Considere a seguinte hipótese:
O Presidente da Câmara solicitou à Assessoria de Comunicação e Cerimonial a organização de um evento que não fosse tão formal e possibilitasse um debate sobre a privatização de uma empresa municipal. Sugeriu que houvesse a maior interação possível entre os debatedores e a plateia, que não deveria ter limitação do número de participantes. Ele se ofereceu para ser o coordenador do evento para levantar o tema e incentivar o público a participar das discussões.
A Assessoria cumpriu corretamente o pedido do Presidente organizando um
A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.
Uma comunicação interna para divulgação de processos políticos decisórios é uma comunicação pública.
A notícia publicada por um veículo jornalístico da grande imprensa apresenta como características o ineditismo e a proximidade com o leitor.
Ao planejar a estratégia editorial de um house organ, a assessoria de comunicação de um órgão público, em relação a essas duas características, deve levar em conta:
Ao se analisar o desenvolvimento de house organs no Brasil, seja em instituições públicas ou privadas, o maior desafio, historicamente, para os responsáveis pela publicação está no(a):
Sobre o conceito de comunicação interna, considere as seguintes afirmativas:
1.O conjunto de instrumentos de comunicação interna inclui os eventos de confraternização, a comunicação face a face, a intranet, o rádio-empresa e o house organ.
2.A comunicação interna pode ser avaliada por meio de pesquisas e indicadores, dada a interdependência entre suas ações e as de outras áreas usuárias de suas ferramentas.
3.No monitoramento do ambiente interno de uma organização realizado mediante a análise SWOT, são avaliadas as oportunidades e forças de uma ideia, de um projeto ou de um produto.
Assinale a alternativa correta.
A comunicação interna é um dos grandes desafios de todas as organizações. A respeito do processo de comunicação interna, considere as seguintes afirmativas:
1.Não se restringe à comunicação descendente, incluindo a comunicação horizontal e a comunicação ascendente.
2.Comunicação descendente é a característica principal do fluxo democrático de informações de uma empresa.
3.Tem por objetivo promover o equilíbrio do clima interno por meio de análise e monitoração do ambiente.
Assinale a alternativa correta.
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
Stakeholders é o termo utilizado para definir o público interno de uma organização: empregados, servidores, gerentes e diretores.
Com relação a imagem e identidade institucionais, julgue os itens seguintes.
Identidade institucional é a forma como os públicos de
interesse percebem uma referida instituição, empresa ou
corporação.
Com relação a imagem e identidade institucionais, julgue os itens seguintes.
Imagem institucional é a forma como uma instituição quer
ser percebida por seus públicos de interesse, de modo
a representar toda sua essência, ou seja, aquilo que ela
realmente é.
No que se refere à comunicação nas organizações, julgue os itens subsequentes.
A qualidade da comunicação interna depende, entre outros
fatores, da abertura e disponibilização de informações por
parte da diretoria, tendo-se a verdade como princípio
norteador.
O house-organ é uma das publicações internas das empresas
ou instituições. Segundo Gaudêncio Torquato:
A publicação interna é o único veículo de comunicação
que traz mensagens cujas fontes podem ser os próprios
funcionários. Mensagens que interessam também às famí-
lias. Lendo a publicação, o trabalhador pode formar um
estado psicológico favorável ao bom desempenho de suas
atividades operacionais. E a empresa tem em mãos um
instrumento para estímulo funcional, transformando-o no
porta-voz de benefícios, promoções, serviços sociais e no
melhor meio para o estreitamento das relações humanas.
(Tratado de comunicação organizacional e política. São
Paulo: Pioneira Thomson Learning)
Segundo Torquato, a publicação interna deve aproveitar
diferentes conteúdos e vários tipos de matérias. Aquelas
que tratam de regulamentos, normas, avisos, portarias são
consideradas matérias
No que se refere à comunicação nas organizações, julgue os itens subsequentes.
A realização de levantamento de dados é importante para o
planejamento do trabalho de comunicação dentro de uma
empresa, afinal, por meio de instrumentos como a pesquisa
bibliográfica, pode-se estabelecer um diagnóstico inicial.
No que se refere à comunicação nas organizações, julgue os itens subsequentes.
A empresa pode se utilizar de inúmeros instrumentos, entre
eles o house organ, comumente chamado de jornal da empresa,
para divulgar para seu público interno informações sobre a
organização.
Considerando que, em uma determinada organização, a área de comunicação tenha decidido investigar a percepção dos empregados sobre as recentes mudanças nas políticas administrativas de forma a subsidiar o planejamento. A partir da experiência da equipe com jornalismo e em pesquisa, a área de comunicação optou pelo uso da técnica de entrevista em profundidade para obter as informações necessárias. A respeito desta situação, avalie os itens a seguir e assinale a opção
correta.