Analise os dados da 21ª Pesquisa CNT de Rodovias, ao que compete aos resultados de Santa Catarina. (Confederação Nacional do Transporte (CNT), 2017):
Aponte V, às afirmativas verdadeiras, e F, às falsas:
( ) As vias estaduais apresentam 92,8% das estradas classificadas como regulares, ruins ou péssimas.
( ) As BRs estão em melhor situação, quando comparadas às estradas estaduais.
( ) 353 km das vias catarinenses são classificadas como ótimas.
( ) A situação é especialmente ruim nas rodovias que cortam o Estado no sentido oeste-litoral, em direção
aos portos – BRs 116, 153, 101 –.
A sequência correta é encontrada em:
Mais carros nas ruas, maior consumo de energia, desmatamento e práticas agrícolas inadequadas. A atividade humana gerou um desequilíbrio que, segundo pesquisas científicas, pode elevar a temperatura média na Terra. Para combater e se adaptar a essas mudanças, o Brasil desenvolve uma série de ações a nível nacional. A principal delas é a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). Leia as assertivas sobre o assunto:
I) A Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) oficializa o compromisso voluntário do Brasil junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de redução de emissões de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% das emissões projetadas até 2020. Ela foi instituída em 2009 pela Lei nº 12.187, buscando garantir que o desenvolvimento econômico e social contribuam para a proteção do sistema climático global.
II) Os objetivos alcançados pela PNMC devem se harmonizar com o desenvolvimento sustentável buscando o crescimento econômico, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais. Para viabilizar o alcance destes objetivos, o texto institui algumas diretrizes, como fomento a práticas que efetivamente reduzam as emissões de gases de efeito estufa e o estímulo a adoção de atividades e tecnologias de baixas emissões desses gases, além de padrões sustentáveis de produção e consumo.
III) O Poder Executivo, seguindo as diretrizes da PNMC, estabelece os Planos setoriais de mitigação e adaptação à mudança do clima para a consolidação de uma economia de baixo consumo de carbono. Os Planos visam a atender metas gradativas de redução de emissões antrópicas quantificáveis e verificáveis, considerando diversos setores, como geração e distribuição de energia elétrica, transporte público urbano, indústria, serviços de saúde e agropecuária, considerando as especificidades de cada setor, inclusive por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e das Ações de Mitigação Nacionalmente Apropriadas (NAMAS).
Assinale a alternativa CORRETA:
Os problemas ambientais do Brasil, aqueles que afetam o meio ambiente, são múltiplos, vastos e de enorme gravidade, prejudicando todos os seus biomas. Por conseguinte, assinale a alternativa CORRETA:
Sabendo que o desemprego é um dos principais problemas que podem ser enfrentados por um país, assinale a alternativa CORRETA:
As atividades econômicas rurais são diversificadas, e dependemos delas tanto quanto da industrialização dos seus frutos para mantermos uma economia balanceada e termos meios de subsistência. Assinale a alternativa que cite algumas dessas atividades.
“É o conjunto de operações, cujos produtos contribuem para os objetivos do programa governamental.". De que se trata esse conceito?
Sobre o município de Osvaldo Cruz em São Paulo, considere as afirmativas abaixo:
I - Em 1944 obteve autonomia político-administrativa, sendo denominado Osvaldo Cruz.
II - Em abril de 1952 ladrões roubam a Igreja Matriz, põe fogo na Sacristia e queimam o presépio, em crime até hoje não desvendado.
III - Os habitantes se chamam osvaldenses-cruz.
Quais as alternativas CORRETAS?
Sobre o desenvolvimento sustentável, pode-se afirmar que:
Com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, deve-se afirmar:
O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960) foi caracterizado pela ênfase nos projetos de desenvolvimento econômico, por meio de ações voltadas para a industrialização e de investimentos em infraestrutura. Essa agenda interna influenciou também a formulação de sua política externa. A respeito da atuação externa do Brasil durante a gestão de Juscelino Kubitschek (JK), julgue o próximo item.
O governo de JK buscou ativamente o apoio norte-americano para o desenvolvimento da América Latina, por meio da Operação Pan-Americana. Seus esforços, porém, encontraram resistências nos Estados Unidos da América e nas instituições financeiras internacionais. A dificuldade em obter acesso a financiamentos externos levou, inclusive, ao rompimento do Brasil com o Fundo Monetário Internacional em 1959.
O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960) foi caracterizado pela ênfase nos projetos de desenvolvimento econômico, por meio de ações voltadas para a industrialização e de investimentos em infraestrutura. Essa agenda interna influenciou também a formulação de sua política externa. A respeito da atuação externa do Brasil durante a gestão de Juscelino Kubitschek (JK), julgue o próximo item.
O governo de JK reatou relações comerciais com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, sem, no entanto, restabelecer as relações diplomáticas em sua plenitude.
A respeito da vida cultural nos séculos XIX e XX, julgue o item.
Os romances históricos oitocentistas de Walter Scott e de Alexandre Herculano valorizam o legado político do absolutismo e criticam a idealização do passado medieval europeu, comum em outros autores da época.
Leia a seguinte análise sobre uma atual situação política internacional e assinale a alternativa que indica o desafio a que o texto se refere.
Em relação aos conceitos da ciência ecológica, considere a definição a seguir e assinale a alternativa que lhe diz respeito.
“É o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento das necessidades básicas dos organismos, que são a nutrição, a proteção e a reprodução das espécies".
O modo de pensar resulta da sociedade hierarquizada, que separa o trabalho humano em atividades intelectuais e manuais, valorizando as primeiras em detrimento das últimas. Nas tribos não existe ainda a separação entre o pensar e o agir. O contato do homem com a natureza, com outros homens e consigo mesmo é intermediado pelos símbolos, isto é, signos – arbitrários e convencionais –, por meio dos quais o homem representa o mundo. O conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar recebe o nome de: