Suponha que, no ano de 2000, os brasileiros tenham fumado 380 bilhões de cigarros. O preço médio no varejo era de R$2 por maço. Estudos estatísticos mostraram que o valor absoluto da elasticidade-preço da demanda era de 0,5. Considerando essas informações e que a curva de demanda é linear, a curva de demanda por cigarro no Brasil, expressa em bilhões de unidades, é dada por:
Suponha que duas firmas idênticas, i=A,B, produzam aparelhos de som e sejam as únicas empresas em um mercado de competição por Cournot. A função custo total de cada uma delas é dada por C(Qi )=20Qi , onde Qi é a quantidade produzida pela empresa i. O preço do mercado é determinado pela seguinte curva de demanda inversa: P( Q)= 320 – Q, onde Q = Q1 + Q2 . Identifica-se que a produção total de aparelhos de som é dada por:
O governo está atualmente buscando gerar superávit fiscal. Considerando os balancetes do Banco Central e dos Bancos Comerciais, uma das consequências de um superávit fiscal é:
Uma das maneiras de ajustar as contas públicas ocorre por meio de elevação dos impostos indiretos. Considerando o sistema de Contas Nacionais, uma das consequências dessa medida é:
A função de produção de uma firma é expressa por
em que Y é a quantidade produzida do bem 1 3 2 3 homogêneo, K é o estoque de capital e L é a quantidade de trabalho. Supondo que a firma opere em um mercado em que os preços do insumo capital e do insumo trabalho, em unidades monetárias, sejam r = 2 e w = 4 respectivamente, julgue os itens seguintes a respeito desse mercado
O produto marginal do trabalho é crescente.
Considere que a função utilidade do consumidor do tipo Cobb-Douglas seja expressa na forma u = x 1 a x21-a , em que x1 e x2 são as quantidades, respectivamente, dos bens 1 e 2, a ∈(0,1) é um escalar e p1 e p2 são os preços dos bens 1 e 2 respectivamente. Considerando que w seja a renda do consumidor, julgue os itens que se seguem, relativos à teoria do consumidor.
A função utilidade indireta do consumidor é expressa

A função de produção de uma firma é expressa por
em que Y é a quantidade produzida do bem 1 3 2 3 homogêneo, K é o estoque de capital e L é a quantidade de trabalho. Supondo que a firma opere em um mercado em que os preços do insumo capital e do insumo trabalho, em unidades monetárias, sejam r = 2 e w = 4 respectivamente, julgue os itens seguintes a respeito desse mercado.
O preço de equilíbrio desse mercado é igual a 1,2 unidade monetária.
A função de produção de uma firma é expressa por
em que Y é a quantidade produzida do bem 1 3 2 3 homogêneo, K é o estoque de capital e L é a quantidade de trabalho. Supondo que a firma opere em um mercado em que os preços do insumo capital e do insumo trabalho, em unidades monetárias, sejam r = 2 e w = 4 respectivamente, julgue os itens seguintes a respeito desse mercado.
O produto marginal do trabalho é crescente.
Em um modelo keynesiano simples, para uma economia fechada, em que a tributação não é função da renda e o consumo (C ) é representado pela função C = 200 + 0,8 Yd onde Yd é igual à renda disponível, o valor do multiplicador keynesiano para os gastos públicos é igual a
O estágio I de uma função de produção neoclássica é caracterizado por produto marginal
Constituindo-se em um dos instrumentos básicos em Política de Planejamento Público definidos pela Constituição Federal previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias
Com fundamento nos regimes cambiais de taxa de câmbio fixa e flutuante, analise as afirmativas. I - No regime de taxas de câmbio fixas, o Banco Central compra e vende moedas estrangeiras. II - No regime de taxas de câmbio puramente flutuantes, o Banco Central não compra nem vende moedas estrangeiras. III - No regime de taxas de câmbio fixas, o Banco Central vende, mas não compra moedas estrangeiras. IV - No regime de taxas de câmbio puramente flutuantes, o Banco Central compra, mas não vende moedas estrangeiras. Está correto o que se afirma em
O comportamento de variáveis que representam os “Agregados Econômicos” influencia a dinâmica macroeconômica através de fluxo de “Vazamento” ou fluxo de “Injeção”. Nas variáveis consideradas, marque 1 para o fluxo de “vazamento” e 2 para o de “injeção”. ( ) Investimento ( ) Tributação ( ) Poupança ( ) Gasto do Governo Assinale a sequência correta.
A coluna da esquerda apresenta correntes teóricas com origem na teoria macroeconômica. A coluna da direita, formulações teóricas de políticas econômicas associadas a essas correntes. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Keynesiana 2 - Novo-Clássica 3 - Novo-Keynesiana 4 - Modelos de Ciclos Reais de Negócios ( ) Duas abordagens, a do insider-outsider e a do efficiency-wage, discutem, respectivamente, sobre a rigidez do desemprego e do salário real. ( ) A tese de “preços perfeitamente flexíveis” guarda afinidade com a “dicotomia clássica”, em que as variáveis nominais são excluídas para ajudar a explicar as oscilações econômicas de curto prazo. ( ) Em um horizonte de curto prazo, as políticas de estabilização visam obstruir possíveis influências desestabilizadoras sobre o produto e o emprego. ( ) As flutuações poderiam ser interpretadas como oriundas de choques tecnológicos nos mercados competitivos com preços e salários totalmente flexíveis. Assinale a sequência correta.
A formação de Blocos Econômicos, a exemplo do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), tem na sua criação argumentos indutores da integração econômica, mas o debate teórico também possui argumentos que se opõem categoricamente à essa integração. Acerca desses dois tipos de argumentos, marque 1 para os argumentos com defesa irrestrita da integração comercial e 2 para os que enfatizam as restrições da abertura comercial. ( ) Supõe-se que o consumidor valorize a diversidade de opções, ampliando as possibilidades de consumo. ( ) Existem falhas de mercado, nomeadamente pelo cenário de concorrência imperfeita. ( ) A liberalização do comércio bilateral terá impacto positivo, enquanto ganhos de eficiência e de escala de produção. ( ) Incentivo à “indústria nascente”. Assinale a sequência correta.