Sobre o déficit orçamentário e a dívida pública de um país, é correto afirmar que
Em relação ao tópico de falhas de mercado e o papel do governo, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O risco moral ocorre quando uma das partes em uma transação possui mais informações do que a outra, influenciando negativamente as decisões de alocação de recursos.
( ) A seleção adversa é um problema típico de mercados no qual a qualidade de um bem ou serviço não é observável antes da transação, resultando na saída dos produtos de alta qualidade do mercado.
( ) O financiamento público de bens não excludentes e não rivais, como a defesa nacional, visa corrigir a falha de mercado causada pelo problema do “carona”.
As afirmativas são, respectivamente,
Faz parte das responsabilidades da Comissão de Valores Mobiliários:
O método de avaliação de projetos que considera, exclusivamente, o tempo necessário para obtenção de retorno é conhecido como
No que concerne a eventos econômicos e ambientais que envolvem o Brasil, julgue o item a seguir.
Uma das medidas do atual governo dos EUA que afeta o Brasil é o aumento da tarifa sobre a importação do aço.
Texto 2A3
Em uma economia hipotética, o produto interno bruto a preços de mercado foi mensurado no valor de $ 300, as rendas dos residentes e das firmas domésticas auferidas no exterior foram de $ 40, as rendas obtidas no país pelos não residentes e pelas firmas estrangerias foram de $ 75, a depreciação foi estimada em $ 30, os impostos indiretos totalizaram $ 100, e as transferências indiretas foram de $ 30.
Com base nas contas nacionais mencionadas no texto 2A3, é correto concluir que o valor da renda nacional, na economia em apreço, é igual a
Acerca da eficácia relativa das políticas monetária e fiscal, assinale a opção correta, considerando o modelo IS-LM.
Certa economia é descrita pelo seguinte sistema de equações, no qual: (i) corresponde à função de produção; (ii), à função demanda de trabalho; (iii), à função de investimento; (iv), à função consumo; (v), à equação de consistência macroeconômica; e (vi), ao equilíbrio monetário.

0, em que
é a primeira derivada da função de produção com relação insumo
é a segunda derivada da função de produção com relação ao insumo 
é a derivada do investimento em relação à taxa de juros.
é a derivada do consumo em relação à renda disponível.

Nesse sistema de equações,
é o produto,
é a quantidade de trabalho,
é o estoque de capital,
é o salário nominal,
é o nível geral de preços,
é o investimento,
de Tobin,
é a taxa nominal de juros,
é a taxa de inflação,
é o consumo,
é a tributação autônoma,
são os gastos autônomos do governo,
é a função demanda por moeda e
é o estoque de moeda.
De acordo com o modelo apresentado no texto 3A4, um aumento na oferta monetária nominal (M) provocará, a curto prazo,
Acerca das estruturas de mercado, julgue os próximos itens.
I A elasticidade da demanda do mercado limita o potencial de poder de monopólio da empresa.
II Se existirem muitas empresas no mercado, é provável que uma delas influencie significativamente o preço de mercado.
III Ainda que apenas duas ou três empresas estejam atuando no mercado, nenhuma delas terá possibilidade de elevar o preço com
lucro caso exista uma agressiva concorrência entre elas, com cada empresa procurando capturar a maior fatia possível de mercado.
IV Sabendo-se que o índice de Lerner (L) tem sempre valor entre 0 e 1 e que, para uma empresa perfeitamente competitiva, L = 0, então,
quanto maior for L, maior será o grau de poder de monopólio.
Estão certos apenas os itens
A função de custo de certa empresa produtora de soja no Brasil é dada por

em que x é o consumo de sementes e y é o consumo de tratores, sendo a função de produção de soja da empresa dada por

Com base nessa situação hipotética e considerando que a teoria da firma se baseia na suposição de que as empresas escolhem para os seus processos produtivos os insumos capazes de minimizar o custo de produção, assinale a opção em que é apresentado corretamente o custo mínimo de produção para a referida empresa.
A respeito do produto interno bruto (PIB) e do produto nacional
bruto (PNB), agregados econômicos importantes nas contas
nacionais, assinale a opção correta.
De acordo com o texto constitucional, o estabelecimento das diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, deve ser objeto
De acordo com a função de consumo keynesiana clássica, se a propensão marginal a consumir aumentar,
Uma sociedade empresária domina completamente o mercado de um determinado medicamento essencial, configurando um monopólio. Ao mesmo tempo, um único comprador, o governo, adquire o medicamento para distribuí-lo gratuitamente à população, caracterizando um monopsônio. A relação entre essas duas estruturas de mercado gera tensões e desafios na definição de preço e quantidade.
Com base nesse cenário, avalie as afirmativas a seguir.
I. Em um monopólio, o preço é definido pelo equilíbrio entre a receita marginal da empresa e seu custo marginal, enquanto em um monopsônio, o preço é determinado pelo equilíbrio entre o custo marginal da empresa e o benefício marginal do comprador.
II. A presença simultânea de monopólio e monopsônio reduz a quantidade de equilíbrio em comparação a um mercado competitivo, podendo resultar em preços inferiores aos praticados em monopólios sem compradores únicos.
III. Em situações de negociação entre um monopolista e um monopsônio, o poder de barganha de cada lado determinará o preço final, podendo aproximá-lo tanto do custo marginal do monopolista quanto do benefício marginal do monopsônio.
Está correto o que se afirma em
No modelo IS-LM, as políticas fiscal e monetária têm diferentes impactos dependendo das condições da economia.Sobre os casos-limite do modelo – caso clássico ou armadilha da liquidez – é correto afirmar que