Em relação à política monetária, assinale a alternativa correta.
De acordo com a elasticidade cruzada da demanda, os bens econômicos podemser classificados como:
Segundo a lei da demanda, como se caracteriza o comportamento entre a variação da quantidade demandada de um determinado bem em relação ao seu preço, a renda disponível do consumidor e o preço dos demais bens?
Suponha a construção de uma hidrelétrica em uma determinada localidade. Em função de suas características técnicas, essa construção gera um grande número de empregos. Neste sentido, leia as considerações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Do ponto de vista privado, a geração de empregos não se constitui em um benefício.
II. Do ponto de vista social, a geração de empregos constitui-se em um benefício.
III. A geração de empregos entra no cálculo tanto da taxa interna de retorno econômica (TIRE), quanto da taxa interna de retorno (TIR).
A economia brasileira, ao longo da década de 1990, passou por um processo de maior abertura para a economia mundial, bem como de liberalização comercial. Neste contexto, leia e analise, atentamente, as informações a seguir e marque a alternativa correta.
I. Depois do Plano Real, houve um aumento contínuo, ano a ano, dos influxos líquidos de investimento estrangeiro direto.
II. Para que houvesse um aumento das exportações gerando resultados positivos significativos na balança comercial, foi utilizado de 1995 até 1999, um regime de câmbio flutuante.
III. Entre 1990 e 1999, houve um aumento intensivo da participação dos ramos industriais em tecnologia no Valor da Transformação Industrial, ou seja, no VTI.
Suponha uma economia emergente comtaxa interna de poupança de 10%, com uma relação produto capital de 0,5 e comuma poupança externa de 5%do produto nacional. Em função disso, essa economia terá uma taxa potencial de crescimento no valor de:
No que diz respeito ao lado monetário da economia, leia as opções abaixo e marque a que NÃO corresponde às peculiaridades correspondentes a esse assunto.
No tocante às propriedades das curvas de indiferença,marque a alternativa correta.

Dados os gráficos acima com os mapas de isoquantas, Q representa as quantidades de produção a longo prazo, K é o fator capital e L o fator trabalho. Neste contexto, leia atentamente as informações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O primeiro gráfico apresenta umaumento do nível de produção, cujos rendimentos de escala são constantes, ou seja, graficamente, isso demonstra que a produção cresce na mesma proporção que a utilização dos fatores de produção.
II. O gráfico dois demonstra um aumento do nível de produção, sendo que os rendimentos de escala são crescentes, isto é, graficamente, tem-se a demonstração de que a produção cresce em proporções maiores que a utilização dos fatores de produção.
III. O gráfico três apresenta um aumento do nível de produção, cujos rendimentos de escala são decrescentes; graficamente isso demonstra que a produção cresce em proporções menores que a utilização dos fatores de produção.
A adoção da URV, durante o Plano Real, mostra que esse Plano
No modelo IS-LM, quando a elasticidade da demanda por investimento em relação à taxa de juros for nula, configura-se uma representação gráfica em que
Com relação a políticas econômicas, à dívida pública e ao comportamento da economia brasileira, julgue os itens seguintes.
Estimar o resultado primário como função da dívida pública e de variáveis como o hiato do produto e os gastos atípicos do governo é uma das formas de testar a sustentabilidade do endividamento público. Na hipótese de o resultado primário responder positivamente a acréscimos na dívida pública, esta será considerada sustentável.
Julgue os itens que se seguem, acerca da presença do Estado na economia.
A formulação de regras é o instrumento do Estado regulador e a alocação orçamentária é a sua principal área de conflito político.
A respeito de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.
O produto interno bruto de um país hipotético que produza somente veículos automotores será a soma do valor da produção dos veículos, dos pneus, dos motores automotivos e de todos os demais componentes desses veículos.
A respeito de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.
A redução do déficit orçamentário causa redução do produto e da taxa de juros da economia no curto prazo. No médio prazo, a reduzida taxa de juros permite que haja retorno do produto ao nível anterior.