Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 16 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Relacione os tipos de abordagem formal usados mais frequentemente pela propaganda, listados a seguir, às suas respectivas características.

1- Slice of life

2- Antropomorfia

3- All-type

4- Testemunhal

5- Epopeia

( ) transforma coisas e conceitos em figuras humanas ou de animais para que “falem" e expressem características e emoções de modo mais evidente.

( ) conta uma história de forma dramática reforçando seu sentido de luta e conquista, conferindo-lhe um sentido épico.

( ) utiliza apenas texto, geralmente decorrente de um título e sem imagens complementares.

( ) usa personalidades ou autoridades para reforçar características positivas com base em sua experiência como produto ou serviço.

( ) apresenta consumidores típicos ou idealizados em situações cotidianas nas quais dramatizem algum uso ou benefício do que está sendo anunciado.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Um profissional de atendimento de uma agência de propaganda costuma receber de seus clientes diversas páginas de informações sobre os produtos e serviços, para realizar campanhas de viés comercial. Ao se reunir, pela primeira vez, com o responsável pela Comunicação Institucional de um banco público, recebe apenas uma folha com informações já direcionadas sobre o conteúdo publicitário da campanha.

Esse processo está:

A existência de um título, dentro de um anúncio publicitário, cumpre inúmeras funções, tais como chamar a atenção para o que está sendo divulgado. Além disso, espera-se que

Na criação e produção de um projeto gráfico, a escolha da letra tem um papel fundamental e constitui um dos fatos primordiais na comunicação da peça. Assim, entre os vários tipos de letra, tem-se a cursiva, considerada como uma das mais bonitas, pois seus desenhos têm liberdade de traço. No entanto, apresentam um problema de legibilidade porque são

O CONAR – Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária – é uma organização não governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial. O CONAR normatiza:

1.propaganda político-partidária.

2.publicidade de causas sociais e entidades sem fins lucrativos.

3.merchandising.

4.relações públicas.

Assinale a alternativa correta.

Segundo o Código de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), considere as seguintes afirmativas:

1.O anúncio abrigará apenas depoimentos personalizados e genuínos, ligados a experiência passada ou presente de quem presta o depoimento.

2.O Código veta o uso de propaganda subliminar, por não se tratar de técnica comprovada.

3.Os anúncios para crianças devem utilizar formato jornalístico, a fim de dar credibilidade aos pais ou responsáveis.

Assinale a alternativa correta.

No Brasil, o Estado tem se caracterizado como um dos maiores clientes do mercado publicitário. No que diz respeito à utilização da publicidade pelos órgãos públicos, é correto afirmar que seu uso:

1.informa o cidadão de seus direitos, muitas vezes pouco evidenciados pela legislação.

2.altera positivamente comportamentos sociais, como as campanhas de saúde pública.

3.melhora o conhecimento de serviços públicos, pois muitos cidadãos desconhecem o que tais entidades podem oferecer.

4.promove pessoas em cargos públicos, inclusive visando propósitos eleitorais.

Assinale a alternativa correta.

Pela ótica publicitária, Roberto Menna Barreto (1982) diz que “criatividade é sinônimo de solução de problema" e “criatividade em propaganda é o que persuade contingentes humanos – público, mercado – sobre os valores de um produto, um serviço, ou meramente um ponto de vista". São considerados potencializadores do processo criativo:

1.Ler todos os dias dois jornais, uma revista, escutar música e assistir pouca televisão.

2.Ir ao cinema pelo menos uma vez por semana.

3.Ler no mínimo 20 livros previamente selecionados, sendo apenas um sobre propaganda.

4.Ter hobbies e outros interesses.

Assinale a alternativa correta.

Marketing e Publicidade são áreas interdependentes nas organizações. Sobre essa relação, considere as seguintes afirmativas:

1.Ambos contribuem para criar valor e gerar lucro para a organização.

2.O marketing faz uso de estratégias de comunicação para criar necessidades de mercado.

3.A publicidade faz uso de uma comunicação dirigida em nível interno e externo, objetivando informar, persuadir e lembrar.

4.A publicidade está inserida no composto de marketing.

Assinale a alternativa correta.

Segundo o CONAR, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:

( ) A classificação indicativa das campanhas publicitárias por faixa etária e horário é feita pelo CONAR.

( ) A palavra consumidor refere-se ao público-alvo do anúncio.

( ) O CONAR propõe a divisão da responsabilidade sobre o anúncio entre agência de publicidade, anunciante e veículo de divulgação.

( ) O CONAR trata como anúncio a publicidade realizada em espaço ou tempo pagos pelo anunciante.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Segundo Mena Barreto (2004), “criatividade editorial é a solução do problema de persuasão por meio de frases, textos – palavras”. Nesse sentido, o autor sugere algumas premissas para um bom texto publicitário. São estratégias eficientes em um anúncio:

No que diz respeito à natureza da propaganda, ela pode ser dividida em vários tipos. Um deles é a propaganda institucional (ou corporativa), que tem, entre seus propósitos específicos, o objetivo de:

Com base nas disposições do CONAR, considere as seguintes afirmativas:

1.Os infratores das normas estarão sujeitos à proibição de veiculação de seus anúncios.

2.O Código veta o uso de gírias e expressões estrangeiras.

3.O Código veta o uso de qualquer espécie de superstição.

4.O uso de modelos como objetos sexuais na publicidade de bebidas alcoólicas é alvo de restrição no Código.

Com relação aos preceitos básicos que definem a ética publicitária, assinale a alternativa correta.

Na gestão da comunicação, existe uma série de instrumentos importantes para alcançar objetivos predeterminados. Um deles é estratégico e tem por objetivo alcançar uma meta definida a partir da integração de ações em um prazo previamente determinado e com um objetivo claramente definido. Trata-se de:

Mais recentemente, um estudo sobre o comportamento da dona de casa brasileira de classe média encontrou na maioria das

casas visitadas a seguinte situação:

A mulher entrevistada declarava enfaticamente que comprava as coisas para seu lar pela qualidade, em primeiro lugar, pela

confiança que tinha no fabricante, em segundo, e pelo preço, em terceiro, sem que a propaganda tivesse uma participação maior

em sua decisão do que (onde, quando e como) comprar.

Em seguida, pedia-se para que a dona de casa mostrasse sua casa, os eletrodomésticos existentes e os produtos de consumo

estocados ou em uso.

Pois bem, quase todas as mulheres que tinham se declarado pouco influenciáveis pela propaganda haviam comprado grande

parte daquilo que possuíam em casa por razões essencialmente idênticas às difundidas pelas campanhas publicitárias então

veiculadas, dos diversos produtos e utilidades domésticas.

E pode-se ter certeza de que isso foi muito mais do que apenas mera coincidência.

(SAMPAIO, Rafael: Propaganda: Arte, Ciência ou Técnica? In: Propaganda de A a Z. São Paulo: Campus, 2003. p. 24)

Uma campanha pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso de um produto, uma organização, ser inútil ou gerar malefícios.

Diante da sua capacidade de persuasão, a propaganda deve ser usada

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282