do déficit público, no conceito de necessidade de financiamento do setor público (NFSP) nominal, pode ser:
No mercado cambial são efetuadas operações:
Quanto ao CDB, é incorreto afirmar:
Suponha que a curva de demanda por um produto X seja Qd = 800 - 20P, e que sua curva de oferta seja Qs = 80 + 20P. Encontre o preço de equilíbrio de X nesse mercado.
De acordo com a ótica da produção para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), a preços de mercado, é correto afirmar que o PIB corresponde:
O economista Simon Kuznets verificou que ao longo de 67 anos a propensão média a consumir da renda nos EUA se manteve praticamente constante, mesmo com o aumento da renda. A essa evidência inesperada para as teorias disponíveis à época, algumas respostas ganharam destaque. Acerca disso, considere as seguintes ideias:
1. Hipótese do ciclo de vida, de Franco Modigliani.
2. Teoria do consumo da renda permanente, de Milton Friedman.
3. Hipótese das razões inversas de poupança e investimento, de Feldstein e Horioka.
4. Abordagem das expectativas racionais, de Robert Lucas.
Caracterizam-se como respostas ao problema apresentado:
Considere a seguinte equação de um modelo de regressão linear clássico, em que os regressores são estocásticos:
Sobre esse modelo, considere as seguintes afirmativas:
1. Os estimadores de mínimos quadrados ordinários dos parâmetros ?, ?1 e ?2 são eficientes dentro da classe de estimadores lineares.
2. Os estimadores de mínimos quadrados ordinários dos parâmetros ?, ?1 e ?2 são eficientes se a hipótese de ausência de autocorrelação dos erros não for violada.
3. Os estimadores de mínimos quadrados ordinários de ?, ?1 e ?2 serão viesados se a hipótese de homoscedasticidade for violada.
4. o estimador de mínimos quadrados ordinários de ?2i torna-se inconsistente e viesado se x1i for omitido da regressão.
5. A variância dos resíduos ?i tem média amostral zero por construção.
Assinale a alternativa correta.
Em uma regressão para o preço de imóveis (em R$ mil), são consideradas variáveis determinantes a metragem do imóvel (X1), um índice de qualidade de vida do bairro em que ele se situa (X2) e duas variáveis qualitativas que indicam o seu padrão de construção (D1 e D2).
Os resultados da estimação foram os seguintes: YE = 55 + 1,5X1 + 2,8X2 + 30D1 + 52D2
A diferença estimada entre imóveis de alto e baixo padrão de construção, com mesma metragem e na mesma região, é (em R$ mil):