Um jovem tem apenas duas escolhas: entrar para o crime organizado ou cursar o ensino médio. Considere que “w” é o ganho a ser obtido com atividades criminosas, “p” é a probabilidade de ser preso e “c” é o custo pecuniário com o ensino médio (livros, transporte e mensalidade).
Assim, o custo de oportunidade de cursar o ensino médio é igual a
Julgue os próximos itens, relativos às curvas de custo de curto e
longo prazos.
Nas economias ou deseconomias de escala, a curva de custo
médio de longo prazo é formada pelos pontos de mínimo das
curvas de custo médio de curto prazo.
Segundo a visão de Schumpeter sobre o processo de desenvolvimento econômico, a inovação desempenha um papel central nesse processo.
A teoria shumpeteriana, em especial,
O economista Simon Kuznets verificou que ao longo de 67 anos a propensão média a consumir da renda nos EUA se manteve praticamente constante, mesmo com o aumento da renda. A essa evidência inesperada para as teorias disponíveis à época, algumas respostas ganharam destaque. Acerca disso, considere as seguintes ideias:
1. Hipótese do ciclo de vida, de Franco Modigliani.
2. Teoria do consumo da renda permanente, de Milton Friedman.
3. Hipótese das razões inversas de poupança e investimento, de Feldstein e Horioka.
4. Abordagem das expectativas racionais, de Robert Lucas.
Caracterizam-se como respostas ao problema apresentado:
De acordo com a teoria keynesiana, a demanda por moeda tem como motivo:
1. a transação, para seu uso como meio regular de pagamentos.
2. o entesouramento, como meio de garantir o valor dos ativos possuídos.
3. a precaução, para seu uso em contingências de liquidez.
4. a especulação, em função da incerteza do valor da moeda com relação a outros ativos.
5. a deflação, como meio de garantir descontos de preços em função da liquidez imediata.
Estão corretos os itens:
Sobre tipos e teorias da inflação, é correto afirmar: