A Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP) representa a variação do valor do endividamento do setor público. Os resultados para a economia brasileira são divulgados pelo Banco Central. Com relação à NFSP, avalie as afirmações a seguir.
I. É adotado o critério de competência para determinar a NFSP no conceito primário.
II. Para o cálculo da NFSP, são considerados o Governo Central, Governos Regionais e Empresas Estatais Federais.
III. No conceito nominal de Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP), não são incluídas as despesas de juros nominais dos governos regionais e das empresas estatais.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
O sistema de metas de inflação (inflation target) foi implantado no Brasil em 1999, por Armínio Fraga, então Presidente do BACEN, tendo como referência uma regra de reação do Banco Central para fixar a taxa de juros de curto prazo, conhecida como Regra de Taylor, de forma a agir para ajustar a inflação à meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, segundo o modelo abaixo expresso:
Sendo i a taxa de juros de curto prazo, P a taxa de inflação, y o desvio do PIB em relação a seu potencial, P* a meta de inflação, r' a taxa real de juros considerada conveniente pelo BACEN, u os choques independentes que se anulam a longo prazo e os parâmetros g e h significam, respectivamente a reação do Bacen a desvios do PIB e a velocidade que o Bacen pretende a convergência à meta P*.
Com base no modelo descrito acima, avalie as asserções a seguir e a relação causal proposta entre elas
Acerca dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Um banco comercial fez um acordo com uma empresa para liquidar um empréstimo de $ 100.000,00 vencido há dois meses, e ainda antecipar o pagamento de outro de $ 200.000,00 com três meses a decorrer do seu vencimento. No acordo, a taxa de juros, em regime composto, foi estipulada em 1,5% ao mês para ambos os casos. O valor total do pagamento dos dois empréstimos que a empresa deve fazer junto ao banco na data presente é
A tabela a seguir apresenta o Valor Adicionado da indústria brasileira no período de 1952 a 1961.
Conforme os dados, é possível afirmar que
I. no período de 1952 a 1961, os produtos “não duráveis" cresceram apenas 7,7% frente a um crescimento mais significativo nos outros segmentos, “bens de capital", por exemplo, cresceram 20,3% no período.
II. a indústria de “bens de capital" tende a ser responsável por significativa mudança na estrutura produtiva, pois possui alto Valor Adicionado. Isso explica o crescimento do PIB no período, além da mudança na estrutura.
III. as indústrias de bens de consumo “durável" e “bens de capital" foram responsáveis por uma significativa mudança na estrutura produtiva, a qual foi provocada pelos investimentos em segmentos como Material Elétrico e Metal-Mecânica, por exemplo.
IV. uma das propostas do Plano de Metas foi aumentar o consumo de “bens não duráveis" por meio do crédito e da renda, via aumento na malha de empregos, fruto do crescimento econômico acelerado. Porém, conforme aponta a Tabela 2.2, a participação dos “não duráveis" reduziu, comprometendo tal proposta.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
Em uma curva de renda-consumo,
Um trabalhador de uma determinada empresa, que opera em um mercado de concorrência perfeita, se defronta com as seguintes funções de oferta e demanda:
Q demandada = 50 – 3 P
Q ofertada = 7P
No preço de equilíbrio, a demanda é:
Keynes recomendava que um país, em uma situação de recessão econômica, deveria estimular sua demanda efetiva. Baseados nos pressupostos keynesianos, o que deveria ser feito para fazer com que o Brasil retome sua trajetória de crescimento, dado seu atual processo de recessão econômica?
Uma empresa planeja realizar um investimento de R$200 milhões em uma planta industrial na área de produção de óleos vegetais em Gurupi – TO. Após a elaboração de seu projeto de viabilidade econômica, estimou um saldo no fluxo de caixa anual de R$50 milhões para os próximos 10 anos. Considerando uma taxa mínima de atratividade de 20% ao ano, o empreendimento:
No fluxo de renda de uma economia, a organização do processo de produção que cria bens e serviços é atribuída
O total dos bens e serviços produzidos pelas unidades produtoras residentes do país, destinados ao consumo final, corresponde ao conceito de
Na presença de uma crise interna com deterioração fiscal,
Tendo como referência as informações e o gráfico apresentados, bem como conceitos a eles pertinentes, julgue o item.
A quantidade a ser produzida e vendida no mercado a que se refere o gráfico em questão é igual àquela determinada pelo cruzamento das curvas D e C.
Tendo como referência as informações e o gráfico apresentados, bem como conceitos a eles pertinentes, julgue o item.
Embora seja decrescente no trecho mostrado no gráfico em apreço, C representa a curva de oferta do monopolista.
Tendo em vista os diversos conceitos de elasticidade da demanda e da oferta, julgue o item.
Se a oferta de um bem tiver elasticidade zero em relação ao preço, a demanda determinará unicamente o preço de equilíbrio da transação.
Para um quadro de crise, uma proposição de política econômica keynesiana seria o governo ampliar os gastos públicos como forma de elevar a demanda agregada e recuperar o nível de emprego, ao passo que, para um momento de superaquecimento, a recomendação keynesiana seria reduzir gastos.