Um banco detectou, através de uma pesquisa de opinião, que é necessário implementar uma política de comunicação de mão dupla.
Para isso, deve implantar a seguinte ferramenta de comunicação:
Um órgão público precisa lançar uma campanha institucional voltada para um público formador de opinião, de nível superior. De modo geral, o meio mais adequado para atingir esse público é o(a):
No que se refere a relações públicas e comunicação organizacional, julgue o item subsequente.
No processo de comunicação dentro das organizações, o fluxo comunicativo transversal permite uma ligação direta do processo de informações da cúpula diretiva da empresa com os funcionários do nível operacional, o que causa quebra do fluxo hierárquico vertical, o qual exige passagem do fluxo comunicativo pelo gestor intermediário.
Um evento com risco de dano consistente à imagem institucional de uma empresa pública veio à tona. De acordo com os manuais de gerenciamento de crise, é necessário tomar a dianteira e abastecer a mídia com informações, a fim de evitar boatos, bem como atuar com transparência e agilidade. A área de Comunicação Organizacional Integrada avaliou que é importante convocar para as próximas horas uma coletiva de imprensa. Normalmente, o presidente da empresa pública atua como porta-voz. Contudo, por motivo de saúde, ele está impossibilitado de comparecer à coletiva. Também não há tempo hábil para qualquer media training.
Nesse caso, a tarefa de participar da coletiva e preservar a imagem institucional deve ser delegada:
O responsável pela comunicação de uma instituição financeira detectou que os diretores da instituição, que são constantemente entrevistados por diversos veículos, utilizam uma linguagem demasiadamente técnica.
A melhor forma de corrigir esse problema, mantendo o bom relacionamento com os jornalistas e o público, é:
Um banco pretende veicular uma comunicação para um público bastante amplo e disperso, com diversos níveis de instrução.
As ferramentas de comunicação mais adequadas para atingir esse público são:
A comunicação institucional, como elemento da comunicação empresarial integrada, abrange
A direção de uma instituição pública precisa divulgar com urgência uma informação relevante para a população. O momento demanda que essa informação seja confiável e crível para o público, mesmo que a assessoria da instituição perca parcialmente o controle sobre o que será divulgado.
A ferramenta de comunicação mais adequada para o caso é(são):
No que diz respeito à comunicação institucional, considere os seguintes itens:
1.Característica internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.
2.Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição.
3.Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre a instituição no decorrer do tempo.
Os itens 1, 2 e 3 são, respectivamente, definidos como:
Acerca de comunicação institucional e relações públicas, julgue os
itens subsequentes.
O sistema de comunicação formal de uma empresa surge das
relações sociais entre os empregados e ocorre em razão da
necessidade deles de adquirir, de modo mais rápido,
informações a respeito da organização.
Acerca de comunicação institucional e relações públicas, julgue os
itens subsequentes.
No exercício da função política, os profissionais que atuam em
relações públicas administram, por meio da comunicação, os
conflitos externos e internos resultantes do comportamento de
determinados públicos ou decorrentes de certas decisões
tomadas pelas organizações.
Acerca da imagem institucional, do planejamento de campanha
e da divulgação de informações no ambiente organizacional, julgue
os próximos itens.
A qualificação e quantificação de objetivos organizacionais, os recursos envolvidos e a disposição de tempo são etapas fundamentais que antecedem o planejamento de uma campanha.
Acerca da imagem institucional, do planejamento de campanha
e da divulgação de informações no ambiente organizacional, julgue
os próximos itens.
A missão e a visão da organização, sua capacidade de inovação e seus talentos humanos fazem parte da identidade institucional da organização.
No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de
instituições ou empresas, julgue os itens subsequentes.
Como parte do capital intangível de uma empresa, a reputação é reflexo de ações, atitudes e decisões tomadas, sendo, por isso, necessário aos líderes da empresa empenhar-se para torná-la consistente, uma vez que disso depende a imagem institucional.
Atualmente, não é mais possível reduzir o
conceito de comunicação à mera transmissão de
mensagens: ela é mais do que isso. A comunicação
é entendida hoje como a constituição de um
ambiente comum entre duas ou mais partes, as
quais participam dele conjuntamente, fornecendo
e extraindo informações. Com tantas mudanças na
sociedade, o desenvolvimento da comunicação se
tornou essencial não somente para os indivíduos,
mas também para as empresas e para todo o mundo
corporativo. A este respeito, analise as afirmações
abaixo e assinale a opção correta.
I. No mundo corporativo, comunicação é importante
para obter excelência e conquistar uma maior
eficácia na tecnologia empresarial.
II. As empresas precisam consumir informações
dos consumidores e do mercado para poderem se
ajustar.