Considerando a crise econômica global iniciada em 2008, julgue os itens consecutivos.
Entre as medidas de comércio internacional adotadas por alguns países para proteger o setor produtivo interno e manter empregos e renda da economia destacam-se a elevação de tarifas de importação e a imposição de restrições ao comércio internacional
Tendo em vista que a presença de bens públicos, externalidades, informações assimétricas e mercados imperfeitos justificam a intervenção do Estado na economia, julgue os itens que se seguem.
Um bem público puro não possui rivalidade no seu consumo, e seu custo marginal é zero.
Julgue os itens seguintes, relativos às funções e ao papel do Estado.
A implementação de política fiscal de aumento de impostos é exemplo de ação estabilizadora do Estado para combater a recessão econômica.
No que concerne a desenvolvimento nacional, especialmente com ralação à infraestrutura e a fatores críticos para o crescimento sustentável do país a taxas mais elevadas, julgue os próximos itens.
Independentemente de sua implementação e dos resultados obtidos ou a alcançar, pode-se definir o PAC como iniciativa do poder público para incrementar investimentos na área da infraestrutura. Ao elencar obras, metas, valores e cronogramas, o PAC pretende associar planejamento, execução e controle.
O Banco Central efetuou uma compra de títulos no mercado aberto. Qual a consequência mais provável dessa ação?
Com relação ao papel do Estado na economia brasileira, pode-se afirmar que, no período governamental do Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), foram introduzidas mudanças institucionais de envergadura, muitas das quais marcaram o desempenho da economia nas décadas posteriores, algumas até a atualidade. Assinale a alternativa que apresenta mudanças ocorridas nesse período governamental de vigência do PAEG.
Com relação a políticas econômicas, à dívida pública e ao comportamento da economia brasileira, julgue os itens seguintes.
A dívida pública, que representa o montante das obrigações financeiras do Estado, pode ser classificada quanto à origem em fundada e flutuante.
Com relação a políticas econômicas, à dívida pública e ao comportamento da economia brasileira, julgue os itens seguintes.
Um dos principais argumentos mobilizados na defesa do regime de câmbio fixo é a disciplina que esse regime cambial impõe à condução da política econômica de um país, uma vez que, sob tal regime, o banco central não pode controlar as taxas de juros nem financiar o déficit público por intermédio da emissão de moeda.
Julgue os itens que se seguem, acerca da presença do Estado na economia.
No Brasil, não existe um modelo único de Estado regulador, haja vista a vigência, no país, de modelos de regulação que estimulam a concorrência entre empresas e de modelos para o desenvolvimento setorial.
A respeito de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.
Qualquer variável excetuando-se o nível de preços que desloque a curva IS ou a curva LM também deslocará a curva de demanda agregada.
Acerca de microeconomia, julgue os itens a seguir.
Uma relação de preferência será racional se ela for transitiva e completa.
Leia e analise, atentamente, as informações sobre o processo brasileiro de industrialização por substituição de importações e assinale a alternativa correta.
I. Esse processo apoiou-se em instrumentos de política econômica como reservas de mercado, subsídios e incentivos fiscais e financeiros à indústria nascente.
II. Esse processo, no Brasil, se fez sem pressões inflacionárias, sem desequilíbrios externos e sem desigualdades regionais.
III. Foi um processo por meio do qual o Estado, entre outras responsabilidades , as segurou investimentos eminfraestrutura e exerceu o papel de empresário no segmento da indústria pesada.
Leia as proposições abaixo e marque a alternativa correta a respeito da equivalência ricardiana e sobre a hipótese da renda permanente.
I. De acordo com a equivalência ricardiana, uma redução de impostos não exerce impacto algum sobre as decisões de consumir, caso os planos de gastos do governo permaneçam inalterados.
II. Não há aplicação da chamada equivalência ricardiana se houver restrições ao crédito para as famílias.
III. Segundo a hipótese da renda permanente, a propensão média a consumir aumenta durante períodos de recessão.
A contabilidade social procura medir a produção corrente de um país. Nesse sentido, observe o quadro abaixo que apresenta valores hipotéticos das contas nacionais desse país e marque a alternativa correta.
Dadas as considerações acima, assinale a alternativa correta.
No que se refere às condições das firmas em diferentes tipos de estruturas de mercado, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.